Depois do pico de movimento gerado pelas vendas de Natal é hora da sua loja se preparar para entrar em “ritmo de férias de verão”.
Mas não pense que isso significa diminuir o ritmo das vendas .
Pelo contrário!
A ideia é justamente trabalhar para atrair o consumidor nos primeiros meses do ano, enquanto ele aproveita seus dias de lazer com a família.
Nesse período do ano é importante levar em conta que muita gente já está com parte da renda comprometida com o parcelamento dos presentes de Natal.
Portanto, sua loja precisa caprichar ainda mais nas ofertas e vantagens para atrair esse público.
Pensando nisso, reuni neste artigo algumas dicas que vão ajudar você a atrair a atenção do consumidor e aumentar o fluxo de clientes na sua loja durante as férias de verão.
7 dicas para vender mais durante as férias de verão
1. Aproveite o tempo disponível do cliente
Durante as férias as pessoas estão mais relaxadas e com tempo sobrando para ir às compras.
Sua equipe de vendas deve aproveitar esse período para manter o cliente mais tempo na loja e mostrar outras opções do mix de produtos.
Se na correria do dia-a-dia fica difícil conversar com cliente para apresentar melhor as qualidades do produto, no período de férias você conta com a vantagem de encontrar o cliente mais receptivo para conversar com o vendedor.
2. Promova queimas de estoque e ofertas especiais
Nos mercados mais influenciados pela indústria da moda, é fundamental usar os períodos de sazonalidade para promover queimas de estoque.
O objetivo é aumentar o giro de produtos e renovar as coleções para o ano que está começando.
Isso significa um corte radical nos preços, principalmente naqueles itens que venderam menos durante o ano.
Você deve ter em mente que o consumidor já espera pelas queimas de estoque nesse período.
Inclusive conheço muita gente aproveita justamente o tempo livre das férias para “bater perna” em busca de promoções no varejo.
Nessa hora, ter boas ofertas na vitrine faz com que o cliente entre e continue na loja para conhecer os seus produtos.
Oferecer preços baixos e condições especiais de pagamento, como a famosa “primeira parcela só depois do carnaval”, são ações quase obrigatórias para quem não quer ver a loja vazia durante as férias.
3. Invista nas vendas adicionais
Conforme mencionei no primeiro tópico, se você mantiver o cliente por mais tempo no ponto de venda aumentam as chances dele fazer uma compra por impulso, que não estava programada.
Nessa hora, seus vendedores devem estar prontos para oferecer produtos complementares e que vão agregar valor ao item principal.
Está estratégia é conhecida como venda adicional ou cross-merchandising.
4. Divulgue suas ofertas
Se você acha que, passando o Natal, seus investimentos em marketing e propaganda devem diminuir?
Pelo contrário!
É hora de investir ainda mais em comunicação para concorrer com outras atividades de lazer que o consumidor poderia estar fazendo ao invés de ir na sua sua loja durante as férias.
Aproveite para divulgar também as facilidades de pagamentos que a sua loja oferece, como o crediário próprio , por exemplo.
Assista esse vídeo e entenda como as redes sociais vão ser os melhores amigo da divulgação da sua operação!
5. Recupere antigos clientes
Se você tem um cadastro de clientes bem organizado, sabe exatamente quem não visita sua loja há muito tempo.
Que tal aproveitar as férias e fazer uma campanha para trazer esses clientes de volta?
Caso você tenha o e-mail ou o celular desses consumidores, retome o contato enviando ofertas exclusivas para que eles voltem a comprar com você.
O lojista que conta com sistemas mais avançados de controle de vendas pode até mesmo direcionar ofertas personalizadas baseadas no histórico de compras de cada cliente.
6. Pense nas crianças (e nos pais)!
Dependendo do seu ramo de atuação, é possível perceber claramente um aumento no número de pessoas que visitam a loja acompanhadas pelos filhos durante o período de férias.
Sua loja deve estar preparada para isso.
Que tal oferecer um “espaço kids” com atividades e entretenimento para os pequenos enquanto os pais e mães circulam pela loja?
Mesmo que seja uma instalação provisória, se for um ambiente bem pensado esse espaço pode agradar em cheio aqueles clientes que não tem com quem deixar as crianças para ir às compras.
7. Ofereça brindes relacionados às férias
Oferecer brindes nos meses de férias é outra excelente estratégia para atrair mais clientes.
Contudo, é preciso que o brinde seja algo realmente útil e traga algum tipo de satisfação ao cliente.
Durante as férias de verão, o ideal é oferecer brindes que tenham a ver com essa época do ano e com o perfil do seu público.
Para os mais esportistas, mochilas, squeezes, bonés e braçadeiras são ótimas opções.
Para quem busca descansar, chinelos, guarda-sol, toalhas e óculos escuros.
Gostou de saber mais sobre isso? Entre em contato com nossa equipe de especialistas e descubra como o Meu Crediário pode transformar os seus negócios.
E não deixe de conferir nosso blog e redes sociais. Neles, compartilhamos dicas e insights valiosos para ajudar você a impulsionar suas vendas e se destacar no mercado.
Um abraço e boas vendas!