Pé Legal

Como a Pé Legal Calçados conseguiu controlar a inadimplência em sua rede de lojas

Um dos maiores desafios para uma rede de lojas que vende no crediário como a Pé legal é controlar a inadimplência e acompanhar os índices de cada unidade, garantindo que todas tenham resultados semelhantes.

O outro é padronizar as regras de concessão de crédito para que cada crediarista tenha os mesmos critérios para aprovar uma venda, não importando em que loja trabalhe.

O empresário José Moacir dos Santos, proprietário da rede, conhece muito bem esses problemas.

Veja a seguir como ele conseguiu resolvê-los e hoje consegue vender no crediário próprio com muito mais segurança e lucratividade.

Análise automática e informação estratégica

Com sede em Sidrolândia (MS), a Pé Legal possui unidades em outros cinco municípios do interior do Mato Grosso do Sul: Maracaju, Rio Brilhante, Ponta Porã, Parnaíba e Pontes e Lacerda.

Com a expansão da rede, as duas questões de gestão expostas no início deste artigo foram ficando cada vez maiores e mais complexas.

José começou a sentir a necessidade de automatizar todo o processo de análise de crédito para garantir a padronização e não depender mais de pessoas para vender a prazo.

Além disso, desejava ter informações mais detalhadas sobre a capacidade de pagamento dos clientes, que lhe permitissem criar estratégias seguras para aumentar o limite de crédito dos clientes de baixo risco.

Depois de muito procurar, ele encontrou a solução no sistema Meu Crediário.

Facilidade e rapidez na aprovação

Primeiramente, a Pé Legal Calçados implantou o Meu Crediário em uma única loja, para poder avaliar a plataforma e introduzir esta nova forma de vender no carnê a sua equipe de crediaristas.

Depois de algumas semanas de teste, José verificou os relatórios gerados pelo sistema e constatou a eficiência da análise de crédito para controlar a inadimplência.

Sua satisfação foi tão grande que hoje ele já está operando com o sistema em quatro das seis lojas da rede, e ainda indicou o Meu Crediário para outras duas redes controladas pela família.

Realmente um sucesso!

Tanto que esses dias recebi pelo Whatsapp a seguinte mensagem do José:

Legal, né?

Esse tipo de reconhecimento, além de nos deixar muito felizes, também nos deixa confiantes de que temos a melhor solução para o lojista que busca vender no crediário próprio e controlar a inadimplência.

Mas não quero afirmar isso apenas com base no relato do José.

Vamos aos números!

Tecnologia para controlar a inadimplência

Para mostrar como nossa tecnologia de análise de crédito tem funcionado para a Pé Legal Calçados, trago algumas informações bem interessantes.

A tabela abaixo contém números reais do negócio , retirados diretamente do relatório de inadimplência gerado pelo sistema.

Ela abrange os resultados de um mês de vendas nas quatro lojas da rede que utilizam o Meu Crediário:

Aqui você tem a prova da assertividade do nosso score de crédito.

Veja como se comporta o índice de inadimplência de acordo com o perfil dos clientes.

Com a ajuda do Meu Crediário, as lojas agora conseguem identificar melhor o risco de cada venda e restringir o crédito de alto risco.

Perceba como é baixo o número de vendas aprovadas para clientes de perfil E (risco muito alto).

E não é por menos. Afinal, 40,5% desse público deixa de pagar no período de até 30 dias depois do vencimento das parcelas.

Quando olhamos para os 60 dias, vemos que todos os perfis de menor risco (A, B e C) já apresentam um bom nível de inadimplência.

Enquanto isso, os clientes de perfil D e E (esses últimos em especial) estão com uma inadimplência muito alta, fora da realidade.

É com base nessas informações que a Pé Legal Calçados agora consegue saber quem são os seus melhores clientes.

E foi por isso que a rede adotou uma nova política de crédito e tomou a decisão de não vender mais para clientes letra E.

Confira o depoimento do Moacir, dono da Pé Legal, sobre como o Meu Crediário transformou a operação de crediário da rede!

Unificando as bases de negativados

Com os dados que apresentei até aqui, acredito que você já tenha entendido a verdadeira evolução que o sistema Meu Crediário proporcionou para a Pé Legal Calçados.

Além disso, é importante ressaltar que o nosso sistema também ajudou o José Moacir a contornar uma  específica do mercado no Mato Grosso do Sul.

Nesse estado, parte dos lojistas negativam clientes inadimplentes na base do SPC Brasil e outra parte na Boa Vista Serviços, gerando a necessidade de consultar as duas bases na hora de aprovar a abertura de um crediário.

O lojista que não fizer isso corre um grande risco de vender para um negativado sem saber.

Por oferecer acesso a ambas as bases de dados de forma instantânea, sem precisar sair do sistema, o Meu Crediário resolveu mais este problema para a rede Pé Legal.

Não é à toa que o José hoje está plenamente satisfeito.

Ele finalmente conseguiu controlar a inadimplência no crediário e, de quebra, ainda passou a vender mais para quem realmente pode pagar.

É ou não é um bom negócio?

Depois de conhecer a história do José Moacir, você também ficou interessado em ter o Meu Crediário na sua loja?

Conheça o sistema Meu Crediário e veja como podemos ajudar sua loja de varejo a vender mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos completos sobre gestão de crediário, análise de crédito e mais.

Form Submission
Ao enviar meus dados, eu concordo em receber comunicações conforme a política de privacidade.

Siga o Meu Crediário nas redes sociais

Você vai se interessar também