O que é SKU e como ele otimiza o estoque no ponto de venda

 Você sabe o que é SKU ?

 Por definição, um Stock Keeping Unit (SKU) é um número atribuído a um determinado produto vendido no varejo, que pode ser usado para identificar seu preço, suas características e dados sobre o fabricante.

Mas, ao contrário dos códigos do tipo UPC, os SKUs não são universais. Isso significa que cada varejista deve desenvolver seu próprio conjunto de SKUs para  organizar o estoque  em suas lojas.

Por ter essa característica, e também pelo fato de poder ser lido por qualquer pessoa sem a necessidade de equipamento especial. O SKU é uma forte ferramente para rastrear o inventário de um estabelecimento comercial. Quando acessado através de um sistema contábil, fornece uma série de números que rastreiam informações exclusivas relacionadas a um produto.

Classificações e categorias

Normalmente, os SKUs são divididos em classificações e categorias. Muitos varejistas costumam usar uma série de números próximos em seus SKUs para agrupar produtos, facilitando a análise. Por exemplo, 25-10xxx pode indicar fornos a gás e 25-20xxx fornos elétricos.

O próximo número pode ser um indicador de cor. Então, 25-1001x pode indicar fornos brancos e 25-1002x fornos pretos.

E a lista pode continuar a partir daí, de acordo com a necessidade específica de cada varejista.

Como utiliziar os SKUs?

 Você já se perguntou como a Amazon consegue escolher o item perfeito para exibir como “sugestão” quando você está fazendo uma compra? Pois saiba que a loja faz usando usando os SKUs.

A Amazon simplesmente anexou um SKU exclusivo com todas as características de identificação em cada um de seus produtos. Então, quando você está olhando um liquidificador, o site vai exibir outros liquidificadores como opção de compra. Mas você não verá apenas qualquer liquidificador, verá os produtos que possuem características semelhantes com base nas informações do SKU.

A maioria dos sistemas permite que a loja crie sua própria hierarquia ou arquitetura do SKU. Mas antes de criar um sistema muito elaborado para seu inventário, considere o que a sua loja realmente precisa saber sobre cada produto.

Por exemplo, uma loja de calçados pode classificar os itens com base no tipo de cliente (homens, mulheres, crianças), estilo (formal ou casual), cor e tipo de material. Lojas maiores podem dividir as categorias ainda mais, com base nas estações do ano, lançamentos ou altura dos saltos dos sapatos.

Quanto mais precisa for a organização dos SKUs, mais detalhados serão os relatórios gerados para ajudar o lojista na gestão do estoque e das vendas. Estes mesmos relatórios podem ainda ser compartilhados com fornecedores para negociar melhores termos e identificar os itens mais e menos vendidos.

Gerenciamento de estoque

Você já esteve em uma loja e percebeu quando o vendedor verificou o SKU para detectar se havia mais itens disponíveis? O gerenciamento de inventário é a função central de um SKU, uma vez que ele facilita a vida dos gestores de estoque. Com ele não é preciso utilizar máquinas para controlar o estoque, basta o acompanhamento por um responsável.

O SKU também pode melhorar a experiência de compra do cliente, pois permite identificar eletronicamente os produtos em estoque e reduzir o tempo de atendimento na loja.

Outro grande benefício de saber o que é SKU é na publicidade digital. Com a paisagem competitiva do varejo na internet e consumidores sempre comparando preços com os concorrentes, um SKU exclusivo pode ajudar a proteger suas margens. Muitos varejistas colocam seu SKU ao invés do número de série ou código do fabricante em um anúncio online. Assim, os compradores não podem determinar se a máquina de lavar roupa que eles estão olhando é a mesma da loja concorrente. Eles podem focar apenas nas características do produto exibido.

Agora que você já sabe o que é SKU, que tal conhecer outra ferramenta simples e eficaz para organizar os produtos no ponto de venda? Veja como usar curva ABC na gestão de estoque  e melhore ainda mais os resultados da sua loja.

Agora que você sabe como otimizar sua gestão de estoque, baixe nosso Guia Definitivo para buscar novos clientes e vender mais no varejo.

 

Esperamos ter te ajudado com o conteúdo. Para entender mais sobre crediário próprio, clique aqui e agende uma conversa com um de nossos especialistas.

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