Todos os empreendedores compactuam de uma mesma preocupação: melhorar as vendas. Para isso, é preciso se diferenciar, e vender no crediário pode ser um dos seus aliados nisso.
Entretanto, não basta somente aplicar o crediário no seu negócio, é preciso saber estruturar a operação de crediário utilizando uma análise de crédito.
Aqui no Meu Crediário recebemos lojistas do Brasil inteiro que querem iniciar vendas no crediário, mas não sabem por onde começar. Por isso queremos ajudar por aqui.
Vamos lá? Acompanhe a leitura completa e faça as suas anotações!
4 DICAS PARA VENDER NO CREDIÁRIO
Vender no crediário sem ter conhecimento em análise de crédito é um desafio ainda maior para qualquer lojista do que apenas se preocupar com as vendas todos os dias. E, quando falamos de lojas pequenas, isso se torna ainda maior. Porém, a boa notícia é que esses desafios podem ser superados seguindo quatro mandamentos.
1. UTILIZE BIRÔS DE CRÉDITO:
Sempre que for fazer uma venda no crediário, busque informações no SPC, Serasa e Boa Vista Serviços. Isso mesmo, busque sempre fazer as suas pesquisas nesses três Birôs.
A concorrência entre essas três empresas fez com que as informações dos negativados fiquem um pouco em cada Banco de Dados, sendo assim, você pode consultar o CPF do cliente no Serasa e ele estar negativado no SPC. Então, é muito importante sempre olhar neste três, que são os principais.
Para entender tudo que você precisa saber sobre os birôs de crédito, confira esse vídeo no nosso canal do Youtube:
2. CRIE REGRAS PARA LIMITE DE CRÉDITO:
Saber o limite de crédito do cliente é também um grande desafio. A nossa principal dica aqui é para que você não se deixe levar pela empolgação de vender tudo de uma única vez. Opte por vender valores dentro do valor médio de vendas da loja e fuja de vendas de valores maiores, mesmo que o cliente já seja tradicional na sua loja.
3. PARCELAMENTO MENOR:
Se você é uma loja de pequeno porte, possivelmente tem dificuldades em ter um Capital de Giro alto para financiar o crediário. Se essa for sua realidade, opte por crediário com poucas parcelas: 1+1 ou 1+2 já está ótimo para começar. Assim, o dinheiro não demora para retornar e você já começa a criar sua carteira de clientes.
Saiba qual o segredo que redes de lojas de varejo usam para diminuir a inadimplência sem aumentar os gastos com cobrança. Acesse abaixo nosso e-book grátis!
4. CARNÊ DE CREDIÁRIO ASSINADO SEMPRE:
Preste atenção: sempre, sempre e sempre que alguém levar alguma mercadoria da sua loja, seja em amostra ou consignado, tenha um documento assinado que você possa utilizar para cobrar a dívida caso necessário.
Essa é uma forma de prezar pela sua segurança. Portanto, saiba desde o início que existem pessoas enroladas e que podem se aproveitar de um esquecimento seu para não lhe pagar.
DICA EXTRA PARA VENDER NO CREDIÁRIO
Contrate um sistema específico para fazer a análise de crédito no seu negócio. É mais barato, mais confiável e seguro para a sua loja. Por isso, ao buscar o auxílio de uma empresa focada em fazer esse tipo de análise, você evitará dores de cabeça futuras.
Além disso, empresas como o Meu Crediário, tem como objetivo aumentar a competitividade da sua loja, gerando resultados ainda melhores para o seu negócio.
Unindo todos esses pontos, a tendência é que a sua loja tenha cada vez mais vendas e mais segurança em operações de crediário. Além disso, a partir dessas técnicas, você pode atrair cada vez mais e mais clientes, obtendo o sucesso que você tanto deseja.
Esperamos ter te ajudado com o conteúdo. Um abraço, boas vendas e até a próxima!