O segredo do recebimento via PIX no varejo

O PIX chegou como um meio de pagamento há não muito tempo, mas hoje em dia mal conseguimos lembrar de como fazíamos transferências sem essa facilidade, não é mesmo?

Essa ferramenta veio com o principal objetivo de realmente facilitar as nossas vidas. Porém, você sabe como trabalhar da melhor forma possível com o recebimento via PIX no varejo?

Desenvolvido pelo Banco Central, o PIX é um meio eletrônico para pagar e fazer transferências. Com ele, o consumidor consegue fazer os pagamentos pelo próprio celular e, assim, não precisa de dinheiro físico para suas compras. Tudo isso é feito em tempo real.

Já sei que provavelmente você já tem esse conhecimento e sabe como ele funciona. Mas o que quero abordar aqui é um pouco diferente. Hoje quero te contar quais são os segredos do recebimento via PIX no varejo. É isso: saber como trabalhar com o PIX da melhor forma.

O que acha de conferir mais sobre isso no artigo da semana? Confira agora aqui. Boa leitura!

O QUE O PIX PODE MUDAR COMO PAGAMENTO NO CREDIÁRIO?

É importante ter em mente que, com a chegada do PIX, as lojas que oferecem crediário precisarão explorar outros métodos para continuar a reter clientes e, principalmente, fazê-los voltar ao local. Um exemplo é o uso dos QR CODES que poderão te ajudar com isso.

Mas a boa notícia é que essa forma de pagamento pode oferecer uma série de vantagens, como: menos boletos, menos filas nas lojas físicas, possibilidade de pagar remotamente e mais facilidade na hora de fazer a cobrança. Vamos entender mais sobre daqui para frente.

O SEGREDO DO RECEBIMENTO VIA PIX NO VAREJO

Você já implementou no crediário da sua loja o recebimento via PIX? Muitas vezes, essa forma de pagamento acaba gerando uma aflição nos lojistas, principalmente para quem tem uma operação de crediário com uma representatividade grande no faturamento da sua loja.

Esse conflito existe, porque (muitas vezes) o lojista sabe que um dos grandes benefícios da operação de crediário é o cliente fazer o pagamento das parcelas na loja, garantindo assim uma maior recorrência de vendas. Aqui no Meu Crediário, cerca de 10% dos clientes que vão à loja fazer o pagamento fazem uma nova compra. E essa compra o lojista precisa manter.

Entretanto, a gente também precisa estar aberto a algumas mudanças que a tecnologia está proporcionando para o varejo. E uma delas com certeza é o PIX. Não podemos ignorar que ele pode ser uma excelente forma de capturar clientes mais jovens. Afinal, precisamos pensar que é nós empreendedores que precisamos nos enquadrar ao modelo dos clientes. 

A verdade é que existem formas do crediário conviver e até mesmo se beneficiar do recebimento via PIX no varejo. Como a que abordei aqui anteriormente, falando que esse método de pagamento pode até mesmo trazer a oportunidade de chamar a atenção daqueles que deixavam de comprar com o crediário próprio porque não queriam voltar na loja para pagar.

Assista ao vídeo abaixo e veja as dicas exclusivas da equipe do Meu Crediário lá no nosso canal do Youtube!

PESQUISA DO COMPORTAMENTO DO CREDIÁRIO EM LOJAS DE VAREJO

Para comprovar e ter mais clareza sobre tudo isso que este artigo vem abordando, fiz uma pesquisa do comportamento de recebimento dos últimos 8 meses nas lojas que trabalham com o Meu Crediário.

Durante essa pesquisa, fiz o acompanhamento de três formas de recebimento:

  • DINHEIRO
  • BOLETO
  • PIX

O resultado foi que, a partir do terceiro mês em que implementamos o PIX nas lojas, observamos que ele ultrapassou o volume bancário nos recebimentos via boleto. Em contrapartida, com o passar do tempo, o boleto foi apresentando queda e o PIX seguindo com uma aceitação muito forte. Já no quarto mês o mesmo aconteceu com o dinheiro.

Ou seja, consumidores que estavam pagando na modalidade “dinheiro” começaram a pagar via PIX. E o mesmo ocorreu com os boletos. Desde a entrada do PIX como uma opção de pagamento, o PIX apenas apresentou crescimento enquanto os outros apresentaram queda.

É por isso que é muito importante a sua loja estar atenta às novidades do mercado. Além disso, o PIX é o primeiro passo para a transformação do modelo de crediário para o digital.

Portanto, o PIX veio trazendo uma transformação de mercado. É necessário acompanhar…

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um grande abraço, boas vendas!

Quer saber mais sobre como se destacar com boas estratégias de crediário? Agende uma conversa com um de nossos especialistas clicando aqui.

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