atendimento direcionado

Atendimento direcionado: utilize os dados de compra da loja

Os dados são informações essenciais para garantir que o empreendedor tenha acesso a um norte em seus negócios. Eles revelam todas as informações do que realmente funciona e quais são os melhores caminhos para agradar os clientes novos e tradicionais.

Nós ousamos dizer até mesmo que um empresário que não valoriza os dados não compreende tudo o que pode estar perdendo. Sobre isso, basta pensar que todas as atitudes que tomamos e todas as estratégias que seguimos surtem efeitos. Esses efeitos são medidos em números. Quem não olha os números perdem informações.

Tendo em vista que os dados são um mapa, como um waze, que mostra os caminhos a serem seguidos, é fundamental usá-los como estratégia para fazer o atendimento direcionado na sua loja.  Mas você sabe o que é atendimento direcionado e como usar na loja ao seu favor? Acompanhe. 

Boa leitura!

O QUE É ATENDIMENTO DIRECIONADO?

Resumindo, o atendimento direcionado se concentra em oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades e preferências do consumidor. Para o atendimento direcionado ser bem sucedido é fundamental coletar dados como, histórico de compras, comportamento de navegação e preferências.

Por ser uma tendência crescente quando se fala em atendimento ao cliente, é importante criar ações para essa coleta de dados. Faça pesquisas, formulários de cadastro, ferramentas de análise de dados entre outros entre seus clientes.

Além disso, é importante capacitar os agentes de atendimento e vendas para usar os dados de forma responsável e assim, fornecer um atendimento personalizado e eficaz. Isso pode ser feito por meio de treinamento, workshops e outros programas de desenvolvimento profissional.

COMO USAR OS DADOS PARA FAZER O ATENDIMENTO DIRECIONADO?

É claro que existem diferentes tipos de dados que podem variar de negócios para negócios. Entretanto, quando trabalhamos diretamente com o público, como no caso do varejo, temos acesso aos dados diretos dos clientes que podem ser úteis.

Ou seja, toda vez que um cliente finaliza uma compra na sua loja, você automaticamente tem acesso a novas informações sobre ele. Entretanto, o que você pode ainda não ter se dado conta é que essas informações podem ser extremamente valiosas para realizar outras vendas com esse cliente ou outros novos.

Para fazer isso, você pode buscar padrões, por exemplo, analisando sexo, idade, preferências, estilos de compras, modalidade de pagamento, entre outras inúmeras informações presentes no cadastro. E elas podem te ajudar a definir qual é o melhor público para você e, dentro disso, você criar campanhas de marketing para atraí-los.

Esse é apenas um ponto. Na parte financeira, você pode ter acesso ao ticket médio e score de crédito. Pontos que são fundamentais para vender através do crediário.

QUAIS OS DADOS QUE VOCÊ PODE USAR AO SEU FAVOR NAS VENDAS?

Normalmente, as lojas são um tipo de empreendimento que garante uma série de informações durante as vendas de seus produtos. Descubra as mais interessantes:

1. HISTÓRICO DE COMPRAS

Usar o  histórico de compras ou dados sobre as preferências é interessante para recomendar produtos ou serviços que possam ser do interesse de um cliente. Por exemplo, um agente pode ver que um cliente comprou um produto recentemente, e pode recomendar produtos relacionados ou com as mesmas características. Personalizar o atendimento a esse nível pode criar maiores chances de satisfação do cliente, fidelização e aumento de vendas.

2. DADOS DEMOGRÁFICOS

Esses são os dados que costumam estar presentes nos cadastros, englobando gênero, região, idade e interesses. Esses são pontos importantes no exemplo que citamos no tópico anterior, que é definir qual é o seu público-alvo e quais são as estratégias que você pode utilizar para atraí-los, desde criação de conteúdos até estratégias de tráfego. Pontos muito importantes para a atração de novos clientes.

3.  DADOS DE NAVEGAÇÃO E DE TRÁFEGO

Mesmo que você tenha um negócio físico, é muito provável que você tenha site ou redes sociais. Caso não tenha, esse já é um ponto a se melhorar. Tendo essas redes próprias do seu negócio, essas são outras formas de conhecer melhor seu público e realizar o atendimento direcionado.

4. TICKET MÉDIO OU VALOR DE COMPRA

Nós sabemos que muitas pessoas sentem arrepios só de pensar em números. Entretanto, ter eles na ponta do lápis é simplesmente fundamental. Portanto, não fuja do controle financeiro. Muito pelo contrário, busque ter todas as métricas do seu negócio anotadas e salvas. Elas podem ser muito úteis para todo o andamento das suas vendas.

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INTELIGÊNCIA DE DADOS NO CREDIÁRIO PRÓPRIO

Ter um sistema de crediário, nesse caso, pode ser muito útil para garantir acesso a dados ainda mais exatos e criar um atendimento direcionado cada vez mais forte. Isso porque, dentro das inúmeras possibilidades de aplicação da tecnologia de dados na sua loja, uma das mais acessíveis (e rentáveis) é investir na automação do seu crediário.

Aqui no Meu Crediário, por exemplo, nós contamos com uma ferramenta de inteligência de dados própria para a gestão de vendas no seu carnê de compras. 

Nós oferecemos um serviço 100% online que te entrega uma análise de crédito e cobrança capaz de aumentar as suas vendas e prevenir possíveis perdas com a temida inadimplência.

No nosso canal do Youtube, lançamos um vídeo especial com dicas que vão te ajudar a aplicar a inteligência de dados no crediário. Confira clicando abaixo!

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD):

Ponto fundamental: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) visa, acima de qualquer outra coisa, garantir o uso de dados de forma correta, legítima e de acordo com a lei. Entre os principais fundamentos, podemos numerar:

I. O respeito à privacidade;

II. A autodeterminação informativa;

III. A liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;

IV. A inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;

V. O desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;

VI. A livre-iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor;

VII. Os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

Usando todos os dados de forma autorizada, existem apenas benefícios de usar essa cultura ao seu favor e até mesmo a favor dos seus clientes, que contarão com um entendimento muito maior e ainda mais personalização nos seus atendimentos.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado nas suas vendas e também a compreender que a inteligência de dados pode ser sua aliada. Quer saber mais sobre como se destacar com boas estratégias? Conheça também o Meu Crediário.

Gostou de saber mais sobre isso? Entre em contato com nossa equipe de especialistas e descubra como o Meu Crediário pode transformar os seus negócios.
Esperamos que tenha gostado. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!

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