Como a loja Pontão Calçados aumentou o faturamento

A Pontão Calçados é uma loja especializada em calçados localizada em São João Batista (SC). São mais de 2 mil metros quadrados de área de vendas com os mais variados tipos de calçados, para homens e mulheres.

Por conta disso, o tamanho da operação e da variedade de produtos, a Pontão atrai olhares de muitos consumidores, inclusive das cidades vizinhas, que costumam comprar na loja quando passam por São João Batista.

A gestão do negócio é feita pelo Gabriel (ex-presidente da CDL local) e a Raquel, sua esposa.

Percebendo o potencial gerado pelo fluxo de consumidores de outras cidades, eles decidiram implantar o crediário próprio como meio de aumentar a fidelização desse público e convertê-los em clientes recorrentes.

Porte da loja: médio

Segmento: calçados (masculino e feminino)

 Objetivo: implantar crediário próprio

“Tive vários problemas para vender no crediário próprio, se era possível ter inadimplência baixa. Por isso, por muitos anos não tive coragem de levar isso a frente e vender no crediário próprio.”

Gabriel Dias – Diretor da loja Pontão Calçados

O problema

Diferente de muitas lojas, a Pontão Calçados não é uma loja de bairro. Parte do público é de outras cidades, algumas a centenas de quilômetros dali. Isso porque a loja fica próxima da maior atração do turismo religioso no Estado: o Santuário de Santa Paulina.

Primeiramente, o casal de administradores precisava resolver dois grandes desafios: fazer os moradores das cidades vizinhas retornarem a sua loja e também proporcionar um canal de vendas diferenciado para os turistas que visitavam a região. A ideia era começar a vender para os clientes que compravam à vista de uma forma que pudesse torná-los recorrentes.

Depois de analisar as possibilidades no mercado. Isso fezeles perceberem que desenvolver uma boa estratégia no crediário próprio, com o auxílio de um software especializado em análise de risco e cobrança, era o caminho que deveriam seguir.

A solução

Durante a implantação do Meu Crediário, depois de entender como funcionam as ferramentas de análise de crédito do sistema, a Pontão Calçados começou vender no crediário próprio.

Além de um avançado sistema de Credit Score, o Meu Crediário possui políticas de crédito que ajudam o usuário a analisar e criar perfis de risco para cada cliente no momento da venda. Isso foi muito importante para que os colaboradores da Pontão Calçados conseguissem manter o crediário funcionando sem a necessidade do Gabriel ou da Raquel estarem na loja.

Conheça o sistema Meu Crediário e veja como podemos ajudar sua loja de varejo a vender mais.

Como chegar a estes resultados?

Existem muitas lojas que são obcecadas por sistemas de cobrança e recuperação de crédito. Contudo, este é o último estágio do processo e também o mais custoso e nocivo para carteira de clientes.

Por isso, analisar o cliente no momento da compra é fundamental. Não adianta vender para quem não consegue pagar!

No varejo de calçados, o valor médio das vendas no crediário varia entre R$ 180 e R$ 280. Por isso, é recomendável manter-se dentro desta faixa, principalmente ao vender para clientes novos. Isso é, o lojista não deve se iludir com clientes que querem fazer compras acima de R$ 1.000. Pode parecer um grande negócio no início, mas estes são os campeões de inadimplência!

Ter políticas de crédito definidas e manter a equipe de vendas alinhada com elas. Uma das vantagens de trabalhar com o sistema Meu Crediário é que estas políticas e melhores práticas já estão definidas, facilitando sua implementação.

O futuro da Pontão Calçados

Com o aumento no volume de vendas pelo crediário próprio, os próximos planos da Pontão Calçados é integrar o sistema de Frente de Caixa (ERP) da loja com o Meu Crediário. Graças isso, aumentou a carteira de clientes tradicionais, gerando ainda mais vendas recorrentes.

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