Em minhas visitas às lojas que utilizam o sistema Meu Crediário, tenho conversado com muitos empresários a respeito do que eles podem fazer para aproveitar ao máximo o potencial da nossa ferramenta. Nessas conversas já ouvi a mesma dúvida de diferentes lojistas, a maior parte deles usuários dos serviços da CDL ou da Associação Comercial local: o que fazer quando um cliente negativado não aparece na consulta da minha cidade?
Essa dúvida é muito comum e precisamos entender o que está acontecendo, já que existem algumas variáveis que devem ser consideradas nesse caso.
Não é nada complicado. Só requer um pouco de atenção.
Vem comigo que eu te explico!
Bases de negativação e sopa de letrinhas
No Brasil existem três grandes bancos de dados para consulta e proteção ao crédito , todos com abrangência em todo o território nacional:
- SPC (SPC Brasil) : Sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas, mais conhecido como CDLs
- SCPC (Boa Vista Serviços): Uma parceria entre a Associação Comercial de São Paulo, Associação Comercial do Paraná, CDL de Porto Alegre e TMG Capital.
- Serasa (Serasa Experian): Criada em 1968 por iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Agora que já conhecemos os três, precisamos entender qual dessas bases a sua cidade consulta.
Fique atento, pois alguns municípios utilizam duas ou até mesmo as três bases. Quando isso acontece, algumas lojas acabam negativando clientes no SPC, outras no SCPC e outras ainda na Serasa, o que torna a base de negativados daquela região um verdadeiro caos!
Assista esse vídeo e entenda a diferença entre os birôs de crédito!
Em qual base o Meu Crediário negativa o cliente?
No sistema Meu Crediário utilizamos duas bases de negativação: SPC Brasil e SCPC (Boa Vista Serviços).
O lojista pode escolher em qual delas deseja fazer a negativação. Caso tenha alguma dificuldade para optar, estamos prontos para ajudá-lo no processo.
Onde são feitas essas negativações?
Independente do Estado onde sua loja está, nós negativamos todos os CPFs em São Paulo, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul.
Para o SPC Brasil negativamos em Santa Catarina.
Para o SCPC (Boa Viista), em São Paulo ou no Rio Grande do Sul.
O que acontece depois que o com cliente negativado?
O sistema Meu Crediário envia essa informação para o órgão de proteção ao crédito selecionado e este é responsável por distribuir a informação para todo o Brasil.
Ou seja, independente de onde é feita a negativação, a informação sobre este cliente será compartilhada com todos os Estados no mesmo sistema.
Veja esses dois exemplos:
- Se o cliente foi negativado no SCPC, todas as lojas no país que utilizam o sistema do SCPC terão acesso a essa informação.
- Se ele foi negativado em Santa Catarina (SPC Brasil) e a CDL do Acre (também usuária do SPC Brasil) consultar o CPF do cliente, vai constar o registro.
OK. Mas meu cliente negativo não aparece na consulta da minha cidade!
Se isso acontecer, a primeira coisa que você precisa verificar com atenção é se a sua loja realmente está consultando a mesma base que o Meu Crediário usa para negativar.
Se você negativar um cliente no SPC Brasil, por exemplo, esta informação irá aparecer somente se o serviço local que você utilizar tiver acesso à mesma base. O SPC Brasil não “conversa” com o SCPC e vice-versa.
Agora preste atenção, pois o segundo ponto que você precisa verificar é muito importante .
Existem dois tipos de consulta: estadual e nacional.
A consulta estadual está em desuso, mas algumas associações e CDLs ainda utilizam. Portanto, se você quiser consultar os clientes negativados pelo Meu Crediário fora dos Estados onde fizemos as negativações é preciso utilizar a consulta nacional .
Um exemplo:
Se a sua loja estiver na Bahia ou no Mato Grosso e for consultar na CDL local (via SPC Brasil) um cliente que foi negativado aqui em Santa Catarina, ele só vai aparecer se você utilizar a consulta nacional.
Então, além de outros cuidados para negativar devedores, é muito importante utilizar sempre a consulta nacional, pois as grandes empresas costumam usar banco de dados de São Paulo para negativar os clientes devedores.
E como o Meu Crediário resolve isso?
Toda vez que você utiliza uma DCI (Decisão de Crediário Inteligente), o Meu Crediário busca informações em dois órgãos de proteção ao crédito para ter uma assertividade maior na análise e concessão de crédito para aquele consumidor.
Em resumo:
Se você está com alguma dificuldade de ver o cliente negativado quando usa os serviços da CDL ou da Associação Comercial da sua cidade, preste muita atenção a estes pontos:
- Você está consultando o banco de dados correto?
- Você está utilizando uma consulta em nível nacional?
Se sua resposta for sim para as duas perguntas, verifique com a empresa prestadora de serviço qual é o código da consulta utilizado e entre em contato com a nossa equipe.