Merchandising: o que é e como usar a favor da sua loja

Provavelmente você já deve ter ouvido falar no termo “merchandising”. Mas você sabe exatamente o que ele é e como ele pode ser útil para o sucesso da sua marca?

Esse é um ponto que precisa de atenção, porque ele está diretamente ligado a forma como as empresas querem se destacar no mercado, principalmente quando falamos em concorrência e divulgação de produtos ou serviços. Já conhecia o termo?

Quando falamos do setor do varejo, automaticamente buscamos atrair uma boa imagem, que trate sobre o convencimento para o público em geral. Por isso, é muito importante focar no merchandising, até mesmo para se destacar da concorrência.

Quer saber mais sobre esse assunto e suas relações com varejo? Acompanhe aqui.

Prepare as anotações e boa leitura!

MERCHANDISING: O QUE É E COMO USAR?

Merchandising é uma ferramenta de marketing utilizada com o objetivo de unir um conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação dos produtos no ponto de venda. Foi desenvolvida com o objetivo principal de acelerar a rotatividade.

No caso do varejo, o merchandising existe e é tão importante, porque sabemos que fazer compras não é apenas um ponto de necessidade entre os consumidores, mas sim de entretenimento. Dessa forma, a distribuição dos produtos terá uma relação direta com esses dois fatores. 

Fica aí, portanto, a necessidade de compreender os clientes, conhecer a marca, os produtos e como você pode usar todos esses pontos ao seu favor durante as vendas.

OS DIFERENTES TIPOS DE MERCHANDISING:

Vimos o que é merchandising, agora vamos conhecer os diferentes tipos de merchandising que pode ser aplicado no seu negócio.

Eles se dividem de acordo com a necessidade e também com a busca por compreensão de cada uma das necessidades de venda e de interação com o cliente.

Conheça, então, os principais tipos de merchandising que você pode aplicar na sua loja:

1. VISUAL MERCHANDISING

Visual Merchandising nada mais é do que uma dessas técnicas que abordamos e que tem como principal objetivo chamar a atenção dos clientes por meio do apelo visual e também através de uma experiência de compra que apele para diferentes sensações.

Para colocar em prática, as lojas podem construir uma apresentação de destaque, que pode começar desde a arquitetura da loja, até mesmo na disposição dos seus produtos.

Lembre-se sempre que, nesse caso, o objetivo do método é fazer com que os consumidores tenham uma boa impressão desde o primeiro momento em que entrarem na sua loja. A ideia é que cada pessoa que entre se sinta bem, tenha a sensação de pertencimento e que isso influencie em toda a sua decisão de compra.

2. MERCHANDISING NO PONTO DE VENDA

Também conhecida como Merchandising de Organização, essa técnica busca atrair os clientes pelo produto. Parta do ponto de vista de que, atualmente, o cliente pode comprar qualquer coisa pela internet. Porém, as lojas físicas possuem uma vantagem: o fato do cliente poder explorar os produtos. Ou seja, na sua loja física, você pode entregar o contato direto e a interação com o produto. 


A partir dessa ideia, faz ainda mais sentido você organizar toda a 
disposição da sua loja levando isso em conta, incentivando o seu cliente a provar e experimentar os itens na prática. Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa distribuição: 

  • Conte uma história com início, meio e fim com os seus produtos;
  • Aposte na harmonização das cores;
  • Distribua os produtos da forma mais simétrica possível;
  • Facilite o toque e a experimentação;
  • Insira a sua personalidade na organização dos seus produtos.


Lembre-se que, quando você realmente pensa nos seus clientes e busca 
oferecer a melhor experiência para eles, você consegue entregar o seu trabalho de uma forma que todos saem como beneficiados. Portanto, não é apenas sobre vender, mas sim garantir a melhor experiência para todos os lados.

3. MERCHANDISING DIGITAL

Assim como a maioria das áreas, o merchandising também acompanhou o processo de digitalização e expansão da tecnologia, até mesmo quando falamos de lojas físicas. Um exemplo para isso está na divulgação dos produtos, que pode usar o merchandising digital para chamar muito mais atenção da sua clientela.

O painel de LED, por exemplo, permite que a tecnologia seja uma aliada de um ponto físico, podendo transformar a sua vitrine em uma forma muito mais interativa de  mostrar os seus produtos. Além disso, no caso de uma loja de roupas, ele pode mostrar looks e formas mais aplicáveis de adaptá-los ao seu dia a dia. Isso chama a atenção e até mesmo retém os seus clientes sem precisar de muito esforço, já pensou?

Independentemente do seu tipo de negócio, sendo ele físico ou não, a interatividade, a inovação e a tecnologia também irão se fazer presentes. Use isso ao seu favor o máximo que conseguir.

Ainda dentro desse tópico, não esqueça de dar a devida atenção para as redes sociais. Elas também podem funcionar como uma – excelente – vitrine para os seus produtos.

Por fim, entenda que vender é sim uma arte que existe técnicas. E o merchandising é exatamente isso: compreender o que o seu público realmente quer e entregar a ele isso.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado nas suas vendas!

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Esperamos que tenha gostado. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!

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