O que quer dizer política de crédito nas vendas a prazo?

CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE CRÉDITO DE UMA OPERAÇÃO DE CREDIÁRIO PRÓPRIO

O que acha de descobrir como torná-las melhores e mais eficazes para o sucesso do negócio?

Antes de qualquer informação, precisamos falar para o time da loja o que quer dizer política de crédito. Afinal, é imprescindível que, ao buscar qualquer tipo de estratégia de políticas de crédito da operação da sua loja, você tenha o engajamento do seu time, principalmente do comercial.

Isso é muito importante porque uma alteração específica na política de crédito pode afastar alguns tipos de clientes da loja, sendo reduzidos em circunstâncias necessárias, como clientes muito inadimplentes, mas que no final do dia reduzem o faturamento total da loja.

Lembre-se: quando o vendedor está comemorando sempre as vendas a prazo, podem ter algumas situações que o proprietário pode estar lamentando o não recebimento dessas parcelas. Por isso, buscar o equilíbrio é o primeiro ponto a ser levado em conta nesse tema.

Mas então vamos conferir mais sobre as políticas de crédito? O que acha de entender isso?

Boa leitura!

O QUE QUER DIZER POLÍTICA DE CRÉDITO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA NA LOJA?

A política de crédito de uma loja nada mais é do que um documento com uma série de critérios e condições que são definidas pela empresa para aprovar ou negar uma concessão de crédito. Essas informações são muito utilizadas para identificar qual o perfil mais apropriado para ser atendido pela empresa, reduzindo assim os índices de quem não paga.

Isso é importante porque esse recurso pode garantir a segurança e o aumento do fluxo de caixa e ajudar na elaboração de um planejamento financeiro mais eficiente. Faz sentido?

No nosso canal do Youtube, lançamos um vídeo especial com dicas que vão te ajudar a entender o que são políticas de crédito. Confira clicando abaixo 👇

TIME COMERCIAL: COMO ALINHAR AS VENDAS COM A SUA EQUIPE?

Como falamos na introdução deste artigo, saber alinhar as políticas de crédito com a sua equipe, principalmente a comercial, é fundamental para que as vendas ocorram de forma alinhada e a inadimplência do seu negócio diminua. Então, você tem que buscar relatórios alinhados para que você consiga transpor a importância dessas objeções para a sua equipe.

Se você é dono ou diretor do negócio, a caneta final é sempre sua. Mas não se esqueça que você não consegue fazer nada sozinho. Por isso, é fundamental parar para ouvir o seu time.

APRENDA A FAZER ALTERAÇÕES DA POLÍTICA DE CRÉDITO EM ETAPAS:

Vamos usar como exemplo uma rede que possui 15 lojas e que está com um problema com inadimplência de 20%. Porém, os vendedores estão felizes porque estão vendendo em quantidade. Isso não é válido, porque apenas quantidade sem ter o pagamento não adianta.

Nesse caso, se você estabelece o que quer dizer política de crédito e sua importância para reduzir a inadimplência para 5%, você pode até perder alguns consumidores, mas o fluxo de caixa da loja vai aumentar.

Por esse motivo, no momento de vender a prazo é fundamental analisar o score de crédito.

Fazer a sua equipe compreender que existem algumas vendas que não fazem sentido de serem feitas vai auxiliar muito a sua vida financeira. Portanto, alinhamento é necessário e etapas de análise de crédito são fundamentais para garantir uma boa definição das vendas.

Mas para que a gente faça esses cortes, precisamos entender que, ao cortar tudo de uma vez, o impacto acaba sendo muito forte. Por isso, a dica para fazer isso é em etapas, fazendo as devidas alterações para que o time busque isso junto com o proprietário da loja.

Em grandes operações aqui no Meu Crediário, nós temos a estratégia de fazer um teste. Pegamos dois ou três anos de movimentação da loja no crediário e escora todas essas vendas mostrando como teria sido uma operação se o time tivesse feito com o nosso score.

Além disso, conforme a gente vai fazendo as operações, precisamos de um tempo para maturar essa carteira. Se eu fiz uma alteração em janeiro, vou alterar tudo novamente? A resposta é não. É importante que você tenha um período de análise de três meses, no mínimo, para compreender se as vendas estão tendo um índice de inadimplência adequado.

Se você fizer isso todos os meses, nunca terá tempo de compreender o que funciona e o que não funciona para o seu negócio. Consegue entender a importância dessa qualificação?

Seja o assunto bom. Busque ser uma empresa organizada e nichada para o seu segmento.

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!

Quer saber mais sobre como se destacar com boas estratégias de crediário? Agende uma conversa com um de nossos especialistas clicando na imagem abaixo:

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