Operação de Crediário

Operação de Crediário em 2022

Já parou para pensar sobre o que esperar para a operação de crediário neste ano de 2022?

Entramos em um novo ano e isso costuma representar uma série de mudanças para quem trabalha no mercado do varejo e, automaticamente, vai afetar quem trabalha com crediário.

E uma coisa já podemos adiantar: com todas as expectativas na economia que temos para esse ano que acaba de chegar, o crediário já é uma promessa para se tornar uma espécie de “recrutador” de clientes para as lojas. Portanto, se vender mais é a constante busca de qualquer empreendedor, essa é considerada uma ótima notícia, não é mesmo? O que acha?

Entretanto, a inflação e a redução de consumo também são características que fazem parte todos os anos aqui do Brasil. Por isso, pensar sobre esse assunto também será necessário. 

Portanto, quer saber o que esperar da Operação de Crediário em 2022? Te explico tudo aqui.

Continue comigo e aproveite a leitura!

O QUE ESPERAR DA OPERAÇÃO DE CREDIÁRIO PARA ESSE ANO DE 2022?

Com o aumento da inflação, é de se esperar que muitos brasileiros tenham perdido ou vão perder o poder de compra. Afinal, é de se entender que a prioridade sempre vai ser colocar comida na mesa. E esse fator influencia no atraso das parcelas de pagamento do crediário.

Com base nessa linha de pensamento, existem dois aspectos que poderão acontecer aqui:

1. O cliente do Crediário Próprio que já andava no limite com o seu pagamento muito provavelmente será um dos consumidores que pode acabar atrasando parcelas do crediário. 

2. Novos Entrantes: clientes que costumavam comprar à vista agora passam a comprar parcelado no Meu Crediário, porque o seu poder de compra diminuiu durante esse período. Ele precisa consumir, entretanto, agora ele também precisa começar a optar pelo parcelado.

VAMOS JUNTOS COMPREENDER MAIS SOBRE ISSO ATRAVÉS DE VÍDEO?

Confira uma explicação ainda mais completa do que está acontecendo com o poder de compra das pessoas (e que está previsto para acontecer ainda mais) em 2022:

INFLAÇÃO: O QUE PODE SER FEITO PELO LOJISTA EM RELAÇÃO A ISSO?

É importante compreender que, se a loja não tiver uma tomada de decisão adequada, a falta de pagamento dos clientes vai fazer com que o índice de inadimplência da loja aumente. Ou seja, principalmente nesse caso, é importantíssimo que você entenda qual é o limite adequado para seu cliente. Portanto, não é simplesmente diminuir limites, é entender como.

Alguns clientes têm um potencial de consumo maior do que estão comprando hoje. Porém, compreender os limites é a principal estratégia para ter um bom faturamento durante o ano

ATENÇÃO: isso não significa parar de vender para clientes novos. Pelo contrário. Agora estamos com uma excelente oportunidade batendo na nossa porta. Temos novos clientes que serão os “entrantes” da operação e também os pagadores do crediário. Como falamos acima, os clientes que compravam à vista agora vão passar a optar por pagar no crediário. 

Por isso, a dica é aproveitar exatamente os consumidores que eram bons pagadores. Saiba que essa é uma grande oportunidade de aumentar a quantidade de clientes no seu crediário.

O seu papel vai ser exatamente saber identificar o perfil de risco de clientes A, B e C

Portanto, saber dar o limite adequado para os seus consumidores vai fazer toda a diferença para conseguir adequar os pagamentos e lidar com os índices de inadimplência que teriam uma tendência a aumentar caso não houvesse nenhum controle por parte de você lojista. 

A boa notícia é que quando sairmos do ciclo de inadimplência, você terá clientes fidelizados. 

COMO FAZER ISSO?

Dois pontos serão importantes para garantir que todo esse processo funcione ainda melhor:

1. Treinar bem a sua equipe para incentivar as vendas através de um modelo de parcelas.

2. Ter sempre em dia um relatório detalhado para avaliar as vendas e a inadimplência.   

Após compreender todos esses aspectos, se pudermos dar uma sugestão para você que está lendo é: contrate uma plataforma de análise e concessão de crédito. Ela vai fazer toda a diferença na vida e no controle de inadimplência das suas lojas. Conheça o Meu Crediário.

Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!

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