como cobrar clientes

Como cobrar clientes em lojas de vestuário e de calçados?

Você sabe como deve funcionar a cobrança de uma loja de calçados e de vestuários? Confira já este material completo e descubra tudo o que você precisa saber sobre como cobrar clientes em lojas de vestuário e de calçados.

Muitas vezes, o tema cobrança é considerado um pouco complicado em meio aos lojistas. Isso porque muitos sentem dificuldades de encontrar os melhores métodos para cobrar de forma efetiva e educada os seus clientes. Entretanto, querendo ou não, essa é uma parte inevitável de se envolver quando alguém trabalha com vendas e diretamente com o público.

Pensando nisso, no artigo desta semana eu quero abordar quais são as melhores formas de cobrar um cliente em lojas de vestuário e de calçados. O que acha de aprender sobre isso? Se tiver interesse, basta continuar essa leitura e conferir todos os pontos importantes aqui.

Vamos lá?

EXISTE UM JEITO CERTO DE COBRAR OS CLIENTES?

Essa é uma pergunta que a maioria dos empreendedores costumam se fazer. Mas será que existe certo e errado quando o assunto é cobrança? A questão toda está no jeito em que ela é feita. 

Afinal, é claro que você precisa ser proativo e tomar uma atitude para mobilizar as pessoas a pagarem o que lhe devem, mas é imprescindível entender a importância de fazer isso de forma amigável e não abusiva. Você já havia parado para refletir sobre este assunto?

O que quero dizer é que é muito importante aprender qual é a melhor abordagem, levando em conta a fase da cobrança e o perfil do devedor, para não dar margem a possíveis ações por danos morais. A ideia aqui, então, é que por trás de uma cobrança eficiente é necessário recuperar o crédito dos clientes sem colocar em risco o relacionamento deles com sua loja.

Com base nisso, que tal descobrir como cobrar clientes em lojas de vestuários e calçados?

Quer saber a melhor forma de cobrar seus clientes? Confira nosso vídeo no Youtube e saiba mais sobre o assunto!

COMO COBRAR CLIENTES DE UMA FORMA EDUCADA E EFICAZ

Quando estamos falando de cobrança, principalmente no varejo, precisamos cuidar muito da recorrência. Nesse caso, não estou falando propriamente da recorrência da cobrança, mas sim da recorrência em que esse cliente vem atrasando os pagamentos na loja. Ou seja, a gente quer recuperar o crédito desse cliente, mas também quer manter ele em nossa loja.

Quando o assunto é cobrança, precisamos ter noção que para cada perfil de risco do cliente, nós temos que ter um tipo de cobrança diferente. Ao falar em perfil de risco, estou falando de um cliente com perfil de risco no momento da compra e não o perfil de risco de atrasar. 

Então, sabendo disso vamos entender melhor onde quero chegar: ao fazer a venda para um cliente eu começo identificando o seu perfil de risco, que costuma estar classificado entre A e F. Ao saber onde ele está classificado, eu já consigo entender qual é o momento ideal que eu começo a cobrar esse cliente.

Por exemplo, um cliente com perfil de risco A ou B são clientes que eu consigo atrasar a cobrança. Ou seja, vou iniciar a cobrança com um atraso e essa cobrança provavelmente será feita por SMS e a partir de uns vinte e cinco dias depois.

Já o cliente com perfil D ou F eu posso já antecipar a cobrança. Ou seja, vou avisar que o pagamento está chegando antes mesmo de vencer. Podemos fazer isso porque esse cliente já tem um perfil de risco maior de inadimplência para o negócio. Nesse caso, começamos a cobrança geralmente com um WhatsApp ou até com uma ligação em uns cinco dias antes.

Como podemos perceber, são processos diferentes que levam em conta cada necessidade.

O que quero dizer com tudo isso é que não precisa haver uma regra. É importante investir em conhecimento e, assim, entender como lidar com cada cliente de forma particular e especializada. Isso é um dos pontos que pode fazer toda a diferença em toda sua empresa.

O que você tem que ter em consideração é que você precisa retornar o crédito desse cliente, porque você quer que esse consumidor tenha recorrência na loja. E esse é o ponto principal que você precisa verificar sempre que estiver fazendo a cobrança dos seus clientes em loja.

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!

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