Como calcular o índice de inadimplência da sua loja

Na gestão do crediário próprio, o índice de inadimplência é uma das variáveis mais importantes quando se trata de definir a política de crédito da loja.

Trata-se de uma informação de importância estratégica para o seu negócio.

Por isso, é preciso contar com os recursos e as ferramentas certas para que ela esteja sempre atualizada.

Afinal, para ter sucesso concedendo crédito com recursos próprios é preciso prever com o máximo de segurança as entradas no caixa.

Só assim é possível vender no crediário e receber parcelado sem prejudicar a saúde financeira da loja.

Quer aprender como calcular o índice de inadimplência do seu negócio?

Siga lendo até final!

A importância de monitorar a inadimplência

Primeiramente, manter uma programação de caixa e garantir que os recursos entrem na data esperada é crucial para o bom funcionamento de uma operação de crediário próprio.

Mas quando o índice de inadimplência de uma loja é muito alto, não há como prever se os pagamentos programados estarão disponíveis para quando você precisar deles.

Você sabe que no dia-a-dia do comércio é muito comum assumir compromissos com fornecedores ou mesmo fazer investimentos com base nas receitas futuras da empresa.

Se você costuma fazer isso, já pensou no que pode acontecer se o seu índice de inadimplência disparar nesse período?

Não haverá fluxo de caixa disponível para cobrir o rombo gerado pelas dívidas não pagas, contraídas com base em uma avaliação de risco equivocada.

Portanto, entre as inúmeras preocupações que fazem parte do cotidiano de um lojista, monitorar a inadimplência deve ser prioridade máxima.

Para que serve o índice de inadimplência

É fundamental ter um termômetro confiável para saber até que ponto os recebimentos em atraso estão impactando o seu caixa.

índice de inadimplência cumpre exatamente esta função.

Seu acompanhamento pode ser feito a cada semana ou até mesmo diariamente.

Mas é importante que você tenha sempre um fechamento mensal para poder comparar a evolução deste que é um dos principais indicadores na gestão do crediário.

Com o passar do tempo você terá uma série histórica, com dados que servirão para embasar decisões cruciais sobre investimentos e concessão de crédito.

Para aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto, confira abaixo o vídeo e aprenda como analisar o índice de inadimplência no varejo!

Mas como calcular a inadimplência?

Aí que está a questão. Nem sempre o varejista sabe como fazer o cálculo da inadimplência da maneira correta.

Apesar de ser algo relativamente simples, o processo requer alguns cuidados.

No varejo, o índice de inadimplência é calculado considerando os títulos que estão com mais de 90 dias e menos de 180 dias de atraso.

Com estas informações em mãos você deve organizar um sistema de controle de contas a receber.

Para isso, utilize planilhas e gráficos e separe os dados de acordo com critérios como a data de validade da dívida ou seu valor individual.

Para reunir os dados que serão a base desse cálculo você pode montar uma tabela como esta, com dados levantados no mês de outubro:
Mês de vencimento da parcelaTotal das parcelas com vencimento no mêsValor total pago (parcelas com vencimento no mês)Valor das parcelas não pagas até 1º  de outubro
SetembroR$ 110.00,00R$ 100.000,00R$ 10.000,00
AgostoR$ 90.000,00R$ 82.000,00R$ 8.000,00
JulhoR$ 80.000,00R$ 75.000,00R$ 5.000,00
JunhoR$ 80.000,00R$ 77.000,00R$ 3.000,00
MaioR$ 150.000,00R$ 148.000,00R$ 2.000,00
AbrilR$ 100.000,00R$ 99.000,00R$ 1.000,00
MarçoR$ 120.000,00R$ 119.500,00R$ 500,00

Uma dica para organizar melhor esses dados é separar as inadimplências pela quantidade de dias em atraso.

Você pode criar um grupo com as dívidas com menos de 30 dias de atraso, um com dívidas atrasadas de 31 a 60 dias, um com inadimplência de 61 a 90 dias e outro de 91 dias.

