inadimplência ideal

Inadimplência Ideal Existe?

Inadimplência ideal: será que isso realmente existe? Se você quer saber mais sobre esse assunto e dominar ainda mais as suas vendas, você precisa continuar acompanhando aqui.

Saber calcular a inadimplência do seu negócio é um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso das suas vendas e do seu fluxo de caixa. Além de ser um passo primordial para quem quer diminuir perdas causadas pelos clientes que não pagam em dia.

Antes de mais nada, posso adiantar que existe sim um índice ideal de inadimplência. Porém, muitas lojas têm dificuldade de calcular essa taxa de inadimplência em seu negócio. Pensando nisso, resolvi fazer esse artigo com todas as informações sobre a inadimplência.

O que acha de conferir dicas sobre o cálculo e dominar ainda mais o mundo dos negócios?

Me acompanhe nessa leitura!

Inadimplência aceitável ou ideal existe? Assista esse vídeo no nosso canal do Youtube e saiba a resposta!

O QUE É ÍNDICE DE INADIMPLÊNCIA ACEITÁVEL OU IDEAL?

Ideal ou aceitável, existe um número que é considerado normal de inadimplência dentro das vendas. Para entender mais, vale a pena pontuar considerações importantes: algumas lojas acham a inadimplência alta, mas não calculam para ter comprovação em dados sobre isso.

Quando vamos trabalhar com uma operação de crediário, precisamos buscar um ponto ideal. Mas, antes de mais nada, é importantíssimo entender que esse ponto não faz parte de uma regra, ele vai variar de negócio para negócio. Toda loja vai buscar uma inadimplência igual a zero, mas a gente sabe que, infelizmente, isso é utópico e não faz parte da realidade. 

Então, como buscar um índice de inadimplência adequado?

O primeiro ponto é entender quanto você está disposto a perder, ou seja, o quanto você pode arriscar ou dar de desconto. Por exemplo, se você dá 5% de desconto, poderíamos presumir que essa seria a média ideal da sua inadimplência. Com base nessa porcentagem, agora podemos começar a ajustar a operação, que vai se iniciar através de uma análise criteriosa dos seus relatórios.

Imagine que você já tem uma operação de crediário rodando, você vai começar a avaliar quais foram os índices de inadimplência de 30 dias, 60 dias e 180 dias. Esses relatórios vão fundamentar a sua operação. Com base nisso, você consegue criar os critérios de aprovação. Então, sabendo qual é o índice de inadimplência adequado para 30 dias, sabemos o comportamento dos próximos meses e o que fazer para ter fechamento em 5%.

É claro que pode existir uma flutuação, pois nem todos os meses são iguais, mas assim conseguimos criar uma média. Vale lembrar que uma inadimplência muito baixa também não é bom, isso porque você acaba sendo tão restritivo no crédito que eventualmente você pode ter uma inadimplência de 2% vendendo R$ 50.000, mas se tivesse com uma inadimplência de 3%, por exemplo, você poderia estar vendendo R$ 75.000. Entende isso?

É por isso que chamamos de inadimplência ideal, porque até um certo ponto pode compensar para o seu caixa ter 1% a mais de inadimplência no seu empreendimento. Tendo tudo isso calculado e equalizado, conseguimos chegar ao melhor ponto possível para a loja.

Como selecionar mais clientes que são bons pagadores

Essa é a forma de ser mais agressivo possível em uma operação de crediário, vendendo o máximo possível e trabalhando com uma inadimplência adequada. Dentro disso, o único cuidado que deve estar presente nas lojas é fugir de clientes que se classificam em índices muito baixos e também os que se classificam nos índices muito altos de inadimplência. 

Afinal, isso atrapalha o cálculo responsável por ajustar de uma boa forma a inadimplência.

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AUTOMATIZE OS CÁLCULOS:

Uma excelente forma de manter os seus níveis sempre adequados é automatizando os cálculos. É isso mesmo. Hoje em dia contamos com ferramentas que automatizam todo esse processo. Além de serem mais ágeis e confiáveis do que cálculos feitos à mão ou em planilhas do Excel, estes softwares ainda geram informações extras para ajudar na gestão de todo o seu negócio.

Por isso, para saber mais sobre Gestão de Crediário Automatizada, basta falar com a gente. 

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!

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