Dicas infalíveis para atrair uma maior clientela no varejo

O que fazer para atrair uma maior clientela para minha loja? O que fazer para a minha loja vender  mais durante o ano todo?

A chave para o sucesso da sua loja está na resposta das perguntas: como vender mais e atrair mais clientes? É preciso usar muitas técnicas de vendas? Fazer promoções?

Embora não seja possível dar uma resposta infalível para essas perguntas, existem alguns truques que ajudam a alcançar esse objetivo.

Fique por dentro no post e tire todas suas dúvidas!

Monte uma vitrine que atraia a atenção

A vitrine é o cartão de visitas da sua loja e, portanto, é importante se preocupar em ter uma vitrine atraente. Com um pouco de imaginação e originalidade é possível atingir o objetivo para atrair uma maior clientela e fazer com que os clientes sintam-se curiosos e entrem na sua loja.

Cada item selecionado para a vitrine deve atender a três qualidades: ser visualmente atraente, ser atual e ter um bom preço. Além disso, as peças devem ser adequadamente distribuídas, bem iluminados de dia e de noite e mostrar uma cuidadosa combinação de cores e texturas para deixar o cliente interessado.

Deixe os produtos sempre a mostra

Mais da metade das compras, não são planejadas antes do cliente chegar a sua loja. É a famosa compra por impulso. Isto é, o cliente faz isso quando se sente atraído por um produto. E para motivar o comprador, é importante colocar os produtos de forma estratégica na loja. Uma das formas de fazer isso é organizando os produtos por categorias; por exemplo: vestidos, calças e blusas devem ficar juntos, pois esses últimos juntos fazem a composição de um look.

Atraia os clientes através dos seus sentidos

Se você quiser chamar a atenção dos clientes para um determinado local ou para certos produtos, as cores são fortes aliadas. Inconscientemente, o cliente concentra a sua atenção nos objetos cuja cor transmita uma sensação agradável. Cada cor deve ser usada para uma intenção. Por exemplo, se você quiser destacar um produto novo, vermelho e amarelo podem ser eficazes. Por exemplo, rosa, combinado com azul-celeste, normalmente atrai os compradores do sexo feminino, e vermelho, amarelo e os tons de verde, conquistam os homens.

Cheiros desempenham um papel semelhante ao das cores. Isto é, eles ajudam a criar uma boa atmosfera e despertam a memória afetiva. Um perfume em uma loja de roupas, por exemplo, permite que o cliente se sinta confortável e aconchegante enquanto faz as suas compras.

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O poder das ofertas para atrair uma maior clientela para a sua loja

Mostrar ofertas especiais é uma maneira para atrair uma maior clientela e fazer o cliente concluir uma compra que não estava prevista. Para isso, um aspecto a ser considerado é que estas ofertas devem chamar a atenção do cliente. Os chamados “pontos quentes”, correspondem à entrada da loja, ao corredor central e ao espaço próximo ao caixa. Esses locais são ideais para a localização de grandes promoções e produtos de compra por impulso. Por exemplo, colocar revistas e acessórios ao lado dos caixas é uma boa ideia para que os clientes possam se distrair com esses itens enquanto esperam a sua vez (inevitavelmente, alguns clientes acabam comprando esses itens).

Algumas opções de promoção que você também pode implementar na sua loja são:

1. Promoções de redução de preços

Reduzir os preços de uma vasta gama de produtos da sua loja para todos os clientes é especialmente eficaz quando acompanhado de uma campanha de publicidade para atrair uma maior clientela, através de canais pagos ou não pagos.

2. Descontos para os principais produtos

Quando você sabe que determinados produtos têm uma grande demanda, independentemente de ser um item de luxo como um iPad ou uma roupa para o dia a dia, é possível incluir descontos para atrair mais clientes. Esta técnica, conhecida como descontos para os principais produtos, permite aumentar o tráfego de clientes para a sua loja e torná-la mais conhecida.

3. Preços por pacote

agrupamento de produtos é uma excelente maneira para atrair uma maior clientela e gerar maior valor de marca. Para isso, as principais táticas são: “compre um produto e leve o segundo com um desconto” ou “3 produtos pelo preço de 1”. Como um bônus, isso serve como atrativo para que os clientes comprem alguns de seus itens a preços mais elevados, uma vez que estão em sua loja. Algumas lojas utilizam o crediário próprio como pacote de promoção, quando o cliente possui 10 carnês pagos, ele pode escolher um item da loja até X reais.

Assista esse vídeo e veja as dicas exclusivas para atrair uma maior clientela da equipe do Meu Crediário lá no nosso canal do Youtube:

É importante também pensar na saúde financeira do seu cliente, vender mais e melhor, mas focando na sustentabilidade financeira do seu negócio e do seu cliente.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender o que é preciso para atrair uma maior clientela. Quer saber mais sobre como se destacar com boas estratégias? Conheça também o Meu Crediário.

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