Dessa forma você consegue traçar um perfil do tipo das dívidas e dos  clientes inadimplentes na sua loja.

Ao visualizar individualmente a inadimplência é possível calcular sem muita dificuldade a percentagem de devedores.

Para isso, basta saber os ganhos previstos para o mês, os valores que foram realmente recebidos e o valor que falta para atingir o montante previsto.

Existe uma fórmula ou cálculo de inadimplência?

Como já disse, para obter o índice de inadimplência (II) da sua loja você deve levar em conta as parcelas com atraso superior a 90 e inferior a 180 dias.

Utilize a seguinte fórmula para fazer o cálculo:

II = TI90 / TT90

Onde TI90 se refere às parcelas com pagamento pendente até 90 dias após o vencimento original e TT90 representa o total dos títulos com 90 a 180 dias de atraso.

Vamos usar a tabela acima com exemplo e calcular a inadimplência no mês de setembro.

Nesse caso, TI90 corresponde aos valores de abril, maio e junho, enquanto TT90 corresponde a abril, maio e junho.

A conta ficaria assim:

II = TI90/TT90

II = 3.000 + 2.000 + 1.000 / 80.000 + 150.000 + 100.000

II = 6.000 / 330.000

II = 0,018 ou 1,8%

Ou seja: o índice de inadimplência em setembro foi de 1,8%.

Tabela de acompanhamento da inadimplência

Outro recurso que pode ajudá-lo a visualizar a quantas anda a inadimplência no seu negócio é uma tabela de acompanhamento periódico.

Com ela você terá informações para analisar o perfil de sua clientela e efetuar os ajustes necessários nos seus critérios de concessão de crédito.

Tomando os dados utilizados no exemplo acima, o balanço de inadimplência em setembro revela o seguinte quadro:

Tempo de atraso das parcelasValor das parcelas vencidas não pagasPorcentagem
1 a 30 dias10.000,009,1%
31 a 60 dias8.000,008,9%
61 a 90 dias5.000,006,25%

Usando dados reais da sua loja, esse método fará você ver com mais clareza onde exatamente é preciso focar os esforços para reduzir a inadimplência no crediário.

Contudo, você deve tomar cuidado na hora de comparar seu índice de inadimplência com os índices do mercado ou de algum concorrente.

Isso porque pode haver divergência de critérios entre uma empresa e outra.

O Serasa, por exemplo, não considera o prazo de 90 dias para analisar a inadimplência.

O órgão usa como referência os títulos protestados no mês, o valor total dos títulos enviados para o SPC e o montante dos cheques devolvidos pela segunda vez.

Dica bônus: Você sabia que oferecer vendas parceladas pode fidelizar seus clientes, trazer recorrência de compra e assim aumentar mais as vendas da sua loja de varejo? Se quer saber mais sobre como ter crediário seguro, baixe nosso e-book grátis!

Automatize o controle da inadimplência e durma tranquilo

Agora que você compreende como esses cálculos são feitos, vem a boa notícia:

Todo esse trabalho pode ficar a cargo de uma ferramenta de análise de crédito.

Uma vez que, com um sistema especializado em gestão de crediário, em vez de gastar tempo para calcular manualmente o índice de inadimplência, você pode automatizar essa tarefa.

E não é só isso.

Cruzando informações dos serviços de proteção ao crédito com dados do cadastro da loja, é possível traçar o perfil de risco de cada cliente e analisar o histórico de compras financiadas, bem como seu nível de endividamento.

Além disso, o sistema emite periodicamente um relatório de inadimplência para deixar você a par da evolução destes dados.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o cálculo do índice de inadimplência, chegou a hora de implantar ações práticas para minimizar o impacto dos clientes devedores no seu negócio.

Trabalhar com crediário próprio e incentivar os clientes a comprar no carnê é o melhor caminho para vender mais e aumentar o faturamento, sem perder o controle da inadimplência. Conheça o Meu Crediário e seja bem-vindo(a) ao futuro das vendas a prazo!

Um abraço e boas vendas!

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