Qual a função do gerente na gestão de pequenas lojas?

No ambiente do varejo, especialmente entre as empresas de menor porte, é comum o proprietário do negócio ser uma figura extremamente presente na gestão da loja.

É ele o responsável por coordenar as atividades diárias da equipe de vendedores, atender todos os fornecedores e, ainda por cima, se comunicar diretamente com os clientes.

Não há nada de errado nisso.

A presença e o interesse do proprietário são essenciais para manter uma empresa saudável, principalmente nos seus primeiros anos.

Mas, se tudo der certo e o negócio prosperar, chegará um momento em que o lojista vai precisar aprender a delegar funções para poder focar em aspectos mais estratégicos da administração.

É neste momento que o trabalho do gerente se torna fundamental.

Por isso é importante que você, como empresário do varejo, saiba muito bem qual a função do gerente na gestão de loja. O que esperar desse profissional? Como ele poderá ajudá-lo a crescer e prosperar no comércio?

Qual a função do gerente na gestão de loja?

  • Basicamente, a função do gerente é ser uma espécie de “representante oficial” da administração da loja perante seus diversos públicos: fornecedores, funcionários e clientes.
  • É ele que responde pelo bom funcionamento do ponto de venda, pela satisfação do consumidor e pelo desempenho dos vendedores.  

Por isso mesmo, é importante que o gerente tenha pleno conhecimento da missão, visão, valores e estratégias adotadas pela empresa. E, além disso, saiba quais são as ações que estão sendo tomadas para atingir as metas traçadas pelo lojista.

Afinal, ele é o principal responsável por difundir e reforçar a cultura organizacional da sua empresa.

As funções do gerente de loja incluem abrir e fechar o negócio todos os dias, zelar pela organização e pelas rotinas no ponto de venda, auxiliar no atendimento ao cliente, fazer recrutamento de vendedores, coordenar e acompanhar metas de vendas, controlar as entradas e saídas do caixa, entre outras responsabilidades.

Em resumo: a parte estratégica e financeira da gestão de loja continua nas suas mãos, enquanto o gerente assume a parte mais operacional. 

Para aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto, confira abaixo o vídeo e saiba tudo sobre erros comuns na gestão da loja!

O que observar ao contratar um gerente?

Ao escolher um profissional para ocupar esta função, é importante verificar se ele possui algumas características essenciais para ser um bom gerente:

  • Conhecer os pontos principais da operação de uma loja e demonstrar capacidade para liderar equipes;
  • Além de saber liderar, também deve ser capaz de avaliar uma equipe de vendas;
  • Se manter bem informado sobre novidades do mercado, mudanças no comportamento do consumidor e os novos desafios da gestão de loja;
  • Ter conhecimentos sobre controle de custos, gestão de pessoas, logística e – é claro – técnicas de vendas.

Ou seja:

Um bom gerente de loja deve combinar conteúdo técnico com relacionamento humano!

Por ser o responsável por planejar e controlar a execução dos trabalhos diários da loja e estar ligado a alguns aspectos administrativos do negócio, o gerente deve se relacionar diretamente tanto com os colaboradores quanto com os diretores da empresa.

Dessa forma, o ideal seria buscar alguém com formação superior, nas áreas de Administração de Empresas ou Marketing. Um profissional mais qualificado e preparado com certeza será capaz trazer um retorno maior para a loja.

Portanto, pense duas vezes antes de pegar o melhor vendedor da sua equipe e tentar transformá-lo em gerente. Este é um erro muito comum quando se trata de gestão de loja.

Não seria melhor investir primeiro na formação desse profissional? Ou então procurar alguém mais experiente, que já tenha trabalhado na mesma função em outras empresas?

O gerente de loja é uma peça chave para o sucesso de qualquer empresa varejista. Não deixe que uma escolha mal feita para esta função ponha em risco o resultado seu negócio.

O que os clientes esperam do gerente?

