cliente

O cliente é o seu maior concorrente

Muitas das vezes que conversei com os meus clientes lojistas, percebi que uma de suas principais preocupações era com os concorrentes. Porém, quem são esses concorrentes? Será que são colegas de trabalho do mesmo segmento? Seria essa a maior preocupação?

No artigo de hoje, você vai descobrir que não. O consumidor que é o seu maior concorrente.

Independentemente do seu setor ou do produto ou serviço que você venda, é importante pensar que você vende uma solução para algum problema de um cliente seu. É aí que eu indico colocar os esforços. Você deve entender como pode lidar com o problema do cliente.

Conversei com Ermelino Espíndola, do Canal Falando de Loja, para debater sobre esse importante ponto de vista no mundo do varejo. O que acha de aprender mais sobre o tema?

-> Continue por aqui e acompanhe essa leitura completa com tudo o que você precisa saber.

O CREDIÁRIO É UM MAL NECESSÁRIO?

Sem “mal necessário”. Crediário é o meio de pagamento que deve ser usado com sabedoria.

Tanto eu quanto o Ermelino já vivenciamos situações de ouvir lojistas comentando que o crediário é um mal necessário. Entretanto, antes de mais nada, eu já posso adiantar que o crediário, quando bem aproveitado, é um grande aliado para todo faturamento em uma loja.

Durante nossa conversa, Ermelino afirmou que um dos grandes problemas encontrados atualmente em relação ao crediário é exatamente a forma com que ele é visto pelos profissionais, como se ele fosse apenas um coadjuvante, com pouco espaço. É fundamental entender, porém, que ele só funciona quando é visto com uma boa estratégia de negócio.

Ao compreender isso, fica mais fácil de perceber que, quando você entende os benefícios que o crediário pode oferecer para o lojista e para o cliente, você finalmente entende a importância, a necessidade e a estratégia que existe por trás dessa forma de pagamento.

Para aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto, confira abaixo o primeiro vídeo e saiba tudo sobre o cliente ser seu maior concorrente!

ENTÃO, QUEM É O VERDADEIRO CONCORRENTE DO LOJISTA?

Boa parte dos lojistas acham que o maior concorrente que têm talvez seja o lojista que está localizado próximo a ele, ou que tem um produto ou serviço parecido com o dele. Porém, na verdade, o seu principal concorrente é o cliente. Isso porque você está, mesmo que indiretamente, concorrendo com as despesas que o seu consumidor já tem no seu dia a dia.

Por exemplo, você precisa convencer o seu cliente que, mesmo tendo seus gastos fixos, o seu produto ou serviço é essencial e deve fazer parte dos investimentos dele durante o mês.

A verdade é que, atualmente, muitos brasileiros têm grande parte de seus salários e até mesmo os seus limites de cartão de crédito ocupados por despesas fixas. É aí que entra a importância e até mesmo a necessidade do crediário. Pois ele se torna um meio inclusivo de compra para essas pessoas. Então, é interessante que a loja tenha esse entendimento. 

Nós podemos afirmar atualmente que o crediário é um dos meios de vendas mais tradicionais que temos no Brasil. Então, na verdade, ele é muito mais o seu aliado do que apenas um mal necessário. Ele pode ser o seu braço direito na hora de lidar com a concorrência.

“Quando você para para analisar, o seu principal concorrente é aquele que compete com a renda do seu consumidor”. Essa é uma frase de Ermelino que resume muito do que falamos.

ENTÃO, QUAL É O SEGREDO PARA LIDAR COM ESSA CONCORRÊNCIA?

O segredo é ter estratégia para oferecer poder de compra para o seu cliente. Tenha em mente que o crediário surgiu para facilitar a vida dos clientes. E tudo isso pode ser feito sem medo. Atualmente, com as análises corretas de score de crédito, você pode se preparar para vender de forma saudável para o seu fluxo de caixa e sem lidar com a inadimplência.

Lembre-se que o mundo é uma eterna transformação. É importante estar atento às necessidades dos seus clientes e às formas que você pode entrar com soluções levando essas necessidades como base. Por isso, a dica é se atualizar e entender o poder do crediário.

Gostou de saber mais sobre isso? Entre em contato com nossa equipe de especialistas e descubra como o Meu Crediário pode transformar os seus negócios.

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!

Dica bônus: Você sabia que oferecer vendas parceladas pode fidelizar seus clientes, trazer recorrência de compra e assim aumentar mais as vendas da sua loja de varejo? Se quer saber mais sobre como ter crediário seguro, baixe nosso e-book grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos completos sobre gestão de crediário, análise de crédito e mais.

Form Submission
Ao enviar meus dados, eu concordo em receber comunicações conforme a política de privacidade.

Siga o Meu Crediário nas redes sociais

Você vai se interessar também

como fidelizar clientes

Como fidelizar clientes na minha loja?

Fidelizar clientes é um dos grandes desafios e, ao mesmo tempo, uma das maiores oportunidades para donos de lojas que desejam prosperar a longo prazo.