risco de inadimplência

O que é risco de inadimplência em lojas de varejo?

Você sabe o que é risco de inadimplência em lojas de varejo? Acompanhe a leitura completa do artigo desta semana do Meu Crediário para saber sobre esse assunto.

O risco de inadimplência é uma preocupação constante para as lojas de varejo, uma vez que pode impactar significativamente suas operações e resultados financeiros.

Esse risco refere-se à possibilidade de os clientes não cumprirem com suas obrigações de pagamento, deixando de quitar dívidas ou suas parcelas de compras.

Dando continuidade ao último artigo, que falamos sobre como abrir crediário em praças de risco, neste iremos abordar o que fazer com as informações que coletamos no período inicial do crediário.

Portanto, conforme prometi no artigo anterior, quero explicar de forma detalhada o motivo do período de teste de seis meses.

Então, para entender mais sobre o tema, confira o artigo completo que nós vamos te mostrar ainda mais formas de manter sua operação saudável e sem inadimplência.

Boa leitura!

TESTE DE SEIS MESES:

Como já introduzi no artigo anterior, o período de teste de seis meses é o que considero o mais adequado para ter informações ainda mais precisas sobre o comportamento da inadimplência e também sobre o volume de dados dos clientes.

Tenha em mente que, nesse período principalmente, nós não queremos ver somente a inadimplência, mas também faturamento, quantidade de clientes, percentual de recompra, ticket médio, vendas por atendimento, parcelamento médio e, logicamente a inadimplência.

Se olharmos um ou dois meses, essas informações podem (e irão) apresentar distorções, pois são poucos dados e qualquer ponto fora da curva pode parecer 80 ou 8. Ou seja, uma tragédia ou até mesmo um sucesso.

Para aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto, confira abaixo o vídeo e saiba tudo sobre como controlar a inadimplência e quando esse índice se torna um risco para a loja!

MAS E COMO LER A INADIMPLÊNCIA?

Depois de fazer os testes corretos, é o momento de descobrir como devemos ler os números.

O que é risco de inadimplência? Quando ela é alta? Quando é baixa? Tudo isso sem rodeios.

Se você estiver iniciando a operação de crediário do zero e a inadimplência de 60 dias estiver nestes itens abaixo:

1. MENOS DE 10%:

Você está com uma pepita de ouro para explorar. Com o tempo essa inadimplência irá baixar, pois a carteira de clientes tradicionais deverá ter inadimplência menor (isso se você não perder a mão na análise de crédito).

Com este índice você pode começar a explorar o perfil de risco C (conforme explicado no primeiro artigo).

Além disso, você também pode considerar aumentar limite e aumentar um pouco mais o parcelamento. Não faça tudo de uma vez só. Se você optar por vender para o perfil C e aumentar limite, deixe para aumentar o parcelamento dentro de mais seis meses.

Faça a leitura da inadimplência dessas alterações e siga o processo de “abrir a torneira aos poucos”. Dessa forma, a operação será sempre positiva e promissora.

2. ENTRE 11% E 15%:

É preciso verificar onde você está errando na concessão de crédito. A operação não é ruim, mas requer mais cuidados.

Eu não consigo lhe dar uma recomendação assertiva por aqui, mas, nesse caso, eu indicaria aguardar mais seis meses para tomada de decisão de abrir mais ou fechar mais a concessão de crédito.

Neste ponto aqui é importante saber onde está errando e qual cliente está deixando de pagar.

Provavelmente existe algum tipo de informação que possa lhe ajudar: Clientes negativados? Conhecidos? Valores altos de vendas? É preciso explorar.

3. ACIMA DE 15%:

A concessão de crédito precisa ser conservadora e pode ser necessário precificar o risco incluindo juros no momento do parcelamento. São raros os casos que isso ocorre.

Nesse caso, você pode fechar um pouco mais a concessão de crédito e vender apenas para o perfil A.

Particularmente, eu nunca passei por este tipo de situação quando a loja vende para clientes de baixo risco (clientes sem passagem SPC, sem negativação e vendas com entrada mínima de 30% do valor da compra).

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CONCLUSÃO:

Dominando todos esses pontos, você tem chances de dominar cada vez mais as suas vendas e lidar de uma forma super saudável com a inadimplência, ou melhor, com a falta dela.

Em qualquer um desses casos, minha dica para você é considerar um sistema de análise de crédito como temos no Meu Crediário. Eu garanto que suas vendas terão aumento do ticket médio e ainda melhor resultado financeiro para você.

Gostou de saber mais sobre isso? Então não perca mais tempo gerenciando seu crediário de forma manual e arriscada. Entre em contato com nossa equipe de especialistas e descubra como o Meu Crediário pode transformar o seu negócio.

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