Para quem trabalha no varejo, às vezes comprar pode ser bem mais complicado do que vender. Afinal, você precisa saber escolher o mix certo de produtos para aumentar o giro do estoque e gerar lucratividade para o seu negócio.
Selecionar alguns produtos entre os diversos que são apresentados e ofertados pelos fornecedores é realmente uma tarefa complicada.
É comum compradores se perderem e acabarem encomendando muito além do que a loja consegue vender.
Em algumas situações o fornecedor pode impor regras que dificultam a compra, como um limite mínimo de quantidade ou mesmo a exigência e levar a grade inteira de peças, por exemplo.
Nessas horas, administrar o estoque da loja pode parecer um desafio!
Por isso, certifique-se de que o responsável pelas compras na sua empresa conheça bem as preferências do seu público e as tendências do mercado.
E que, além disso, saiba identificar as melhores oportunidades de negociação com os fornecedores para poder converter o estoque em resultados.
Qual o estoque ideal para minha loja?
Quando falamos em gestão de estoque no varejo, essa é a primeira pergunta que fazemos.
Em geral, lojas com uma boa gestão mantêm em estoque um valor equivalente ao faturamento médio da loja multiplicado por 1,5.
Ou seja:
Para cada R$ 1 mil reais vendidos você mantém um estoque de R$ 1,5 mil em produtos.
Um outro exemplo:
Você vende mensalmente algo próximo a R$ 100 mil. Então deveria manter um inventário de produtos no valor de R$ 150 mil.
Podemos chamar isso de cobertura de estoque.
Para aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto, confira abaixo o vídeo do Ermelino Espíndola e saiba tudo sobre estratégias para comprar o estoque certo!
E o que é giro de estoque?
Giro de estoque é o número de vezes que um produto precisa ser reposto em determinado período (um mês, por exemplo).
Outra forma de medir o giro do estoque é calcular o tempo médio que o produto fica armazenado até que você precise comprar novas unidades.
Controlando essas informações você consegue diferenciar os itens que necessitam de novas compras com mais frequência e aqueles que você deve comprar em menor quantidade.
Como calcular o giro do estoque
Para poder monitorar o giro do estoque na sua loja é fundamental ter informação de qualidade sobre as vendas.
Isso significa registrar todas as entradas e saídas de material, acompanhando o tempo de permanência de cada item no estoque. Assim você pode fazer a conta com base na quantidade de reposições.
O giro de estoque também pode ser calculado medindo a quantidade de vezes em que a reposição é feita em um certo período de tempo.
Se você vende 100 itens em um mês e sobram 10 no estoque, é só dividir a quantidade vendida pelos produtos que sobraram.
Neste exemplo, o cálculo fica assim:
100 itens vendidos / 10 itens em estoque = 10
Isso quer dizer que o estoque da sua loja girou 10 vezes.
Para saber o tempo médio divida a quantidade de dias do período escolhido pela quantidade de giros nesse tempo.
Veja o exemplo, considerando um mês de vendas:
30 dias / 10 giros = 3
Nesse caso, o lojista sabe que seu estoque girou 10 vezes no mês, em média a cada três dias.
Por que o giro do estoque potencializa os resultados
Tem muito lojista por aí que fica feliz em colocar 300% de margem sobre um produto, mesmo vendendo pouco.
Na minha opinião, um varejista deve ficar feliz em vender mais!
De nada adianta uma margem de 300% sobre zero produtos vendidos… o resultado continua sendo zero.
Por isso, às vezes é preciso esquecer um pouco o mark-up e voltar seu dinheiro para oxigenar o mix de produtos da loja.
Lembre-se sempre que estoque velho não atrai clientes.
Mas novidades, sim!
Com uma boa gestão de estoque você consegue manter o capital de giro da loja e proporcionar uma folga no fluxo de caixa para poder trabalhar com crediário próprio.
Este é o primeiro passo para transformar sua loja em uma máquina de vendas!
Tenha mais assertividade ao comprar novas mercadorias, o quanto e quando comprar, como organizá-las na loja e como fazê-las girar com maior lucratividade. Acesse este material e veja as dicas importantes para controlar seu estoque. Baixe no banner abaixo!
Estratégias e controle
Se o seu objetivo é aumentar o giro do estoque, aqui estão as quatro principais métricas que você precisa monitorar mensalmente na sua loja:
- Faturamento
- Rentabilidade
- Estoque
- Resultados
Seja crítico nessa análise, pois muitos lojistas olham para um estoque inchado e veem isso como algo positivo.
Mas não há nada positivo em ter R$ 1, 2, 3 milhões em produtos armazenados se a sua loja não vende nem perto disso.
A conta é simples:
Vendeu R$ 100.000
Pagou todos os custos e sobraram R$ 10.000
10% de resultado ( melhor que muita aplicação no mercado )
Agora loque o estoque na jogada:
Vendeu R$ 100.000
Mantém R$ 1.000.000 em mercadorias no estoque
Pagou todos os custo e sobraram R$ 10.000
1% de resultado sobre o estoque ( isso você ganha na poupança! )
Eis a grande importância de manter o estoque baixo na sua loja!
Afinal, se você mantiver esse dinheiro no caixa poderá financiar o seu cliente a parcelar suas compras no crediário.
As vantagens são muitas.
Além dos ganhos financeiros com a cobrança de multas e juros nessa operação, você ainda tem a oportunidade de fidelizar clientes e gerar novas oportunidades de venda.
O que você está esperando?
Comece agora a adotar estratégias para aumentar o giro do estoque no seu ponto de venda.
E conte conosco para ajudá-lo a vender mais e melhor no crediário.
Um grande abraço e boas vendas!