O que faz um gerente de loja de vestuário e calçados?

Você sabe exatamente o que faz um gerente de loja de vestuário e calçados? Acompanhe a leitura do artigo do Meu Crediário e entenda mais sobre este assunto.

Um gerente de loja de vestuário e calçados desempenha um papel crucial na administração e operação diária de uma loja de varejo. Esse profissional é responsável por liderar a equipe de funcionários, supervisionar as atividades de vendas, gerenciar o estoque, estabelecer metas e estratégias de vendas, além de garantir a satisfação dos clientes.

O gerente de loja também desempenha um papel importante no controle de custos, na implementação de políticas e procedimentos, e na criação de um ambiente de trabalho positivo e motivador para a equipe, visando alcançar resultados financeiros sólidos e garantir o sucesso da loja nesse mercado.

Além disso, quando tratamos especificamente de uma loja de vestuário e calçados, algumas particularidades relevantes devem ser levadas em consideração para que o gerente tenha seu desempenho acima da média.

Sendo assim, quando se trata de uma loja com crediário próprio existem pontos exclusivos e estratégicos que, além de poder aumentar muito o faturamento, reflete significativamente no lucro da loja.

Quer saber mais sobre esse tema importante para o seu negócio? Continue a leitura!

5 COISAS QUE TODO BOM GERENTE DE LOJA PRECISA ESTAR ATENTO:

Para começar da melhor forma possível, separamos 5 princípios que precisam estar presentes na vida de todos os gerentes de loja de vestuário e de calçados. São eles:

1. VENDAS:

Para ser um bom gerente é preciso estar atento a todas as áreas e, principalmente, para as vendas, que é um dos pontos mais importantes em uma operação de varejo.

Sendo assim, não basta apenas pensar em vender, mas estar de olho em métricas que possam auxiliar o desempenho da loja e também a geração de receita.

Por exemplo: é preciso saber acompanhar relatórios gerenciais de vendas, mas não só isso. Um dos mais importantes indicadores é a meta diária de vendas.

Por isso, é fundamental saber como deve ser esse cálculo de acompanhamento (Dica: se você estiver buscando um ERP, vi uma vez um relatório de meta de vendas no sistema da Data System que me impressionou devido a facilidade de acompanhamento).

2. VENDAS X TICKET MÉDIO:

Outro princípio que um bom gerente precisa ter na ponta da língua são os indicadores de performance, como, por exemplo, ticket médio por tipo de pagamento:

No exemplo acima, percebemos que o parcelamento, quanto maior, melhor fica o ticket médio, ou seja, possibilitar o parcelamento é algo que ajuda em aumento de faturamento. E um bom gerente de loja precisa estar atento a dados e técnicas que envolvam isso.

3. VENDAS NO CREDIÁRIO E INADIMPLÊNCIA:

No exemplo anterior podemos verificar que as vendas a prazo possuem ticket médio superior. Este já é um ponto que os gerentes devem prestar atenção mas, um bom gerente, não olha apenas para a venda, mas se preocupa também com a inadimplência.

Lembre-se de que: vender é bom, mas receber é ainda melhor. Portanto, se você quer entender tudo sobre inadimplência nas vendas por crediário próprio, considere se inscrever no nosso canal do YouTube do Meu Crediário. Uma ótima forma de aprender.

4. CUSTOS:

Podemos usar o mesmo exemplo para exemplificar a importância de acompanhar os custos da loja. Além de custos fixos, temos também os custos variados que são diferentes para cada plano de pagamento.

Se você quer entender um pouco mais sobre custos de loja, eu sugiro que você veja o vídeo do Ermelino Espíndola que fala sobre isso.

5. GERENCIAR A LOJA E TIME:

No entanto, além de saber todos os pontos acima na ponta do lápis, vale lembrar também que não basta apenas pensar em vendas. Um bom gerente está dedicado e preocupado com todas as áreas da loja.

Gerentes acima da média não olham apenas faturamento, mas acompanham indicadores que podem mudar ainda mais a performance da loja como: ticket médio geral, ticket médio por tipo de pagamento, taxa de conversão, média de peças vendidas por atendimento, acompanhamento de estoque, produtos mais vendidos, visual merchandising, performance da lojas nas mídias digitais, performance individual dos vendedores e, não menos importante, deve também estar diariamente comprometido com a performance do time da loja.

6. DICA DE OURO:

Seja você um gerente ou esteja em qualquer outra função, em qualquer negócio, um bom profissional sempre será valorizado por entregar além de suas funções.

Sabendo disso, se você já é gerente e tem ambição de crescer dentro do negócio, responda para si mesmo: o que você faz melhor comparado com outro gerente? Você se contrataria? Você ensina as pessoas? Resolve conflitos de forma harmônica? E para quem está em busca de ser gerente de loja: o quanto você estuda para ter as habilidades de um gerente? O que você pode fazer melhor que o atual?

Perguntas como essas podem – e muito – ajudar você a crescer profissionalmente.

No nosso canal do Youtube, lançamos um vídeo especial com dicas que vão te ajudar na gestão da sua loja de vestuário e calçados. Confira clicando abaixo!

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO SETOR DE VESTUÁRIO E CALÇADOS:

O setor de vestuário e calçados enfrenta uma série de desafios e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades emocionantes para os gerentes de lojas. Um dos principais desafios é a concorrência acirrada, com um mercado saturado de marcas e lojas disputando a atenção dos consumidores.

Além disso, as rápidas mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores exigem que os gerentes estejam constantemente atualizados sobre as tendências da moda. No entanto, o lado bom é que esses desafios trazem consigo oportunidades de crescimento e de inovação.

Quando falamos em desafios e oportunidades, vale lembrar que o gerente desempenha um papel fundamental em todas essas etapas.

Com suas habilidades de liderança e conhecimento do setor, o gerente desempenha um papel estratégico na identificação de oportunidades de crescimento e na implementação de iniciativas que impulsionem o sucesso da loja no mercado competitivo de vestuário e calçados.

🎁 Dica bônus: Saiba como encantar e trazer seus clientes de volta para a sua loja de varejo. E fidelizar esses clientes a partir de um pós vendas de qualidade? Baixe nosso e-book grátis!

CONCLUSÃO:

Por fim, fica mais do que evidente que um bom gerente de loja de vestuário e calçados desempenha um papel essencial na maximização das vendas no crediário.

Ao estabelecer estratégias de vendas eficazes e gerenciar o estoque de forma inteligente, os gerentes podem garantir um atendimento ao cliente excepcional. Além disso, liderar uma equipe motivada contribui para impulsionar o sucesso das lojas e garantir o crescimento dos negócios.

Além disso, a capacidade de compreender e antecipar as necessidades dos consumidores, combinada com um olhar atento às oportunidades do mercado, permite que os gerentes adotem abordagens inovadoras e se destaquem em um cenário competitivo.

Assim, ao contar com bons gerentes, os lojistas podem ter a tranquilidade de que estão investindo em profissionais capacitados que irão contribuir para o aumento das vendas, garantindo até mais sucesso e prosperidade.

Gostou de saber mais sobre isso? Então não perca mais tempo gerenciando seu crediário de forma manual e arriscada. Entre em contato com nossa equipe de especialistas e descubra como o Meu Crediário pode transformar o seu negócio.

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