Fraudes no Crediário

Evite Fraudes na Operação de Crediário

Será que as políticas de crédito que você trabalha no crediário da sua loja podem influenciar em possíveis fraudes de pagamento?

Você já tinha parado para pensar sobre esse assunto?

Eu costumo conversar com lojistas do Brasil inteiro. Em algumas situações eu presencio lojistas que estão sofrendo ou com a questão da inadimplência alta, outros que querem ampliar as operações de crediário, mas ainda são raras as vezes que eu encontro lojistas que estão sofrendo com fraudes nas operações de crediário próprio, principalmente entre vendedores de calçados e óticas. Mas será que existe algo que podemos fazer para evitá-la?

Apesar de não ser tão comum assim, esse é um assunto que precisamos dar atenção. Por isso, resolvi fazer um estudo mais aprofundado para identificar quando é que isso ocorre.

Não existe uma única solução, mas esse artigo vai te ajudar a repensar as suas práticas, ok?

Mas então vamos conferir mais sobre as políticas de crédito? O que acha de entender isso?

Boa leitura!

É POSSÍVEL EVITAR FRAUDES DE CLIENTES NO COMÉRCIO VAREJISTA?

O primeiro ponto a se pensar é que nenhuma empresa está livre de ações fraudulentas, porém, existem algumas medidas que podem ser aplicadas para tentar evitar fraudes e viver uma relação mais saudável no seu negócio. Para isso, é importante conhecer boas práticas para aumentar a segurança do negócio.

Confira agora algumas das principais práticas:

  • TENHA UMA POLÍTICA DE CRÉDITO E COBRANÇA;
  • INVISTA NA CAPACITAÇÃO DA SUA EQUIPE;
  • BUSQUE BONS RECURSOS TECNOLÓGICOS;
  • ANALISE OS HISTÓRICOS DE COMPRAS DOS CLIENTES;
  • GARANTA A CONFORMIDADE COM A LGPD.

Esses são apenas alguns dos pontos que podem fazer uma grande diferença na segurança dos seus pagamentos. Aplicar eles no seu dia a dia pode ser uma verdadeira “mão na roda”.

QUALIDADE DO CLIENTE X FRAUDE:

Quero tentar falar de uma forma de fácil entendimento para que todos entendam da melhor forma o que pode acontecer em uma operação fraudulenta. Normalmente, lojas que possuem uma cobrança de juros muito alta no parcelamento acabam sofrendo com fraude.

Isso acontece porque esse é um pessoal que tem um crédito muito facilitado. Afinal, ele acha que ganha um valor expressivo, mas na verdade os juros estão mais altos justamente para buscar uma maior segurança financeira para o vendedor. Se essas lojas tirarem esses juros elevados e fizerem uma conta só do capital pago, boa parte dessas lojas vão acabar possuindo a inadimplência acima de 15% ou até 20%, que é uma inadimplência muito alta.

Nesse caso, esse lojista perde em duas situações: estimulando a venda de clientes que não são bons pagadores com índices de juros elevados e, ainda, perdendo em ações judiciais. Afinal, se ele está sofrendo com fraudes, ele consequentemente estará sofrendo com ações de danos morais pelo proprietário original do cadastro que entrará na justiça contra a loja.

Temos duas situações que precisam ser evitadas nesse caso: o cliente “achando” que está passando a perna no dono da loja e o dono da loja tentando ganhar muito acima com juros elevados. São duas situações muito prejudiciais e que podem afetar os seus bons clientes.

Já no outro lado estão lojas que acabam cobrando juros muito baixos. Esse caso também não é benéfico, porque a loja acaba não tendo receita com a operação de crediário e isso também impossibilita em algumas situações que a loja corra um pouquinho mais de risco. 

Como não ter um operação conservadora

Com base nisso, chegamos a um ponto que é considerado ideal e justo: o famoso meio termo. Aqui vai depender muito da criatividade do lojista (não cobrar juros até 3x ou alguma outra forma que lhe pareça interessante).

Enfim, nesse caso, alguma coisa o lojista terá que fazer para trabalhar com juros em um local mais seguro. Com isso, você possibilita que a sua loja não seja tão conservadora, mas ela ainda consegue ser um pouco mais agressiva.

Você consegue fazer um parcelamento maior dependendo da análise de crédito do cliente. Lembrando que isso é para quem realmente precisa e não para todos os tipos de clientes. Promova facilidades para quem consegue pagar em menos vezes e juros para quem tem mais necessidades. Juros esses apenas para garantir uma maior segurança para o negócio.

Ser justo sem sacrificar o cliente, você garante maior fidelidade e maior credibilidade na loja.

Lembre-se: busque sempre ser o bom assunto em uma roda de pessoas. Isso é importante.

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!

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