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Crediário Próprio: Como conseguir melhores resultados

Um dos pontos que mais preocupa quem trabalha com vendas é a forma de pagamento: se mal planejada, pode causar problemas e  inadimplência, se bem administrada, traz resultados positivos e de quebra ajuda a criar uma clientela fiel.

Uma boa opção para melhorar os resultados da loja é a abertura de crediário; feita da forma correta e com os devidos cuidados, o crediário só traz benefícios.

Se você está em busca de atitudes que melhorem os seus resultados e aumentem a lucratividade do seu negócio, está no lugar certo! Separamos algumas dicas  para você conseguir melhores resultados, evitar a inadimplência, garantir o lucro e não ter mais prejuízos.

Analise o histórico do comprador

Analisar o histórico do seu cliente antes de realizar a compra é uma boa maneira de saber como ele se comporta em outras lojas.

Investir em um sistema de análise de crédito pode ser uma boa alternativa para quem quer se prevenir contra inadimplentes. Os mais conhecidos são o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa Experian, duas ótimas opções para quem não quer ter prejuízos.

Sempre é bom lembrar que esses serviços têm custos, mas o investimento pode ser uma boa chance de evitar vendas para inadimplentes. Portanto, verifique o passado do cliente e seu comportamento nos crediários das demais lojas.

É importante lembrar que cada caso é um caso e nem sempre uma conta em aberto significa que ele é um mau cliente. Converse com a pessoa e veja quais são as suas justificativas para o atraso do pagamento.

Fidelize o cliente oferecendo descontos

Com o crediário, seu cliente passará a visitar a loja mensalmente para realizar o pagamento do carnê, havendo a possibilidade de que ele realize outra compra nessa ida. Uma boa estratégia é oferecer descontos nas parcelas para quem pagar na loja (e não no banco ou nas casas lotéricas). São pequenas novidades, mas que podem fidelizar a clientela e garantir que não comprem no concorrente.

Veja as melhores dicar para tornar seus clientes mais fiéis!

Planeje o crediário

Cabe à empresa oferecer as facilidades de pagamento, mas para isso, é preciso planejar como seu crediário vai funcionar:

– Se o cliente gastou 500 reais em compras, ele poderá dividir o valor no crediário em até quantas vezes?

– A primeira compra exigirá uma porcentagem de entrada?

– A quantas parcelas o consumidor terá direito na próxima compra?

– O valor das parcelas muda de um cliente (com cadastro aprovado) para outro?

São detalhes que devem ser planejados e  ajustados antes de oferecer o crediário para os clientes.

Faça um plano de cobrança

Todo empresário lido com atraso de pagamentos e inadimplência, mas para resolver isso é preciso ter um plano de cobrança coerente.

Aproveite as facilidades tecnológicas: peça que seu cliente preencha uma ficha com todos os dados pessoais, principalmente endereço físico e endereço eletrônico, telefone e algum outro contato para recado. Dessa forma você poderá enviar lembretes antes mesmo do vencimento da conta, oferecer descontos para quem paga antecipadamente ou mesmo informar sobre alguma promoção. Você pode fazer isso via e-mail, SMS ou por ligação!

Tenha um sistema de cadastro

Ter um sistema de cadastro sempre atualizado é uma boa maneira de avaliar o histórico de compra dos seus clientes. Assim será possível oferecer descontos e opções de compra para aqueles que pagam em dia, bem como investir mais na cobrança daqueles que estão devendo. Isso pode ser feito com softwares específicos, facilitando o trabalho no dia a dia.

Tenha um cadastro sempre atualizado de seus clientes e divida-os entre os clientes fiéis e os inadimplentes e realize uma cobrança adequada para ambos, quando necessário.

Com todos esses quesitos resta agora realizar um planejamento e esquematizar todos os detalhes de como será feito esse crediário, sempre levando em consideração o contexto da sua realidade, da sua loja e do seu público-alvo.

Conheça o sistema Meu Crediário e veja como podemos ajudar sua loja de varejo a vender mais.

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