Aprenda como não perder o melhor vendedor

Já parou para pensar até que ponto o seu sucesso tem relação com suas vendas?


No mundo do empreendedorismo, 
reter talentos é sempre um grande desafio, mas no varejo, onde a rotatividade de funcionários é ainda maior, a situação fica mais complicada. Por isso, entender os motivos que evitam isso pode fazer a diferença.

O sucesso do seu produto é o vendedor. Vamos falar mais sobre esse assunto aqui?


Prepare as suas anotações para conferir essas dicas e boa leitura!

TURNOVER NO VAREJO: COMO NÃO PERDER SEU MELHOR VENDEDOR?

O Você já ouviu falar sobre o termo turnover? Ele é muito utilizado no varejo e tem o seu significado diretamente ligado ao assunto deste artigo. Com tradução direta para “renovação”, ele é usado para se referir à taxa com que os colaboradores são admitidos e demitidos de um negócio. Portanto, é uma taxa considerada extremamente importante para a organização em si. Por isso, deve ser avaliada.

Além disso, não é segredo para ninguém que a troca de funcionários com frequência pode prejudicar diretamente nas vendas e até mesmo no desempenho coletivo da empresa.

Entre as principais causas que interferem para que ele aconteça, podemos citar:

FATORES EXTERNOS:

Os fatores externos ocorrem quando a empresa não tem nenhuma relação com a saída do funcionário. Ou seja, pode representar uma situação pessoal ou até mesmo que ele tenha encontrado outras oportunidades de trabalho.

FATORES INTERNOS:

Já os fatores internos são os que os empreendedores devem realmente se preocupar. Isso porque pode representar que os seus funcionários não estão satisfeitos. Isso pode ocorrer por uma falta de oportunidade de crescimento, más condições de trabalho, falta de fit com a cultura da empresa, entre outros fatores.

Esses são apenas alguns dos pontos que podem levar um funcionário a sair de uma empresa, sendo ele fazendo essa escolha ou então sendo desligado dessa empresa.

A IMPORTÂNCIA DO VENDEDOR

Muitas vezes, não fazemos ideia da importância de um vendedor ali na fase final da venda. Imagine só uma marca de artigos esportivos como a Nike, imagina o quanto é investido na marca, nos produtos, nas redes sociais, nos anúncios e no branding.

Entretanto, na fase final de todo esse processo, quem coloca a mão no produto e entrega ao cliente é o melhor vendedor. Imagine que basta um vendedor não atender bem, que todos esses investimentos podem não ser válidos porque o cliente deixa de comprar. Já tinha parado para pensar através desse lado? Nós já pensamos nisso.

COMO CONTRATAR UM BOM VENDEDOR?

Agora que finalmente compreendemos a importância de uma vendedora ou um vendedor ser bem sucedido, precisamos pensar em como podemos trabalhar para contar com bons vendedores na sua loja. Pensando nisso, separamos umas dicas:

1. SAIBA QUANDO CONTRATAR UM NOVO TALENTO:

Não passou pela sua cabeça, né? Nós sabemos. Mas escolher o tempo certo para fazer essa contratação faz muita diferença. Não contrate um vendedor se sua empresa ainda não tem capacidade ainda de dar a ele todo o treinamento e apoio necessários. Isso é fundamental, porque se a sua empresa não puder valorizá-lo, vai acabar perdendo esse talento que poderia ser contratado mais para a frente.

2. AVALIE O COMPORTAMENTO:

A avaliação comportamental é um dos fatores mais importantes a serem analisados para evitar problemas na loja. A personalidade, muitas vezes, só é revelada verdadeiramente após um tempo de convivência no trabalho, o que pode ser perigoso.

Para evitar isso, utilize alguns meios eficientes como a avaliação psicológica e a dinâmica de grupo para analisá-lo. Esse conjunto de informações ajudará a identificar o perfil comportamental do candidato a vendedor varejista para a sua loja.

3. CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL:

Contratar profissionais qualificados não significa que você não precisará investir na atualização deles, mas ajudará a economizar tempo e um bom dinheiro com cursos e treinamentos mais aprofundados.


Conhecimentos adquiridos por meio de cursos, palestras, treinamentos teóricos e práticos serão importantes para o vendedor trazer 
know how de qualidade para a loja e influenciar diretamente nos resultados gerais.

Avalie o currículo do candidato e dê preferência para os profissionais que tenham, além da capacitação, o perfil adequado para atender as necessidades do cargo a ser ocupado. Se ele busca se atualizar sozinho e de forma constante, é um ótimo sinal.

Treinar sua equipe de vendas é fundamental para ter resultados cada vez mais positivos na sua loja de varejo. Para te ajudar desenvolvemos um e-book grátis, baixe no formulário abaixo!

ENTÃO, COMO MANTER UM BOM FUNCIONÁRIO?

Nem sempre o processo de contratação é fácil. Porém, quando encontramos aquele vendedor que se encaixa com as necessidades da loja, com atitudes de bom vendedor, não queremos perdê-lo, né?

Existem alguns pontos que já foram comprovados para fazer com que um funcionário se sinta valorizado e interessado em crescer dentro da sua empresa. Ex.:

  • Ofereça uma maior autonomia;
  • Incentive a criatividade;
  • Aposte no ensino informal;
  • Evite a hierarquização de cargos;
  • Explore o potencial de cada um e realize feedbacks;
  • Estimule a comunicação interna na sua empresa.

Por mais simples que pareça, unir essas dicas exige muita disciplina, foco e até mesmo conhecimento em pessoas. Faz toda a diferença quando um líder faz com que seus funcionários se sintam bem no local de trabalho. É assim que se retém talentos.


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Esperamos que tenha gostado. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!

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