melhor erp

Qual o melhor ERP para lojas que vendem no crediário?

Até pouco tempo atrás os sistemas de ERP para lojas eram ferramentas exclusivas de grandes redes varejistas. Mas hoje em dia, com a evolução da tecnologia da informação, trabalhar com um software de frente de caixa é algo acessível a qualquer lojista.

E, independente do tamanho do seu negócio, de uma coisa você pode ter certeza:

Um dos melhores critérios para escolher o sistema de ERP mais adequado para a sua loja é a capacidade de integração com outras plataformas e soluções especializadas.

Além de levar em conta o preço do sistema e a idoneidade da empresa fornecedora, esse é um aspecto importantíssimo e que também precisa ser considerado.

Afinal, é no ERP que você vai centralizar todas as informações sobre a gestão da sua loja.

Acontece que um software de frente de caixa não consegue ser “bom em tudo”.

Muitas vezes ele vai precisar do apoio de outros sistemas para gerenciar aspectos específicos do negócio. Nesses casos, todas as informações geradas por esses sistemas precisam estar 100% disponíveis para o seu ERP.

É o que acontece na gestão do crediário próprio.

No vídeo a seguir eu falo mais sobre esse assunto. Clique no play e confira:

Os limites do ERP para lojas com crediário próprio

Os sistemas de informação para empresas vêm passando por grandes transformações nas últimas décadas. E podemos dizer que as soluções de ERP foram a primeira etapa desse processo.

Antes do surgimento desse tipo de software, os sistemas usados nas empresas eram todos separados. Existia um sistema para controlar o estoque, outro para fazer a emissão de notas, e assim por diante.

Eles não “conversavam” entre si.

O surgimento dos sistemas de ERP  sigla para Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais)  agregou todas essas funções em um único software.

Mas o mercado não parou de evoluir.

Por reunir muitas funções em um só ambiente, os sistemas de ERP para lojas acabaram se tornando “generalistas” demais e as empresas começaram a sentir falta de uma abordagem mais especializada em certas áreas.

Foi aí que começaram a surgir empresas de tecnologia como a Meu Crediário, que logo se tornou a maior especialista em gestão de crediário próprio no Brasil.

Por meio de uma plataforma web que permite ao lojista fazer análise de crédito no momento da venda, nós tratamos de uma área muito específica que os sistemas de frente de caixa não costumam contemplar.

Por que investir em sistema de crediário especializado?

É simples: por que assim você conseguirá extrair o melhor desempenho de cada sistema!

Ter um bom software de frente de caixa integrado a uma ferramenta especializada em análise de crédito representa uma grande vantagem competitiva para a sua loja.

Contudo, certos fornecedores de ERP para lojas podem tentar convencer você do contrário, dizendo:

– Ah, mas isso que o Meu Crediário faz nosso sistema também faz!

E sabe por que ele acredita nisso?

Porque alguns ERPs têm o que eles chamam de “score”. Mas não se trata do mesmo modelo de credit score que nós utilizamos em nossa plataforma.

No modelo deles o lojista define algumas regras simples (como idade do cliente, o valor médio da venda, etc.) para criar uma política de crédito que permita vender no crediário dentro do ERP.

A diferença é que nós somos especialistas em gestão de crediário!

O que um ERP para lojas oferece nessa área não se compara à metodologia de análise de crédito utilizada por plataformas como a Meu Crediário.

Se você acompanhar o nosso blog e o nosso canal no YouTube você vai perceber que eu posso falar isso com muita naturalidade.

O que podemos oferecer para a sua loja simplesmente não seria possível usando apenas os recursos disponíveis em uma plataforma de ERP.

Vantagens de integrar o ERP com a gestão de crediário

O ERP pode ser a plataforma principal para um lojista gerir seu negócio, mas em alguns momentos vai haver necessidade de integrá-la com outras plataformas.

Mas, por incrível que pareça, nem todos os desenvolvedores desse tipo de solução estão dispostos a fazer isso.

Aliás, este é um aspecto importantíssimo que você deve observar na hora de escolher um fornecedor para a sua loja. Antes de tomar uma decisão, certifique-se de o software que você pretende adotar está aberto à possibilidade de integração.

E por que eu digo que todo sistema de ERP para lojas precisa estar aberto a isso?

