fazer análise de crédito

Qual é o momento ideal para fazer análise de crédito

Você já sabe qual é o momento ideal para fazer análise de crédito de um cliente novo na sua loja?

É importante ter em mente que todas as empresas precisam apostar e entender a importância da análise de crédito. Isso é fundamental para garantir o bom funcionamento do fluxo de caixa do seu empreendimento. Afinal, quando essa etapa é ignorada, o risco de inadimplência pode se tornar muito mais alto, afetando tanto o caixa da empresa, quanto também o seu relacionamento com os clientes. 

Portanto, se você trabalha com crediário e quer se preparar para compreender qual é o momento ideal de analisar o crédito dos clientes, continue por aqui. Este artigo é para você.

Acompanhe todos os passos e faça uma boa leitura!

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE CRÉDITO?

Antes de qualquer coisa, preciso enfatizar que saber a importância de como fazer uma análise correta na concessão de crédito é fundamental para a saúde financeira de qualquer lojista que vende no crediário. Essa é a etapa que pode te livrar dos índices de inadimplência.

Lembre-se que vendas altas muitas vezes podem esconder um desastre que está pronto para acontecer, caso sejam baseadas apenas em avaliações feitas com critérios ineficazes.

Dessa forma, a importância da análise de crédito representa a segurança financeira do seu negócio. Ou seja, é um ponto muito importante de se levar em conta, não é mesmo?
Entenda mais sobre as boas práticas para fazer uma análise de crédito segura conferindo outro artigo que fiz.

Qual o momento ideal para fazer a análise de crédito? Confira nesse vídeo!

QUAL É O MOMENTO IDEAL PARA FAZER ANÁLISE DE CRÉDITO?

Antes de falarmos sobre isso, preciso enfatizar que não existe um modelo ideal de análise de crédito. É a loja que precisa avaliar o que está mais adequado com o modelo dela. Por exemplo, algumas lojas trabalham o modelo que o cliente chega na loja e já existe um caixa ou uma área da loja reservada para o crediário. E existem outras lojas que esperam o cliente escolher os produtos para, assim, o vendedor sugerir o crediário e então fazer a análise. 

Na verdade, o objetivo que a gente precisa buscar nesses modelos é construir com os seus vendedores um modelo consistente para que o modelo escolhido se torne um hábito na loja.

Afinal, o objetivo é sempre buscar qual é a melhor experiência do cliente na sua loja. E isso só você e seus vendedores poderão avaliar de acordo com o perfil dos seus consumidores. 

Por isso, é importante que você construa uma solução para conseguir fazer análise de crédito de uma maneira rápida, para que a experiência do cliente, mais uma vez, seja a melhor possível. Uma dica para falar sobre o crediário e que eu já trouxe por aqui é fazer o cálculo de quanto o produto que o cliente está interessado sairia em parcelas do crediário. 

Particularmente, eu acho interessante desde o início o vendedor já tentar fazer a análise, de forma rápida, para o cliente já ter noção de qual é o limite de crédito que esse possui. Isso é necessário porque a experiência do cliente fica muito desagradável ao escolher primeiro os produtos e depois ter o crédito negado. Já tinha parado para pensar sobre esse ponto?

QUAL É O TEMPO MÁXIMO PARA ANALISAR O CLIENTE

Por fim, você sempre deve estar cuidando do tempo que a loja leva para abrir o crediário de um cliente novo. Ou até mesmo o tempo de reanalisar o crédito de um cliente tradicional. Do mesmo modo, para um cliente novo, é inadmissível que a loja leve mais de 10 minutos para fazer isso. 

Aqui no Meu Crediário a gente sempre trabalhou com a questão de transformar o crediário em uma experiência que facilite a vida do vendedor e do consumidor. Nesse aspecto, hoje, a gente trabalha com uma média de 2 a 3 minutos para abrir um crediário de um novo cliente. 

Mas para saber o limite de crédito de um cliente levamos menos de UM MINUTO. Esse aspecto é muito importante para mostrar o seu profissionalismo em relação ao crediário. 

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!

Dificuldade em atrair novos clientes e vendas para sua loja? Conheça o guia especial que te ajudará a buscar novos clientes, além de práticas que ajudarão você a se diferenciar da concorrência e bombar nas vendas. Faça o download abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos completos sobre gestão de crediário, análise de crédito e mais.

Siga o Meu Crediário nas redes sociais

Você vai se interessar também

como fidelizar clientes

Como fidelizar clientes na minha loja?

Fidelizar clientes é um dos grandes desafios e, ao mesmo tempo, uma das maiores oportunidades para donos de lojas que desejam prosperar a longo prazo.