Se você tem alguma experiência com gestão de loja, sabe muito bem o que acontece quando um cliente fica insatisfeito com o atendimento recebido ou tem algum problema mais sério na sua experiência de compra.

Ele pede para falar com o gerente!

Nada mais justo. É justamente ao gerente da loja que o cliente deve recorrer quando precisar ter uma necessidade atendida ou tiver uma reclamação a fazer.

Nesse momento, o bom profissional deve sempre se colocar no lugar da pessoa insatisfeita e ter habilidade para resolver cada situação da maneira mais adequada.

Por isso, certifique-se que seu gerente esteja preparado para lidar com esse tipo de manifestação e saiba tratar todos os clientes com a devida atenção.

Mas o melhor mesmo é não dar motivo para que as reclamações surjam.

Por isso, outra função do gerente é trabalhar para reduzir a insatisfação dos clientes, checando se o padrão de atendimento da loja está sendo mantido. Para isso, ele deve manter-se sempre próximo a área de vendas, circulando entre os clientes e observando o comportamento dos vendedores, auxiliando sempre que for solicitado.

Como deve ser a relação do gerente com os vendedores?

No que se refere ao desempenho dos vendedores, a principal função do gerente é motivar e orientar a equipe de vendas, identificando pontos a serem melhorados e desenvolvendo estratégias para otimizar os resultados da loja.

Um gerente é como se fosse um “espelho” da sua equipe. Através da qualidade do seu trabalho ele deve ser capaz de melhorar o trabalho de todos.

Para isso, um bom gerente deve atuar como facilitador , retirando barreiras que prejudicam os resultados do grupo.

Todos no time devem percebê-lo como um líder, alguém que está ali para ajudar tanto a loja quanto o funcionário.

A liderança é uma qualidade essencial para qualquer gerente.

Afinal, é preciso saber liderar para poder inspirar os vendedores a atingir objetivos, cobrar resultados, detectar falhas e premiar acertos.

Mas só liderança não basta.

É preciso ser organizado e definir com clareza um método para otimizar os resultados da equipe. E ele só vai conseguir fazer isso se estabelecer indicadores de desempenho para cada vendedor e os acompanhar de perto ao longo do tempo.

Como o gerente deve encarar as metas de vendas?

Outro desafio imposto aos gerentes no varejo são as metas de vendas. Como já ouvi falar por aí, um bom gerente deve “acordar, trabalhar e dormir com a meta na cabeça”.

E é bem por aí mesmo!

Para obter resultados financeiros e manter o negócio crescendo, toda loja deve ter metas de vendas bem definidas, estipuladas em projeções de desempenho semanal, mensal ou até anual.

Com o aumento da concorrência e a pressão por resultados cada dia mais forte, a responsabilidade do gerente nesse aspecto da gestão de loja só vem aumentando. Para que ele consiga atender essa demanda, é essencial o uso de ferramentas estatísticas que permitam acompanhar o desempenho da equipe e das vendas como um todo.

Esse controle mais aprofundado dos dados de vendas permite ao gerente orientar e corrigir desvios apresentados pelos vendedores em certos indicadores. Com isso, é possível trabalhar caso a caso para desenvolver as habilidades dos profissionais e aumentar a rentabilidade da loja.

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A função do gerente de loja na gestão do crediário

A importância do gerente para a saúde financeira do negócio é ainda maior para os lojistas que vendem no crediário próprio. Pois nesse caso o gerente precisa se concentrar também na qualidade das vendas a prazo e não apenas no seu volume total.

Afinal, uma coisa é dizer que fechou uma venda de R$ 500 no carnê.

E outra coisa completamente diferente é saber quando esses R$ 500 reais vão realmente entrar no seu caixa.

Concorda?

Então continue comigo e confira o artigo a seguir:

E se quer saber mais sobre como se destacar com boas estratégias de crediário? Agende uma conversa com um de nossos especialistas. Um abraço e sucesso!

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