3 dicas de como fazer cobrança no crediário sem saber cobrar

Qualquer pessoa que trabalha diretamente com compra e venda sabe que a parte da cobrança é realmente desafiadora. E a cobrança no crediário pode ser ainda mais difícil se você ainda não tem experiência ou não domina este método de pagamento.

Portanto, se você começou a vender no crediário a pouco tempo, mas ainda não se habituou totalmente com esse modelo de vendas e cobrança, este artigo é pra você.

Aqui no Meu Crediário recebemos muitas dúvidas de quem está começando com crediário na tentativa de fazer uma boa cobrança. Sendo assim, vamos explicar quais são as melhores técnicas, partindo do ponto que você já sabe trabalhar bem com análise de crédito. Afinal, não adianta cobrar clientes se você não sabe vender.

Vamos lá? Acompanhe a leitura completa e prepare seus materiais para anotações!

COMO FAZER COBRANÇA NO CREDIÁRIO?

1. TENHA CONSTÂNCIA NAS COBRANÇAS:

Você precisa estar ciente de que, cobrar o cliente com datas específicas traz muito resultado. Por exemplo: cobrar todos que hoje estão com 5, 15 ou 25 dias de atraso.

2. NUNCA DEIXE O VENDEDOR COBRAR:

Vendedor foi feito para vender. Deixe ele focado na venda e busque sempre utilizar pessoas boas para vender e criar estratégias para aumentar as vendas. Sendo assim, não faça com que o vendedor, que criou todo um relacionamento com o consumidor, afete este relacionamento por conta de um atraso que pode ser resolvido de maneira amigável por outra pessoa.

O ideal é o vendedor “não saber” dessas cobranças. Como diz o velho ditado: cada macaco no seu galho.

Trabalhar com crediário em uma rede de lojas pode ser um verdadeiro desafio para a gestão! Por isso reunimos neste e-book uma série de dicas exclusivas para você lojista que tem mais de um ponto de venda. Baixe o material no link abaixo!

3. LIGAÇÃO E HORÁRIO É COISA DO PASSADO:

Você pode até colocar esforço na cobrança via telefone e ter algum sucesso, mas, sem dúvida, esse sucesso é muito pequeno se comparado ao SMS, WhatsApp e plataformas de autoatendimento.

Aqui no Meu Crediário fazemos a cobrança via SMS e, em breve, migraremos para o WhatsApp de forma totalmente automatizada. Sabemos que o cliente deixa para responder as mensagens quando é mais conveniente para ele e isso é muito importante de levar em consideração.

Temos pessoas que fazem acordos durante a madrugada e também pagamento via pix nesse mesmo horário. Ou seja, muitas pessoas deixam para resolver as pendências da vida no tempo livre e você não tem como manter uma pessoa grudada no WhatsApp para resolver este tipo de problema. Então, deixe a tecnologia fazer isso por você.

DICAS EXTRAS:

  • Contrate um sistema específico para fazer a sua cobrança: Além de ser mais barato, mais confiável e seguro para o seu negócio, ter auxílio de uma empresa focada em fazer este tipo de serviço evitará algumas dores de cabeça que podem vir no futuro.
  • Além disso, empresas como o Meu Crediário, tem como objetivo aumentar a competitividade da sua loja, gerando os melhores resultados do mercado para você. Nosso objetivo é contribuir para a felicidade do cliente e também do vendedor da loja. 
  • Mantenha registros precisos: mantenha um registro preciso e atualizado de todas as transações de crediário e pagamentos. Isso ajudará a evitar erros e equívocos na hora da cobrança.
  • Comunique-se claramente: certifique-se de que todas as informações sobre pagamentos e datas de vencimento sejam transmitidas de forma clara e precisa aos seus clientes.

Torcemos que todos esses pontos sejam úteis para que você domine qualquer tipo de necessidade com o crediário. Seguindo essas dicas, a tendência é que você obtenha cada vez mais sucesso e tenha cada vez menos dores de cabeça relacionadas à cobrança.

Gostou de saber mais sobre isso? Entre em contato com nossa equipe de especialistas e descubra como o Meu Crediário pode transformar os seus negócios.

Esperamos ter te ajudado com o conteúdo. Um abraço, boas vendas e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos completos sobre gestão de crediário, análise de crédito e mais.

Form Submission
Ao enviar meus dados, eu concordo em receber comunicações conforme a política de privacidade.

Siga o Meu Crediário nas redes sociais

Você vai se interessar também

como fidelizar clientes

Como fidelizar clientes na minha loja?

Fidelizar clientes é um dos grandes desafios e, ao mesmo tempo, uma das maiores oportunidades para donos de lojas que desejam prosperar a longo prazo.