Como fazer a sucessão nas empresas familiares de varejo

Sucessão familiar: você sabe o que é? Quer saber se isso se aplica no seu tipo de negócio?

De forma explicativa, a sucessão nas empresas familiares nada mais é do que o ato de transferir quem está no comando de um negócio para um outro membro da família. É o nome que damos para quando um negócio é mantido de geração em geração. Passou ou está passando por esse desafio?

Hoje queremos falar mais sobre esse tema e entender como isso pode afetar empresas e, principalmente, no varejo. O que acha da ideia de aprender mais sobre esse tema? Continue.

Prepare os seus materiais para anotações e boa leitura!

SUCESSÃO NAS EMPRESAS FAMILIARES DE LOJAS DE VAREJO

Assim como já falamos na introdução deste artigo, esse é um termo para quando a família se envolve na sucessão de um negócio. Ou seja, a sucessão nas empresas familiares consiste em passar a sua gestão de uma geração para a próxima. Quando falamos do setor de lojas e varejo, nos referimos à passagem da responsabilidade e da gestão desse negócio para filhos ou netos.


É importante falarmos sobre esse tema, porque essa mudança de realidade interfere no ponto de vista de negociações, 
na mudança de realidade em relação à tecnologia e diversos outros pontos que podem interferir na gestão do negócio. O importante é estar preparado.

COMO FAZER A SUCESSÃO NAS EMPRESAS FAMILIARES COM SUCESSO?

Por ser um assunto que envolve a vida familiar com os negócios, é importante que todo esse processo de sucessão seja bem estabelecido e acordado entre todos para que a empresa não sofra consequências durante a transição. Por isso, separamos algumas dicas:

1. FALE SOBRE ESSE ASSUNTO E FAÇA ACORDOS COM A FAMÍLIA:

A comunicação é a base para resolver praticamente qualquer coisa nas nossas vidas. Nesse caso, é importante que esse assunto seja bastante discutido, conversado e acordado para que todos tenham alinhado e tenham como objetivo sempre o melhor para os negócios.

2. CONHEÇA BEM A EMPRESA:

Esse é um dos principais pontos para a pessoa que vai assumir o posto na empresa. Um bom gestor, independentemente do tipo de negócio, é aquele que entende as necessidades, que conhece os clientes e que compreende profundamente o que aquela empresa precisa para crescer de forma saudável. No momento em que você assume essa responsabilidade, é de extrema importância que você dedique o seu tempo para conhecer bem esse negócio.

3. TENHA AS PESSOAS CERTAS POR PERTO:

Uma empresa é feita de pessoas. É importante estar alinhado com os funcionários e, se necessário, trazer para perto pessoas que você realmente pode contar. Por exemplo, se você assumir um negócio e alguma parte não estiver alinhada, é importante buscar funcionários que compactuam com a cultura da empresa para colocar a engrenagem para funcionar.

Assista esse vídeo do nosso canal no YouTube sobre sucessão nas empresas familiares e situações que podem se aplicar e melhorar seu negócio. Clique no play e confira!

A TECNOLOGIA COMO ALIADA:

Aqui no Meu Crediário, já lidamos algumas vezes com a sucessão nas empresas familiares entre os nossos clientes e, essa passagem de bastão, pode trazer muitos benefícios para a loja. Afinal, muitas vezes quem assume a gestão é uma pessoa mais jovem e que está mais ligada com a evolução tecnológica que vivemos.

Não entenda mal. Não estamos dizendo que uma pessoa jovem é melhor ou não para uma loja. O que queremos dizer é que trazer novas visões sobre o que está acontecendo pode representar uma mudança de perspectiva interessante para quem já seguia um padrão.


E o que percebemos com esse cenário? No caso do crediário, os filhos entram no empreendimento, compreendem a operação e partem em busca de uma forma de seguir ela 
de forma mais tecnológica. Inclusive esse é um dos principais fatores que os fazem buscar o Meu Crediário para trabalhar.


É importante ter em mente que a 
maturidade da loja conta muito para as próximas histórias que essa loja vai contar. Eu costumo usar muito a questão de entender a importância de unir a experiência do cliente com a loja. É fundamental os lojistas ficarem ligados em inovação.

A sucessão familiar pode sim ser um ponto de mudanças, mas também de renovação de pontos que podem ser analisados com diferentes olhares. Afinal, os clientes também vão se renovando, novas gerações vão comprar e também vão sentir a necessidade de encontrar sistemas mais automatizados. E, quando compreendemos esses movimentos, temos a chance de conquistar ainda mais consumidores, diversificando faixas etárias e até estilos.

?Para manter a gestão financeira de seu negócio com saúde, é preciso acompanhá-la de perto. Por esse motivo, gerir seus custos com eficiência é fundamental. Para te ajudar desenvolvemos um e-book grátis, baixe no formulário abaixo!

PODEMOS AJUDAR

Nós buscamos desenvolver um serviço tecnológico exatamente para estimular a experiência do cliente. Trabalhando com o crediário digital, entregando a capacidade de levar para o mercado essa experiência, auxiliando as lojas também nessa entrega mais satisfatória. Sempre fomos muito comprometidos com análise de crédito, por exemplo, mas percebemos também essa necessidade de falar a língua mais jovem e mais tecnológica.


E agora temos a opção do crediário em formato de aplicativo, uma excelente opção para clientes mais jovens e para lojistas que estão vivendo essa situação de 
sucessão nas empresas familiares.

Está passando por algo parecido e quer melhorar a tecnologia e os seus processos em loja? Conte com a ajuda do Meu Crediário para melhorar ainda mais a experiência dos clientes.


Para entender ainda mais sobre esse tema, te convido a conferir o vídeo co
mpleto no canal. 


Quer saber mais sobre como se destacar com boas estratégias de crediário? Agende uma conversa com um de nossos especialistas. Você pode fazer isso sem compromisso algum.


Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos completos sobre gestão de crediário, análise de crédito e mais.

Siga o Meu Crediário nas redes sociais

Você vai se interessar também