Em janeiro de 2019 estive nos EUA participando da conferência Saastr, o mais importante evento mundial reunindo empresas que desenvolvem softwares como serviços na nuvem (como é o caso da Meu Crediário).

Durante o evento, pude notar que o grande movimento que as empresas de lá estão fazendo é realmente reforçar esse modelo de integração entre plataformas.

Para você ter uma ideia, dentro do nosso modelo de negócio, atualmente trabalhamos com dados integrados de seis outras empresas, incluindo Google, YouTube e Facebook.

Ou seja: grandes companhias com milhões de clientes estão abrindo suas portas para a integração de sistemas por entenderem que o cliente precisa estar cada vez mais atualizado.

Então é muito importante que os sistemas de ERP para lojas não deixem os lojistas parados no tempo!

Até porque, se você propuser algum tipo de integração ao desenvolver do seu software de frente de caixa e acabar ouvindo um “não”, estará abrindo espaço para que um concorrente cresça no mercado com outro ERP que aceitou trabalhar de forma integrada.

Chegando aqui, estamos prontos para responder a pergunta feita no título deste artigo.

O melhor sistema de ERP para lojas que vendem no crediário é aquele que permite total integração com plataformas especializadas.

Fornecedores de ERP integrados ao Meu Crediário

Caso você seja usuário do sistema Meu Crediário, aí vai uma lista de empresas que desenvolvem excelentes sistemas de ERP para lojas e trabalham de forma 100% integrada com a nossa plataforma.

Através desses parceiros hoje nós atendemos redes de lojas espalhadas por todo o Brasil.

São desenvolvedores de TI com muita experiência e bastante conhecidas no mercado. Talvez valha a pena você conversar com algum deles caso tenha em vista uma alteração no ERP da sua loja:

É muito importante manter um bom relacionamento com a empresa que desenvolveu seu ERP e todos os potenciais parceiros que existem em volta dela.

Lembre-se:

Uma solução de ERP para lojas não deve entregar apenas uma ferramenta de gestão.

É preciso haver por trás do sistema uma empresa disposta a introduzir novos parceiros para que você sempre esteja à frente do mercado.

Esse também é o papel de um bom ERP!

Claro que também existem desafios no processo de integração.

Não pense que basta apenas integrar as plataformas que o seu crediário vai sair “funcionando sozinho” e vendendo milhões.

Existe todo um processo e uma energia que o empreendedor precisa colocar na operação do crediário próprio para que ela funcione da melhor forma.

E vou te contar um segredo:

Caso você não saiba, é possível até mesmo vender usando apenas o Meu Crediário, sem a necessidade de um sistema de frente de caixa.

Trabalhar com crediário em uma rede de lojas pode ser um verdadeiro desafio para a gestão! Por isso reunimos neste e-book uma série de dicas exclusivas para você lojista que tem mais de um ponto de venda. Baixe o material no link abaixo!

Crediário próprio automatizado sem um sistema de ERP

Se você tem um negócio de menor porte, com uma ou duas lojas, pode tranquilamente usar as funcionalidades do sistema Meu Crediário para gerenciar todas as suas vendas.

Quando digo isso, muitos lojistas acabam me questionando:

– Mas Jeison, será que fazer o cadastro no mesmo sistema que eu uso para controlar o crediário não vai gerar muita demora no momento da venda?

Portanto, desafio você a conhecer melhor nosso sistema.

Você verá que, no processo de venda, o tempo do cliente na frente do balcão aumentara no máximo de 2 a 3 minutos. Isso quando for o caso de um cliente novo.

Para os clientes tradicionais da loja, o processo todo não levará mais tempo do que uma venda no cartão de crédito.

Portanto, meu recado final para você é o seguinte:

Independente do seu modelo de gestão, com ou sem um sistema de ERP para lojas, não deixe de trabalhar com uma plataforma especializada se quiser ter sucesso vendendo no crediário.

Um abraço e boas vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos completos sobre gestão de crediário, análise de crédito e mais.

Form Submission
Ao enviar meus dados, eu concordo em receber comunicações conforme a política de privacidade.

Siga o Meu Crediário nas redes sociais

Você vai se interessar também

como fidelizar clientes

Como fidelizar clientes na minha loja?

Fidelizar clientes é um dos grandes desafios e, ao mesmo tempo, uma das maiores oportunidades para donos de lojas que desejam prosperar a longo prazo.