Como captar novos clientes para sua loja: 5 dicas matadoras

Manter um público fiel, formado por pessoas que compram na sua loja há anos, é sem dúvida um grande diferencial para o lojista.

Mas se você realmente deseja crescer no varejo, deve ir além dos compradores tradicionais. Investir em ações para captar novos clientes é uma estratégia fundamental para expandir o alcance (e os lucros) do seu negócio.

Quem estuda o assunto sabe que a atração é o primeiro estágio do processo de vendas.

É preciso antes de tudo chamar a atenção das pessoas e fazê-las conhecer a sua marca para só então despertar o interesse, criar desejo pelo produto e motivar uma ação de compra.

Ou seja: no varejo, a expressão “cresça e apareça” não faz o menor sentido!

Para uma loja poder crescer, primeiro ela precisa aparecer e se tornar conhecida por um número cada vez maior de consumidores.

A partir daí, se ela tiver bons vendedores, um bom ambiente e  facilitar o pagamento para o cliente, o crescimento vai se dar naturalmente.

Para ajudá-lo nesse processo, listamos a seguir cinco dicas matadoras para fazer bombar o movimento e captar novos clientes para o seu negócio.

Confira:  

1- Conheça seu público e gere identificação

Antes de começar a pensar em estratégias para atrair clientes, você precisa saber exatamente que tipo de consumidor deseja trazer para o seu ponto de venda.

A melhor forma de descobrir isso é conhecendo muito bem o perfil dos clientes que já compram com você. Procure observar como eles se comportam enquanto estão na loja e faça abordagens diretas para perguntar sobre seus gostos e preferências.

Os próprios vendedores podem fazer isso, mas para ter um maior controle sobre os resultados é interessante fazer uma pesquisa mais detalhada, usando questionários ou formulários específicos para isso. Assim você poderá organizar e analisar os dados para entender melhor o que os consumidores esperam da sua loja.

Além de investigar preferências e hábitos de consumo, busque também avaliar a satisfação do consumidor com a sua marca e não esqueça de incluir dados como faixa etária, gênero, profissão e estilo de vida. Estudando o perfil de quem já compra na sua loja você terá uma ideia de como pensam as pessoas que podem se interessar por ela.

Todas essas informações devem ser usadas na hora de definir as estratégias de marketing para a loja, desde a proposta visual do ponto de venda até o tipo de linguagem a ser usada na comunicação com o seu público-alvo.

2- Melhore o apelo visual da loja

“Quem não é visto não é lembrado”. Esta sim é uma expressão que tem tudo a ver com o varejo!

De nada adianta ter um ponto de venda lindo e “vendedor” por dentro, se ninguém prestar atenção na sua fachada, olhar para a sua placa ou parar para olhar a sua vitrine.

Mesmo que você tenha já investido tempo e dinheiro em todos esses detalhes quando inaugurou a loja, não pense que o efeito da novidade vai durar para sempre!

Com o tempo, o impacto visual passa e a sua fachada acaba “fazendo parte da paisagem”.

Se isso está acontecendo com você, tome uma atitude! Às vezes uma ação simples, como pintar a fachada de outra cor ou fazer alguma mudança na sinalização, já basta para atrair novamente os olhares de quem passa.

Renovar constantemente a vitrine também é muito importante para manter aquele “ar de novidade” na fachada da loja.

Você ainda pode explorar a atração das pessoas por movimento, usando bonecos automáticos que se mexem, luzes que piscam, projeções ou mesmo um monitor de TV exibindo imagens que tenham a ver com o tema da vitrine. Como nosso olhar é invariavelmente atraído por coisas que se movem, esse tipo de recurso pode fazer seu negócio se destacar em meio à concorrência.

3- Faça promoções e sorteios

Promover ações que façam a loja “sair da rotina” também é uma excelente forma de chamar a atenção do consumidor.

Quando se fala em como captar novos clientes, a promoção  é geralmente a ferramenta mais lembrada pelos lojistas. Não é para menos. Promover ofertas e descontos é uma das formas mais eficazes para atrair o consumidor, além de aumentar o volume de vendas e girar itens parados no estoque.

Uma forma inteligente de usar a promoção para ganhar novos clientes é fazer uma campanha do tipo “indique e ganhe”. Basta entregar um pequeno cupom para quem fizer uma compra, pedindo que indique o contato de duas pessoas que poderiam estar interessadas em conhecer a loja.

