Profissionais experientes em merchandising visual garantem que a vitrine responde, em média, por metade das vendas de uma loja.
Em alguns segmentos, como o de moda, esse percentual pode chegar a 80%.
Interessante, não é?
Mas será que na sua loja acontece a mesma coisa ?
Para medir o resultado de uma vitrine de loja é preciso, antes de tudo, entender alguns pontos importantes sobre o que é vitrinismo. Além disso perceber como uma abordagem mais técnica dessa questão tende a beneficiar o seu negócio.
Por se tratar de uma ferramenta de marketing ágil e relativamente de baixo custo, ela permite ao lojista visualizar o impacto junto ao público-alvo quase que imediatamente e fazer os ajustes necessários com muita rapidez.
Como a resposta do cliente é dada na hora, prestar muita atenção ao comportamento do consumidor é a melhor maneira de medir os resultados da sua vitrine.
Um olho na vitrine, outro no cliente
A primeira dica prática para acompanhar o desempenho de uma vitrine de loja é registrar, sempre que possível, o número de pessoas que entraram na loja estimulados por algum produto ou oferta que viram exposto.
Se você perceber que ninguém está parando para olhar, trate logo de reformular o visual e repensar o espaço. Não importa se ela foi montada ontem. Não tenha “pena” de mudar uma exposição que não está funcionando!
Ao acompanhar de perto o poder de atração dessa ferramenta, você vai perceber algumas coisas bem interessantes no que se refere ao comportamento do consumidor.
Por exemplo, por mais bem-sucedida que uma vitrine tenha sido nos primeiros dias, ela acaba “perdendo o encanto” com o passar do tempo. O consumidor já não a percebe mais como novidade e, com isso, perde a vontade de conferir o interior da loja.
Por isso, a regra é ao menos trocar as peças a cada 15 dias. O cenário pode se manter por mais tempo, desde que a renovação nos itens expostos consiga manter o interesse do público e continue dando retorno para o seu negócio.
Confira nesse vídeo como montar uma vitrine que vai encantar seus clientes!
Como avaliar o retorno de uma vitrine de loja?
Além de registrar quantas pessoas entraram na loja estimuladas pela vitrine, há diversas outras maneiras de verificar se ela está realmente tendo o resultado esperado. Ou seja: conversão em vendas!
Depois de montar, faça um levantamento diário para acompanhar as vendas dos itens em exposição. Se estes produtos começaram a ter mais saída, é um bom indicador de que a sua vitrine está funcionando.
Do contrário, algo está errado. Verifique se não está cometendo erros na montagem da vitrine de loja, reformule a exposição e continue medindo o resultado para verificar se houve alguma evolução.
Este indicador é conhecido como Vendas de Vitrine (VV) e deve ser acompanhado sempre.
Mas, para medir o resultado de forma ainda mais precisa, é preciso ir além.
Não basta apenas conferir no sistema da loja como está a saída dos produtos expostos, já que nem sempre essas vendas acontecem por influência direta da vitrine.
Nesse total incluem-se clientes que compraram um item da vitrine, mas que chegaram à loja depois de ver um anúncio ou por indicação de amigos, por exemplo.
Diante disso, podemos concluir que a melhor maneira de medir o índice VV é conversando com o cliente!
Se o vendedor ouvir algum comentário do tipo “vi uma blusinha na vitrine e queria ver se tem no tamanho P”, ele deve comunicar isso à gerência. O gerente, por sua vez, vai fazer o registro em um controle específico.
Com o tempo, sua loja terá dados suficientes para medir o resultado da vitrine.
A tecnologia na análise da vitrine de loja
Mesmo ainda distantes do pequeno varejo brasileiro, as tecnologias que permitem medir o fluxo de clientes e o índice de conversão das vitrines já são uma realidade para muitas lojas.
Por meio de sensores posicionados na vitrine e na entrada, é possível medir com precisão quantas pessoas passam na frente da loja. Além disso, quantas param diante da vitrine e quantas entram no ambiente de vendas.
O lojista consegue cruzar estas informações por hora, por dia da semana ou por mês e obter indicadores muito úteis para aprimorar a gestão da loja.
Dividindo o número de pessoas que param diante da vitrine pela quantidade total de passantes, obtém-se um percentual de conversão. Ou seja: com que frequência ela chama a atenção do passante.
Outra métrica possível de calcular usando sensores de fluxo é a conversão de entrantes , ou seja, a relação entre o número de pessoas que parou para ver a vitrine e o número de pessoas que entraram na loja. Com isso, é possível medir se a vitrine consegue trazer o consumidor para dentro do ponto de venda.
Com esses dados em mãos o lojista pode calcular de forma bastante precisa o índice de conversão de vendas da vitrine. Para isso basta identificar entre as pessoas que entraram na loja atraídas pela vitrine, quantas compraram algo.
Não importa como, o importante é medir os resultados!
Mesmo sem ter acesso à tecnologia dos sensores de fluxo, sua loja pode criar seus próprios indicadores para medir a performance da vitrine. Conforme expliquei na primeira parte deste artigo, é possível monitorar esse desempenho mesmo manualmente .
Conte com a ajuda da equipe de vendas e do gerente para observar o comportamento das pessoas diante da sua vitrine.
Lembre-se de acompanhar as vendas dos itens em exposição e de conversar com os clientes para obter algum comentário sobre o motivo que os levou a entrar na loja.
Anote tudo e depois analise os resultados!
Se você quiser, também pode acrescentar algumas perguntas sobre a vitrine em uma pesquisa de satisfação do consumidor mais abrangente.
Mesmo sem a precisão de um sensor de presença, você verá que é possível medir o resultado de uma vitrine de forma simples e eficaz. Basta ter um método e se manter atento às reações do público.
Com o tempo você terá uma ideia do que funciona e do que não funciona com o seu público e poderá montar vitrines cada vez mais atraentes e vendedoras.
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