Para incrementar as vendas durante esses tempos de retração econômica, as lojas vêm buscando inúmeras soluções e oferecendo melhorias para atrair um maior número de clientes.
Uma destas soluções é adotar o crediário próprio, modalidade de pagamento que favorece o relacionamento com os clientes e também sua fidelização.
Oferecer a opção do crediário próprio permite ao varejista criar um diferencial, suplantando a concorrência e gerando um clima de maior confiança com seus clientes.
Esse diferencial pode ser a melhor alternativa para aumentar as vendas, uma vez que o lojista normalmente percebe duas situações distintas quando busca clientes:
- A captação de novos clientes pode custar até cinco vezes mais do que a manutenção de uma carteira já conquistada;
- Os clientes fidelizados, que fazem compras de forma recorrente, são os que mais geram receita para a loja.
Diante dessa constatação, o lojista deve buscar oferecer não apenas produtos de qualidade, mas sim criar demanda induzida para o seu negócio.
Ou seja: gerar um fluxo de clientes que compram de forma recorrente.
E o crediário próprio é a ferramenta perfeita para gerar essa situação.
Com o crediário próprio não há necessidade de forçar uma venda, mas sim convencer o cliente de que esta é a melhor maneira de adquirir aquilo que precisa. É importante deixar claro para o consumidor que você está oferecendo uma opção a mais para que ele possa realizar seus desejos ou satisfazer uma necessidade pessoal ou familiar.
A importância do crediário próprio para o faturamento
Um lojista que trabalha com crediário próprio percebe que, quanto maior é o seu faturamento, mais importante torna-se o crediário.
Atualmente, não são apenas os lojistas de pequeno porte que vendem a prazo.
Uma loja consegue conquistar clientes oferecendo excelentes ofertas e facilidades, mas é preciso perceber o momento certo de aplicar novas estratégias.
Diante da retração nas vendas, percebe-se facilmente que a maior parte dos clientes só pode comprar e atender suas necessidades se houver a oferta de crediário próprio.
Um período de retração nas vendas pode ser o momento certo para que o lojista de visão quebre alguns tabus, como o receio de perder dinheiro com inadimplência ao trabalhar com crediário, por exemplo.
Vale um velho ditado: se está na chuva, é para se molhar!
Contudo, embora possa haver justificativas para o receio de implantar um crediário próprio, o lojista de menor porte também deve oferecer essa alternativa, principalmente em razão da proximidade que mantém com o consumidor.
O crediário próprio é mais uma forma de estreitar o relacionamento com os clientes, além de oferecer uma alternativa a mais para o pagamento das compras.
Por isso, não perca tempo e comece agora mesmo a aplicar essa estratégia em sua loja!
Basta dar atenção a alguns pontos básicos:
1. Fazer análise de crédito do cliente
Simples e prática de ser feita, a análise de crédito vai dar ao lojista mais segurança na hora de vender pelo crediário próprio. Basta se filiar a serviços como o SPC e a Serasa e passar a consultá-los antes de aprovar cada venda. Dessa forma, ao negativar algum nome nestes cadastros, sua loja estará também contribuindo para manter o controle sobre a inadimplência.
2. Manter um cadastro atualizado do cliente
Um sistema de gestão permite manter o cadastro atualizado de todos os clientes que já compraram na loja, inclusive com o histórico de compras e pagamentos. Usando as informações do cadastro, o lojista tem como trabalhar melhor com o crediário próprio, oferecendo, inclusive, limite ampliado para clientes mais fieis e garantindo maior volume de vendas.
3. Criar meios para trabalhar com a inadimplência
A tecnologia de um sistema de gestão permite reduzir a inadimplência no crediário próprio, enviando boletos através de e-mails ou automatizando uma mensagem de agradecimento quando o sistema acusar o pagamento. Quando houver qualquer atraso, o sistema auxilia o contato com o cliente para negociar.
4. Oferecer facilidades no crediário próprio
Algumas facilidades podem ser oferecidas no crediário próprio para que a rentabilidade da loja não seja comprometida. É possível, por exemplo, estipular limites diferentes para parcelar determinados valores, oferecendo mais parcelas para valores maiores.
5. Implantar um plano de cobrança
O crediário próprio, inevitavelmente, vai gerar inadimplência ou atrasos em pagamentos. Mas essa situação pode ser administrada com a implantação de um bom sistema de cobrança. Ao mesmo tempo em que precisa cobrar, o lojista precisa ter cuidado para não perder o cliente no proceso.
Assim, uma simples mensagem para convidar o cliente para renegociar pode ser um primeiro passo. Se não houver resposta, o contato deve ser feito por telefone. Se mesmo assim não tiver sucesso, a loja deve enviar um cobrador ao endereço do cliente. Como última solução, deve se buscar uma parceria com alguma empresa de recuperação de crédito.
Crediário próprio para retenção de clientes
O crediário próprio é a melhor solução para aumentar as vendas.
Com ele o lojista pode aplicar estratégias mais assertivas para retenção e fidelização dos clientes.
Conceder descontos para clientes que fizerem o pagamento na própria loja, por exemplo, é uma excelente alternativa para fazê-los retornar, aumentando as chances de vender mais.
Usar o crediário próprio como forma de atrair e fidelizar clientes faz com que o consumidor confie no seu estabelecimento e se sinta melhor com a confiança nele depositada.
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