Saiba como cobrar com mais eficiência

Você sabe como cobrar efetivamente um cliente sem parecer insistente e desrespeitoso?

Saber respeitar o tempo adequado de cobrança de cada cliente é importante, mas você sabe quais são os benefícios que você obtém ao cobrar um cliente de maneira antecipada?

Falar sobre cobrança é um tema necessário. Afinal, qualquer dono de negócio sabe que saber fazer isso da melhor forma é essencial para manter um bom relacionamento com os clientes, mas também não deixar de receber nos período adequado, principalmente quando falamos de clientes de risco. Você já parou para pensar sobre como isso pode ser delicado?

O que acha de compreender mais sobre esse assunto em uma leitura completa por aqui? Confira esse artigo do Meu Crediário que vou te ajudar a compreender cada vez mais as necessidades e expectativas dos clientes que procuram o seu negócio. O que você acha? 

Boa leitura!

COMO COBRAR OS SEUS CLIENTES?

Se eu for realmente sincero por aqui eu posso falar que ninguém gosta de cobrar e ninguém gosta de ser cobrado, não é mesmo? Porém, infelizmente ou felizmente, isso é necessário.

Quando o assunto é cobrança, o maior desafio é saber como ela pode ser feita utilizando um tom correto, que seja educado, mas também que seja eficiente. Você sabe como fazer?

Para começar, separei algumas estratégias que podem ser eficazes e te ajudar com isso:

  • COBRE, MAS SEJA SEMPRE EXTREMAMENTE EDUCADO;
  • TENTE COMEÇAR COM UMA ABORDAGEM IMPESSOAL;
  • FACILITE AS POSSIBILIDADES DE PAGAMENTO PARA O CLIENTE;
  • ENTENDA VERDADEIRAMENTE O QUE SE PASSA COM O CLIENTE;
  • ESCOLHA BONS CANAIS DE COMUNICAÇÃO;
  • SAIBA A HORA CORRETA DE COBRAR.

Eu sei que não é fácil, mas seguindo alguns desses passos a situação já se torna muito mais confortável para os envolvidos. O melhor é entender o que mais se adequa para você.

Quer saber como cobrar seus clientes da melhor forma? Confira nosso vídeo no Youtube e saiba mais sobre o assunto!

COBRANÇA ANTECIPADA: ENTENDA OS BENEFÍCIOS DE FAZER ISSO

Primeiramente, respeitar um tempo maior para cobrar os clientes é um assunto que você precisa ter muita atenção. É bom ter um prazo para começar a cobrar, mas será que o seu prazo é o melhor?

Se você pensar bem, um cliente que cobrou em 4 ou 5 vezes no crediário, se você esperar 60 dias para cobrar, quando ele estiver encerrando a segunda parcela apenas você vai começar a iniciar a cobrança? Com 2 parcelas atrasadas? Será que essa é mesmo uma boa forma?

Se você esperar demais, você pode perder a oportunidade de cobrar um cliente que poderia se tornar um bom consumidor para a sua operação. Pense bem sobre isso. Ao lidar com alguns clientes, querendo ou não, você pode se antecipar e começar a cobrar muito antes.

Olhar apenas para o tempo que a cobrança vai demorar para ser feita não é a melhor pedida. Tem clientes que você pode começar antes e outros depois. O importante é saber como compreender e avaliar como fazer a cobrança da maneira mais eficiente possível. Vamos lá?

QUAL A PROBABILIDADE DE PAGAMENTO DE UM CLIENTE?

Esse é o primeiro ponto que você precisa levar em conta. Clientes com classificações diferentes, teoricamente, costumam pagar as suas contas de maneiras diferentes. Quem já fez score de crédito sabe que clientes A e B têm uma probabilidade de pagamento muito maior do que clientes D e F.

Entretanto, só essa informação não basta. Cada tipo de classificação também poderá ter uma abordagem completamente diferente uma da outra. Por exemplo, com um cliente A basta você mandar uma cobrança por SMS que você já verá o resultado do que você busca.

Já clientes com um score mais baixo, outras ações maiores, como ligação, se fazem mais necessárias. Nesse caso, você pode até mesmo antecipar a cobrança. Por exemplo, três dias antes do vencimento você pode já lembrá-lo de que está chegando o momento de pagar, mas antes de vencer a parcela o ideal é utilizar apenas um simples SMS. Não é necessário ações maiores, só em caso de um histórico mais grave e atrasos de mais 15 dias. Esse sim é o caso de negativar a partir de uns 25 dias de atraso, consegue entender? 

Concorda que, nesse caso, não existe motivo para esperar 90 dias para tomar uma atitude?

Nesse tempo ele pode já ter negociado com outros estabelecimentos e não com o seu. Essa cultura de cobrar antecipadamente pode ser uma dificuldade para você colocar na sua loja por uma observância mais sua do que do próprio cliente, mas saiba que ela é eficaz mesmo.

Lembre-se: é a sua recuperação que está em jogo. Então qual a atitude que você vai tomar?

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!

Converse com um de nossos especialistas e veja como a tecnologia do Meu Crediário pode ajudar seu negócio!

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