Como o gerente de loja pode ajudar a bater as metas de venda

  No ambiente do varejo, especialmente entre as empresas de menor porte, é comum o proprietário do negócio ser uma figura extremamente presente na gestão da loja.

Entretanto, no momento em que os negócios vão crescendo e até mesmo ganhando filiais, é interessante pensar em contratar um gerente para garantir maior auxílio em toda a parte de gestão da loja e, por consequência, para atingir resultados melhores.

O que acontece, porém, é que quando falamos sobre o papel de um gerente em uma loja, muitas pessoas ainda sentem dúvidas sobre as suas reais funções dentro do negócio. Afinal, será que a escolha de um gerente acaba influenciando também nas vendas? Outro ponto: será que é função do gerente lidar diretamente com vendas?

Esses são os assuntos que vamos debater no artigo desta semana do Meu Crediário. Quer conferir mais sobre todos esses temas? Então acompanhe a leitura.

QUAL É O PAPEL DE UM GERENTE DE LOJA?

De modo geral, podemos dizer que a função do gerente de loja é ser uma espécie de “representante oficial” da administração da loja perante os diversos públicos, como: Fornecedores, Funcionários e Clientes.

É ele que responde pelo bom funcionamento do ponto de venda, pela satisfação do consumidor e pelo desempenho dos vendedores.  Por isso, é fundamental que o gerente tenha pleno conhecimento da missão, visão, valores e estratégias adotadas pela empresa. 

Além disso, entender quais são as ações que estão sendo tomadas para atingir as metas traçadas pelo lojista. Afinal, ele é considerado o principal responsável por difundir e reforçar a cultura organizacional da sua empresa.

As funções do gerente de loja incluem abrir e fechar o negócio todos os dias, zelar pela organização e pelas rotinas no ponto de venda, auxiliar no atendimento ao cliente, fazer recrutamento de vendedores, coordenar e acompanhar metas de vendas, controlar as entradas e saídas do caixa, entre outras responsabilidades.

E será que no aspecto das vendas, o papel do gerente também deve estar presente?

Para aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto, confira abaixo o primeiro vídeo e saiba mais sobre o papel do gerente de loja na gestão!

GERENTE DE LOJA TAMBÉM DEVE VENDER?

Para ficar ainda mais clara as funções de um gestor em uma loja, gostamos de fazer uma comparação de um time de futebol. Por exemplo, podemos comparar a gestora ou o gestor com um técnico de futebol na beira do campo. Ele influencia diretamente na maneira em que o time está organizado, nos resultados das posições dos integrantes e, por fim, acompanhar o jogo. Esse é o papel do técnico.

O que precisamos entender disso: se esse técnico entrar no campo para jogar, ele vai acabar perdendo a visão externa de jogo e vai passar a ter o foco direcionado apenas para a sua atividade em campo. Consegue entender essa relação que fizemos?

O papel do gerente, portanto, é organizar a loja, auxiliar a equipe, distribuir as tarefas, deixar a loja preparada para que consiga efetivamente atingir os melhores resultados. Então, essa é a resposta sobre os gerentes estarem ligados às vendas.

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ENTENDA A LOJA COMO UM ECOSSISTEMA

Quando finalmente entendemos que uma organização funciona realmente bem quando cada um cumpre as tarefas acordadas da forma correta, todas as etapas dos processos tendem a funcionar de forma muito mais benéfica para todos.

Por isso, entenda que o gerente está ali para ajudar a organizar todas as funções e, a partir disso, deixar as vendas com o time de vendas. O que realmente ajuda a bater as metas de vendas é ter processos organizados, além de ter os objetivos claros.

São essas as formas de garantir o maior sucesso possível em qualquer negócio.

Gostou de saber mais sobre isso? Entre em contato com nossa equipe de especialistas e descubra como o Meu Crediário pode transformar os seus negócios.

Esperamos ter te ajudado com o conteúdo. Um abraço, boas vendas e até a próxima!

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