como calcular o ticket médio

Como calcular o ticket médio em lojas de varejo?

Quer saber como calcular o ticket médio em lojas de varejo? Confira o artigo completo e entenda a importância de saber como fazer este cálculo no seu negócio.


ticket médio é um indicador financeiro importante para as lojas de varejo, pois mede o valor médio que cada cliente gasta em uma compra.

O cálculo do ticket médio é uma forma eficaz de medir o desempenho financeiro de uma loja e, com isso, entender de uma vez por todas qual o comportamento de compra dos clientes.

Entretanto, apesar de ser um termo constantemente utilizado nos negócios, muitos lojistas e empreendedores ainda sentem dificuldade para fazer esse cálculo correto.

Pensando nisso, nós do Meu Crediário preparamos um material completo para ajudar.

O QUE É TICKET MÉDIO?

Ticket médio é um indicador financeiro que representa o valor médio gasto pelos clientes em uma determinada transação de compra.

Ele é calculado dividindo-se o faturamento total pelo número de vendas realizadas durante um período de tempo específico.

O ticket médio é considerado um importante indicador para as empresas, pois permite avaliar o desempenho das vendas e identificar oportunidades de aumentar o faturamento e a lucratividade.

Um ponto importante a se saber é que é comum que as empresas adotem estratégias para aumentar o ticket médio, como oferecer descontos em compras de maior valor ou sugestões de produtos complementares.

AS VARIÁVEIS DO TICKET MÉDIO:

Apesar de parecer fácil, é fundamental entender que, dependendo do ramo do seu negócio, esse cálculo pode mudar.

Por exemplo: nas lojas de calçados e vestuário,  os valores giram em torno de R$180 a R$250 aproximadamente.

Já no segmento ótico, esse valor sobe um pouquinho, ficando em torno de R$800 a R$1.000. E nos negócios de móveis e eletrodomésticos o ticket médio pode girar em torno de 1.500.

Aqui no Meu Crediário nós acompanhamos o ticket médio das nossas lojas de perto e, por isso, conseguimos identificar que essa é a média de cada mercado do varejo.

? Dica bônus: Você sabia que oferecer vendas parceladas pode fidelizar seus clientes, trazer recorrência de compra e assim aumentar mais as vendas da sua loja de varejo? Se quer saber mais sobre como ter crediário seguro, baixe nosso e-book grátis!

COMO CALCULAR O TICKET MÉDIO?

Para saber como calcular o ticket médio, você irá pegar todo o valor vendido em um determinado período e dividir pela quantidade de vendas, simplesmente tirando a média desses valores.

Então, se você vendeu R$1.000 e a quantidade de vendas foi de 10 produtos, você deve dividir 1.000 por 10, resultando assim em um ticket médio total de R$100 reais.

Bem simples, não é mesmo? Mas, então, por que você precisa saber disso?

Porque essa informação é muito importante!

Afinal, além de te ajudar a identificar quem é o seu público-alvo e o que eles estão procurando em sua loja de varejo, o ticket médio te permite saber quais são as melhores estratégias para melhorar as suas vendas.

E o crediário pode te ajudar com isso, sabia?

No nosso canal do Youtube, lançamos uma série de vídeos com dicas de como calcular o ticket médio da sua loja.

TICKET MÉDIO NAS VENDAS À PRAZO:

Você sabia que geralmente as vendas à prazo possuem ticket médio maior do que as vendas à vista? É isso mesmo. As vendas à prazo podem ser suas aliadas nisso.

Portanto, uma ótima dica para aumentar o seu ticket médio é encorajar os seus clientes a comprar parcelado.

O primeiro motivo disso é porque, normalmente, quem compra à vista costuma pedir mais descontos.

Já o segundo motivo é que, de modo geral, quem compra a prazo tem uma tendência de comprar mais, o que é ótimo para as suas vendas e para aumentar o valor do seu ticket médio.

Mas preste atenção!


Para reduzir a inadimplência, você precisa saber para quem pode vender mais de forma parcelada. É aí que o sistema de pagamento através do crediário pode ajudar.

TICKET MÉDIO E VENDAS NO CREDIÁRIO:

O crediário é um excelente aliado para compreender quem pode ter acesso aos melhores parcelamentos e quem pode representar mais risco para o seu negócio.

Isso porque no crediário existe a análise de crédito. E a boa notícia é que quem utiliza o Meu Crediário tem acesso a todas essas análises de crédito em tempo real.

Nós disponibilizamos acesso aos nossos clientes de um gráfico prontinho com todas essas informações para que eles possam comparar o valor do ticket médio dos últimos 12 meses.

Além disso, disponibilizamos consultorias para que nossos clientes consigam compreender todas essas informações de forma clara e rápida.

Dessa forma, você tem mais segurança e qualidade nas suas análises de vendas.

CONCLUSÃO:

O ticket médio é um indicador fundamental para o sucesso de um negócio no varejo, pois permite avaliar o valor agregado das vendas realizadas.

Através do acompanhamento constante do ticket médio, as empresas podem identificar oportunidades de melhorias em suas estratégias de vendas e ampliar a sua rentabilidade.

Sendo assim, é importante que as empresas busquem entender os fatores que influenciam o ticket médio e trabalhem para aumentá-lo, seja por meio da oferta de produtos complementares ou da melhoria na experiência do cliente com a ajuda do crediário.

Tudo isso lembrando sempre que o ticket médio pode ser utilizado como uma métrica importante na gestão do varejo e no planejamento de estratégias de crescimento e expansão do negócio.


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