perfil de risco

É seguro vender para cliente conhecido sem analisar o perfil de risco?

Ganhos passados não garantem ganhos futuros. Já parou para refletir sobre essa frase? Sabe como esse ensinamento pode ser importante para deixar o seu negócio mais seguro? É muito comum que, ao falarem comigo, alguns lojistas questionem a importância de analisar o perfil de risco de um cliente já conhecido. Mas sim, precisamos falar sobre isso.

Apesar de ser algo tentador na hora da compra simplesmente pular esse processo e até mesmo reduzir custos. No entanto, esse pode ser um ato que vai influenciar negativamente o seu caixa.

Pensando nisso, fiz questão de trazer este artigo bem completo e didático para te fazer entender de uma vez por todas porque você precisa continuar analisando todos os seus clientes. Ficou interessado(a) em saber mais sobre esse tema? Vamos lá que vou te ajudar!

Por que analisar o perfil de risco dos clientes?

Antes de mais nada, é fundamental que você entenda porque esse processo de análise de perfil de risco de clientes é tão importante para manter os seus lucros em dia, principalmente quando falamos de sistemas de crediário próprio.

Já sabemos que a concessão de crédito no varejo é uma opção que pode ser vantajosa economicamente em diversos sentidos. E é exatamente por esse motivo que atualmente tantos lojistas têm buscado o crediário. Porém, nem tudo são flores e é preciso saber investir e fazer uma boa gestão para colher os frutos do que você tem plantado no negócio.

Durante as vendas, um momento que é considerado primordial é o momento que o lojista avalia e identifica se o seu consumidor é ou não um bom pagador. Para isso, inicia-se uma consulta de praxe do CPF do cliente. Isso é o princípio básico para garantir ,mais segurança nas suas vendas a prazo.

É realmente necessário analisar o perfil de risco de todo cliente?

Uma das dúvidas mais comuns dos lojistas é sobre a necessidade de analisar todos os consumidores da loja um por um. Nesse sentido, o que a gente já pode partir sabendo é que esse é um processo que oferece apenas benefícios para você. Portanto, por que deixar ele de lado?

Para responder essa dúvida de forma prática, eu separei alguns exemplos em imagens de como essas consultas podem fazer a diferença no seu caixa.

Quer entender mais sobre perfil de risco no Crediário de forma bem clara, direta e com situações reais? Então confira o vídeo abaixo:

Após assistir o vídeo, você já deve ter percebido que a falta de análise pode te colocar em uma situação bem complicada com as suas finanças, não é mesmo? Mas aqui eu vou te explicar ainda melhor sobre isso.

Aqui no Meu Crediário, utilizamos um modelo de análise que te auxilia a obter uma melhor gestão de risco de crédito de forma totalmente automatizada. Isso faz com que você tenha a facilidade de ter um recurso que utiliza um algoritmo que analisa os dados estatísticos e cadastrais. Esse recurso te entrega calculado o risco de inadimplência que o seu cliente pode oferecer.

Ou seja, a partir desse algoritmo próprio e inteligente, nós já classificamos os clientes por meio de um score de crédito que encaixa cada um deles em perfis de risco diferentes que vão da letra A até a E. E é bem simples: quanto mais perto da letra A, menor é o risco de inadimplência da venda. E quanto mais próximo do E, maior é o risco.

Então, por que nem os clientes já conhecidos ficam livres disso?

Muitas vezes, ao deixarmos de calcular o índice de inadimplência de clientes já conhecidos, acabamos vendendo de forma equivocada para maus pagadores e deixando pouco espaço para novos clientes que poderiam tranquilamente se encaixar no score de crédito A, B ou C.

Afinal, se o cliente está, por exemplo, a mais de 90 dias sem comprar na loja, mesmo sendo uma venda de ticket baixo, é necessário que você, eventualmente, analise seu perfil e, dependendo da situação, busque averiguar a última venda.

Outro aspecto importante pode ocorrer durante o momento da cobrança. Se você não sabe qual foi o score do seu cliente no momento da venda, você também poderá enfrentar dificuldades na hora de fazer a cobrança. Sabe por quê? Porque normalmente a loja precisa colocar mais esforço para cobrar os clientes de baixo risco. 

Saiba que a prioridade é que, em primeiro lugar, você sempre tente cobrar o público com percentual de pagamento maior – que são aqueles que se encaixam nas classes A, B e C.

Agora você entende a importância de não deixar de lado a sua gestão e entender bem com quem você está trabalhando na hora de fazer uma concessão de crédito? Se sim, agora te convido para conhecer o nosso sistema de gestão que pode aumentar e melhorar as suas vendas a prazo. Além disso, tornar todos esses processos ainda mais simples e satisfatórios!

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