As lojas físicas vão acabar?

As lojas físicas vão acabar? Desde a ascensão e presença da internet no dia a dia das pessoas, esse questionamento surgiu com força. Será que isso pode acontecer? 

Quando falamos sobre esse tema, alguns acreditam que as lojas físicas vão sim acabar, mas com o tempo, quando as novas gerações “mandarem” por completo nas compras. Porém, não necessariamente essa é uma realidade, quer saber o motivo?

Recentemente, uma grande plataforma de e-commerce chinesa abriu uma loja física no Brasil. O resultado dessa empreitada foi de filas quilométricas que saiam do shopping e se prolongavam para mais alguns quarteirões. Diante disso, uma questão foi levantada: porque uma fila tão grande se a empresa é nativa do comércio digital e possui uma plataforma online de vendas considerada ótima? Vamos entender mais sobre isso.

No artigo desta semana do Meu Crediário, vamos debater esse tema. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue nos acompanhando por aqui. Boa leitura!

SERIA O FIM DAS LOJAS FÍSICAS?

Não. Simples assim. No tópico anterior trouxemos um simples exemplo de case que demonstra que, pelo menos não em breve, as lojas vão acabar. Isso acontece porque só ter um produto não é mais o suficiente. O consumidor quer se aproximar mais da marca, quer saber o que a marca tem a oferecer, quais os valores que o cliente adquire ao comprar dela e não de sua concorrente.

Esse diferencial a loja física tem a oferecer com exatidão e até com mais qualidade.

Pensando nisso, trouxemos alguns motivos da loja física ter a sua força particular e, também, alguns benefícios que o cliente tem ao comprar nesses estabelecimentos.

1. COMPRAS COMO ENTRETENIMENTO:

Muitas pessoas escolhem comprar na loja física ainda pelo lazer e prazer que “ir às compras” representa. As compras digitais perdem para as online quando ir na loja física representa uma experiência. Afinal, nem sempre as pessoas querem comprar por uma tela sozinhas.

Na loja é possível levar um familiar ou um amigo pedir opinião e entender se as outras pessoas estão gostando. Portanto, é uma forma de transformar as compras em um momento de diversão.

2. PESSOAS SE CONECTAM COM PESSOAS:

Isso é sim uma regra. Muitos estudos comprovam que pessoas se sentem mais confortáveis com outras pessoas. Nesse caso, o varejo sempre foi um prestador de serviços para o consumidor.

Talvez a percepção disso seja de que, talvez, não tenha ficado claro para o varejista que uma pessoa só irá comprar um produto se ele ficar martelando em sua memória em formato de anúncios. Na verdade, o varejista sempre foi um curador, um selecionador de mercadorias com qualidade e preço para o perfil de cada cliente.

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3. O CONSUMIDOR CONHECE NOVOS PRODUTOS:

Na loja física, existe ainda mais possibilidade do consumidor conhecer e descobrir novos produtos. Afinal, ele acaba se inserindo na realidade daquela marca. Além disso, em muitos casos, ao ir na loja o cliente tende a estar aberto para mais opções.

Isso acontece porque é mais fácil realizar a troca na loja física, é possível provar e sentir o produto de perto. Fazendo com que essa compra se torne mais assertiva. Esse benefício, inclusive, pode ser aproveitado pelos vendedores que conseguem conhecer o cliente, os seus gostos, e oferecer uma venda cruzada, gerando mais receita para a loja.

Portanto, esse trabalho também torna as lojas físicas um diferencial para a experiência do cliente e pode aumentar as vendas na sua loja.

DICA BÔNUS: INVISTA NA HUMANIZAÇÃO DO SEU NEGÓCIO

Nem sempre oferecer tudo o mais inovador possível é um ponto benéfico. Por isso, não acredite que a experiência do cliente no interior da loja vai ser mais interessante para ele, com diversas telas e tecnologia para todos os lados. Isso não vai substituir um dos maiores diferenciais do comércio físico, que são os vendedores e o serviço por eles prestado.

As pessoas precisam identificar que estão dentro de uma loja. Tecnologia sem sentido, na verdade, pode gerar estranheza. Lembre-se disso. O seu diferencial é tornar o seu estabelecimento o mais conveniente e humano possível.

São essas as formas de garantir o maior sucesso possível em qualquer negócio.

Esperamos ter te ajudado com o conteúdo. Um abraço, boas vendas e até a próxima!

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