O crediário próprio é uma ferramenta financeira muito conhecida também pelos consumidores como carnê. Mesmo com a democratização do acesso aos empréstimos e aos cartões de crédito – que pouco alcançou as camadas mais humildes da população – o crediário é uma das melhores opções de pagamento, pois estimula um relacionamento entre cliente e vendedor, base de diversas vantagens para o negócio.
Para o cliente, o crediário pode ser uma boa opção para financiar as compras e lutar contra a dependência dos bancos, que em épocas de crise e de momentos econômicos delicados seguram o crédito e negam o direito às compras.
Várias lojas fornecem crediário diretamente em suas unidades. Se você tem dúvida sobre se é possível oferecer crediário frente à situação econômica atual, saiba que a resposta é afirmativa. Separemos a seguir 5 dicas para você montar o seu negócio, mas antes, vamos lembrar algumas questões fundamentais sobre o crediário:
Por que apostar no crediário próprio?
Mais do que uma forma alternativa de realizar o pagamento, o crediário está associado a muitas vantagens para lojistas e consumidores, tais como:
Estabelecimento de um relacionamento mais próximo com o cliente
O crediário é uma das melhores formas de fidelizar o cliente. Com um cadastro completo do consumidor, é possível oferecer a ele promoções e vantagens personalizadas. Além disso, com a necessidade de retornar à loja para o pagamento das parcelas, você terá um cliente frequente, o que aumentam as chances de uma nova venda caso a loja faça um pós-venda bem planejado.
Taxas de juros mais baixas
Por não depender de qualquer instituição financeira ou banco, o sistema de crediário oferece taxas de juros mais baixas se comparado ao cartão de crédito ou cheque especial.
Parcelamento das compras
O consumidor pode parcelar suas compras da mesma forma que faria com um cartão de crédito, mas, dependendo da compra e do seu histórico na loja, ele tem a vantagem de estender o número de parcelas muito além das 12x estabelecidas como limite pelo cartão de crédito.
Melhorias no capital de giro
Muitas são as melhorias no capital de giro da loja graças à previsão a respeito de datas para entrada de capital em caixa.
Tomando os devidos cuidados, o crediário pode sim trazer inúmeros benefícios à loja. Se você está interessado nesse sistema de pagamento, atente-se a 5 dicas para você montar o seu crediário próprio:
5 dicas para começar um crediário próprio
1. Tenha um bom sistema de cadastro
É importante arquivar dados do cliente, assim como histórico de compras e pagamentos. Com o cadastro completo, é possível enviar por e-mail ou mensagens de texto novidades, oferecer produtos ou serviços complementares, aplicar estratégias de marketing, informar parcelas que estão próximas do vencimento ou que já passaram do prazo e realizar serviço pós-venda.
O sistema de cadastro pode incentivar o cliente a ser fiel à loja.
2. Realize análise de crédito
Ter acesso a um banco de dados é fundamental para dar mais segurança na hora de vender no crediário, afinal, é possível analisar os bons e maus pagadores e combater (e controlar) a inadimplência que ocorre em todo o país.
3. Possua um plano de cobrança
Saiba que existirão clientes que atrasarão o pagamento ou não pagarão. É impossível um negócio que não tenha um inadimplente. Porém, você pode administrar esse risco com uma boa estratégia de cobrança.
Além de mandar a cobrança por e-mail ou mensagem de texto, a loja ainda pode apostar – se ambas alternativas não derem certo – em ligar para o cliente ou mesmo enviar um cobrador em seu endereço.
Um boa opção é utilizar aplicativos especializados em análise de crédito e cobrança.
4. Ofereça benefícios aos clientes
Embora existam os clientes problemáticos, saiba que a grande maioria paga em dia e está ciente das suas obrigações. Por isso, nada mais justo do que conceder algum benefício para mostrar sua afeição.
Uma ideia interessante é conceder descontos para quem faz o pagamento adiantado e na própria loja. A vinda até a loja pode gerar uma nova compra.
5. Fique de olho na concorrência
É essencial saber quais são os planos de financiamento adotados pela concorrência, que critérios eles utilizam para concessão de crédito e, claro, se o movimento de clientes aumentou.
Essa dica pode ser útil quando a loja precisa passar por reajustes ou mesmo para entender qualquer mudanças de comportamento da clientela.
Quer saber mais? Assista este vídeo que gravamos especialmente para você: