risco do crediário

4 dicas para fazer uma venda de baixo risco no crediário próprio

O crediário próprio surge como uma abordagem poderosa para fidelizar o consumidor, proporcionando a ele a facilidade de comprar no carnê e a versatilidade nas formas de pagamento. Para o cliente, as vantagens são muitas, incluindo a possibilidade de adquirir produtos que de outra forma não poderiam ser comprados. Para o lojista, adotar o crediário loja representa uma estratégia eficiente para manter clientes e aumentar as vendas.

No entanto, administrar o crediário próprio exige prudência, já que é uma tarefa de grande responsabilidade que requer um gerenciamento atento. Pensando nisso, desenvolvemos quatro dicas cruciais para efetuar vendas seguras e evitar o risco no crediário. Ações como treinamentos apropriados e um serviço de atendimento ao cliente de alto padrão.

Siga conosco para explorar essas práticas valiosas!

1. Ter um bom sistema de cadastro

Ter um sistema de cadastro de clientes eficiente é essencial para diminuir o risco no crediário, pois a coleta e análise de dados desempenham um papel chave na interação, fidelização e acompanhamento das compras e pagamentos dos clientes nas lojas. Os benefícios de um cadastro sempre atualizado incluem uma experiência de atendimento ao cliente mais personalizada e ágil

  • Avisar os clientes por e-mail ou SMS sobre as novidades da sua empresa.
  • Oferecer produtos e serviços complementares.
  • Realizar um pós-venda efetivo é fundamental, o que envolve verificar se o cliente está contente com o produto ou serviço adquirido através do crediário próprio. Assegura-se, assim, um atendimento ao cliente que se sobressai pelo zelo e dedicação.
  • Informar os clientes sobre as parcelas do crediário próprio que estão prestes a vencer ou que já excederam o prazo estipulado. Assim, é possível promover uma administração de parcelas eficiente e clara.
  • Realizar estratégias de marketing

Assim, um cadastro de clientes bem organizado é uma ferramenta duplamente benéfica, pois facilita o monitoramento do histórico de pagamentos. Além disso, aumenta a chance de fidelizar o cliente com um atendimento ao cliente personalizado e ao oferecer as últimas novidades.

2. Fazer análise de crédito

A análise de crédito, trata-se da análise da viabilidade de conceder vendas a prazo a um cliente específico. Por meio dessa avaliação, as financeiras para lojistas examinam a veracidade das informações do consumidor e sua capacidade financeira para honrar seus compromissos, assegurando a proteção tanto das empresas quanto dos consumidores. O estudo da possibilidade de se fazer uma venda no crediário para determinado cliente. Por meio dela, a instituição financeira avalia a veracidade das informações que são concedidas pelo consumidor e, também, se há condições de que o mesmo possa honrar os seus compromissos financeiros. Como se pode observar, ela é fundamental para garantir a segurança das empresas e dos consumidores.

A análise de crédito é vital para o sucesso do crediário próprio, minimizando riscos associados a juros e taxa de juros em operações financeiras e maximizando os resultados. Além disso, a opção de vender a prazo com crediário próprio satisfaz uma demanda do mercado, assegurando que o capital investido gere lucros adicionais, um diferencial que torna essa modalidade de venda particularmente atrativa.

Para uma análise de crédito eficaz, é crucial a associação como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou como a Serasa Experian. Ambos são parceiros estratégicos indispensáveis para o crediário próprio, desempenhando um papel chave na minimização de prejuízos e na maximização de lucros para lojistas.

3. Ter uma boa estratégia de cobrança

Estar preparado para lidar com atrasos ou inadimplência é essencial no crediário próprio, exigindo uma estratégia de cobrança eficaz que minimize impactos financeiros e incorpore juros de maneira justa para compensar atrasos, preservando assim a saúde financeira da empresa e ao mesmo tempo retenha o cliente. Quando se faz necessário efetuar a cobrança no crediário próprio, o ideal é começar com mensagens amigáveis, uma abordagem recomendada para um excelente atendimento ao cliente, que delicadamente lembra o consumidor sobre o não pagamento das parcelas. 

No crediário próprio, utilizar ferramentas que enviam lembretes de cobrança via SMS prova ser uma tática eficiente, e na ausência de resposta, a próxima etapa é a ligação. Nesse momento, é fundamental manter um atendimento ao cliente que seja educado, profissional e firme, visando negociar um acordo para a regularização da dívida.

Assista esse vídeo e descubra o melhor método de cobrança para sua operação!

4. Oferecer benefícios ao cliente

Uma estratégia eficaz para assegurar a pontualidade dos pagamentos no crediário próprio é oferecer descontos para clientes que liquidarem o boleto antecipadamente na loja. Essa tática não apenas promove o pagamento dentro do prazo ou antes, mas também incentiva visitas ao estabelecimento, potencializando vendas adicionais e um parcelamento mais eficiente.

Para prevenira inadimplência no crediário próprio, manter o cadastro de clientes sempre atualizado é uma das práticas mais eficazes. Essa é uma dica valiosa para lojas que buscam manter um controle financeiro rigoroso e uma gestão de risco no crediário mais eficiente.

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