Talvez o título deste artigo te pareça um pouco chocante inicialmente. Mas, acredito, trata-se de um assunto que você, lojista, deve realmente pensar com muita atenção. O crediário próprio é mesmo muito poderoso!
É evidente que lojas que trabalham com crediário possuem benefícios muito atraentes para o consumidor das classes emergentes (C e D).
Nas comunicações da loja, por exemplo, é muito comum ver que os negócios dão destaque para as vendas a prazo.
Sempre procuram ressaltar as possibilidades de parcelamento no crediário, comunicando: TODA A LOJA EM 5X SEM JUROS ou COMPRE AGORA E A PRIMEIRA PARCELA FICA PARA DEPOIS DO CARNAVAL.
Que chuva de benefícios para o cliente, não é mesmo? Mas, e para a loja, qual o benefício desse tipo de campanha? Garantir a venda? Garantir o recebimento?
É isso que vamos entender neste artigo. Vem comigo!
Crediário próprio: mais lucro e relacionamento
Eu acredito que, ao anunciar as vendas a prazo, os benefícios para a loja são muito maiores do que simplesmente garantir uma venda ou recebimento.
Há um ponto-chave no crediário que é o fortalecimento do relacionamento com o cliente. E, claro, não é só isso. Essa operação também pode trazer muitos ganhos financeiros.
Fortalecendo o relacionamento
O desafio de ter um banco disfarçado de loja é algo ainda pouco explorado por boa parte dos varejistas que utilizam a operação de crediário próprio apenas para vender mais.
Mas você vai perceber aqui que as possibilidades vão além dos ganhos…
E se você ainda tem dúvidas sobre o crediário como ferramenta para atrair os consumidores e fortalecer o relacionamento com o cliente, pensa comigo: que cliente não ficaria feliz em poder fazer suas compras e financiar diretamente com o vendedor?
Não podemos negar, é uma proposta irresistível.
No Brasil, sabemos que o perfil do cliente do crediário se concentra, sobretudo, nos consumidores das classes emergentes. O levantamento do SPC revelou que as mulheres são as que mais recorrem ao crediário no comércio (31%), além dos consumidores das classes C, D e E (27%).
Nessa mesma pesquisa, entre os entrevistados que recorrem ao crediário, 21% dos disseram que foram atraídos pelos prazos maiores de pagamento e 39% disseram que não tinham condições de pagar à vista.
Vemos, então, que as classes emergentes – sendo que boa parte é desbancarizada – são uma “galinha de ovos de ouro” para a loja que vende a prazo.
São clientes com necessidades que o banco não atende. Assim, são consumidores carentes por crédito, mas também por bom relacionamento e por BOM ATENDIMENTO!
Não basta vender a prazo, compreende? O crediário é o ponto inicial para a construção do relacionamento entre cliente e loja, mas é preciso trabalhar outros pontos também.
No caso do pós-venda, o crediário também ajuda na relação. Com os dados importantes registrados no cadastro, é possível desenvolver estratégias de fidelização personalizadas que de fato sejam atraentes aos clientes.
São mesmo inúmeras possibilidades vantajosas. Dito tudo isso, vamos ao outro benefício do crediário próprio: os ganhos!
Sua loja sabe como aproveitar cada visita dos seus clientes até a loja para fazer uma nova venda? Entenda como nesse vídeo!
Aumentando os ganhos com o crediário
Diversas lojas possuem ganhos financeiros extremamente significativos com a operação de crédito.
Algumas possuem de 20% a 30% do negócio sendo por ganhos financeiros com a operação de financiamento do cliente.
Há lojas, inclusive, que utilizam o crediário próprio como principal fonte de faturamento e, sim, obtêm sucesso.
Entretanto, é importante ressaltar que, para obter esse tipo de resultado, essas lojas investem em tecnologia de crédito que permite a análise e a concessão de forma mais prática.
Uma boa plataforma de análise de crédito te dá praticidade para lidar com toda a demanda de análise e ainda reduz consideravelmente os custos operacionais do seu crediário.
Vantagens de uma ferramenta de análise de crédito
Uma das grandes vantagens de uma ferramenta de análise de crédito é justamente reduzir a demanda por análises feitas por seres humanos.
Além disso, você conta com um sistema baseado em score de crédito, que é um modelo estatístico capaz de avaliar com muito mais assertividade o risco de cada venda.
Dessa forma, então, você consegue saber para quem vender sem o risco de calote, faz cobranças de forma simples e prática e garante todas vantagens de um crediário próprio.
Há cases de rede de lojas que, com tecnologia de crédito, conseguiu superar a meta de vendas em 15% e reduzir a inadimplência em 27%. Se você ainda não conhece nenhuma ferramenta assim, te apresento o Meu Crediário. Acesse o nosso site clicando aqui e confira mais detalhes!
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Um abraço e boas vendas!