Você deve pedir apenas o nome e o celular (whatsapp) dos indicados, além dos dados completos do clientes que preencheu o cupom. Com os cupons em mãos, você pode usá-los para sortear prêmios ou conceder descontos em uma próxima compra.

Veja abaixo dois exemplos de cupons que você pode usar na sua loja:

4- Participe de eventos e parcerias

Além das promoções, há diversas outras maneiras de chamar a atenção do consumidor para o seu negócio. Participar de eventos é uma delas.

Fique atento ao calendário de eventos da sua cidade e procure participar deles montando estandes da sua loja em bazares e feiras regionais, por exemplo. O objetivo é se aproximar da comunidade e fortalecer os laços de identificação com a sua marca.

Guardadas as devidas proporções, você também pode organizar eventos no seu próprio ponto de vendas. Você pode aproveitar o lançamento de uma coleção, uma troca de estação ou alguma data comemorativa para agitar um pouco as coisas na sua loja.

Se você conhecer bem as preferências do seu público-alvo e usar a criatividade, não é necessário nenhum grande investimento. Basta um pouco de música, um cafezinho, um dia de descontos especiais ou um pequeno desfile de tendências para gerar curiosidade e comentários.

Outra alternativa é unir-se a outros lojistas que atuam em ramos complementares ao seu e criar ações para conquistar novos clientes para todos. Pequenos varejos de moda, calçados, óculos e acessórios podem se beneficiar dessa estratégia. Uma loja pode divulgar a outra e até mesmo criar promoções em conjunto.

5- Use a internet para captar novos clientes

Se você tem uma loja, não precisa encarar a internet apenas como uma ameaça ou mais um canal de vendas para se preocupar. Usando as ferramentas do marketing digital, você também pode usar a rede para divulgar o seu negócio, impulsionar as vendas e ganhar novos clientes.

A internet oferece diversas oportunidades para tornar sua marca mais conhecida. Mesmo que você não venda por comércio eletrônico, é sempre recomendável ter um site oficial da loja. Nele devem constar a localização, contato e histórico da empresa, além de fotos dos principais ambientes. Uma boa ideia é manter um blog para explorar estratégias de inbound marketing oferecendo conteúdos relevantes ao seu público-alvo.

Outra forma de captar novos clientes na internet é usar as redes sociais e aplicativos de relacionamento mais populares entre o seu público-alvo.

Você não precisa deixar de investir na divulgação tradicional, como panfletagem e anúncios na mídia tradicional. Só não pode mais ignorar o poder de divulgação de uma rede como o Facebook ou um aplicativo como o WhatsApp, por exemplo. Por isso, é fundamental estar presente nesses ambientes e saber falar a sua linguagem.

Se você tem condições de se aprofundar nesse universo e gerenciar sozinho a presença online da sua loja, ótimo! Mas tome cuidado para que isso não acabe tirando seu foco do negócio ou resultando em uma estratégia de marketing digital capenga. O ideal é profissionalizar essa parte, contratando profissionais do ramo ou usando os serviços de uma agência de marketing digital.

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Dica extra: promova o marketing boca-a-boca!

Para encerrar, uma dica extra para você:

Uma forma muito eficiente (e barata!) de promover um negócio é gerar clientes satisfeitos.

Eles terão prazer em falar bem da sua loja e espalhar a novidade para os amigos e familiares, gerando em outras pessoas a curiosidade e o interesse em conhecê-la.

Simples assim.

Mas será mesmo? Na prática, a coisa é bem diferente. Sabemos que o cliente que sai satisfeito de uma loja não costuma falar tanto desta experiência quanto uma pessoa que foi mal atendida, por exemplo.

Mas se você conseguir encantá-lo de alguma maneira, ele vai falar!

Pesquise a concorrência e tente superá-los na qualidade dos produtos, no atendimento e nas condições de pagamento. Não esqueça de investir no ambiente interno e treinar sua equipe de vendas para tornar a compra uma experiência agradável e, acima de tudo, memorável!

Não poupe esforços. Procure oferecer a melhor experiência de compra no seu ponto de venda e você terá em troca marketing gratuito para o seu negócio na forma de opiniões sinceras e com grande potencial para captar novos clientes.

Um grande abraço e boas vendas!

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