Se você atua no comércio, sabe muito bem que o período das vendas de Natal é o que mais gera lucro e movimento durante o ano.
Nessa época, com as lojas cheias e o décimo-terceiro no bolso do consumidor, fica até fácil bater metas de vendas.
E depois que o Natal passar?
Você já pensou no que fazer para manter suas vendas em alta?
Que tal utilizar as informações geradas pelo crediário da loja para organizar uma grande promoção pós-Natal?
Com este artigo, quero mostrar a você como fazer uma liquidação de queima de estoque muito mais eficiente após o Natal.
Usando o crediário, você pode fazer ofertas direcionadas para atrair e reter bons clientes nesse período.
E, logo de cara, vou te dar a dica mais importante:
Saiba quando e para quem dar descontos
Você não precisa necessariamente passar o ano novo para começar as promoções de queima de estoque na sua loja.
Aproveite o dia 25 para “virar a chave” da loja e comece imediatamente a trabalhar na sua promoção de pós-Natal.
Mas, seja qual for a data escolhida, capriche nas ofertas para atrair os consumidores que estão em busca de descontos nessa época do ano.
Mas atenção:
Eles podem ter perfis diferentes!
E você deve adaptar sua abordagem de acordo com esse perfil.
A promoção certa para o cliente certo
Em primeiro lugar, há aquele consumidor que já deseja o produto, mas por algum motivo não conseguiu comprá-lo antes do Natal.
Se a sua loja oferecer um preço menor por aquele item que ele já vinha “namorando” há algum tempo, são grandes as chances dele decidir pela compra.
Mas, para convencê-lo de vez, não limite a promoção apenas para as vendas à vista.
Ofereça o mesmo desconto no crediário e ele sairá da sua loja certo de que aproveitou uma oportunidade única!
Existe também aquele cliente que fez as compras de Natal na sua loja, parcelou tudo no crediário , só que optou por pagar os boletos no banco ou em uma casa lotérica.
Para trazê-lo de volta à loja nos próximos meses, ofereça algum benefício sempre que ele vier até o ponto de venda pagar o carnê.
Lembre-se que, ao trazer o cliente para a loja, você gera novas oportunidades de venda.
Quer um exemplo?
Experimente conceder 10% de desconto na segunda compra com pagamento no carnê.
É uma prática muito comum e que agrada bastante os clientes!
Recomendo usar essas estratégias de forma permanente na sua loja.
Caso você não queira fazer isso, ofereça o desconto nos primeiros meses do ano ou apenas para quem comprou no crediário em dezembro, por exemplo.
Divulgue bem sua promoção pós-Natal
Você não precisa esperar o cliente entrar na loja para que ele saiba que você está fazendo um saldão de fim de ano.
Se a sua loja quiser fazer uma promoção de sucesso, é preciso garantir que o maior número possível de pessoas saibam a respeito.
Afinal, a principal função de uma promoção é atrair público para o seu negócio!
Para isso, use todos os recursos de marketing e comunicação que você tiver disponível para divulgar essas ações.
Exponha as ofertas de forma diferenciada e use a vitrine para promover as vendas no crediário.
Mande e-mails para sua base de clientes, publique nas redes sociais, faça ligações individuais, envie mensagens por SMS ou WhatsApp.
Use todos os recursos disponíveis para divulgar sua liquidação (e o seu crediário) no período pós-Natal.
Faça promoções direcionadas usando dados do cadastro
Vamos ser sinceros. Saldão de fim de ano é algo que todo mundo faz.
Afinal, é uma estratégia que que realmente dá resultado e ajuda a girar o estoque.
Mas organizar uma promoção não pode ser sua única estratégia para alavancar as vendas pós-Natal.
Aproveite os recursos da tecnologia para segmentar suas ações de marketing de relacionamento, trabalhando ofertas específicas para diferentes perfis de consumidor.
Tudo com um único objetivo: fazê-los visitar a sua loja!
Nesse caso, se o seu negócio utiliza um sistema de gestão de crediário, você tem em mãos a ferramenta ideal para isso.
Com as informações disponíveis no cadastro, é possível avaliar o histórico de compra dos clientes e mandar ofertas direcionadas apenas para quem se encaixa em determinado perfil de consumo.
É possível, por exemplo, identificar quem está pagando as prestações em dia ou mesmo quem não costuma pagar o carnê na loja.
Ou então saber quem gosta de comprar tênis e quem prefere sapatos sociais, por exemplo.
Com estas informações sua loja pode direcionar a oferta de produtos que interessam diretamente essas pessoas , buscando formas mais eficientes de se comunicar com cada uma delas.
Algumas ideias de promoções direcionadas pós-Natal:
- Identifique aqueles clientes que mais compraram durante o ano e os convide a fazer uma visita a loja em janeiro para retirar um cupom de desconto. Deixe claro que é uma oferta exclusiva. Faça com que se sintam especiais!
- Premie os clientes que nunca atrasaram uma parcela do crediário com juros menores e prazos maiores para novas compras feitas no início do ano.
- Descubra quais clientes compraram no crediário em janeiro e fevereiro do ano anterior e envie uma mensagem oferecendo algum desconto ou divulgando uma promoção que os faça ter vontade de visitar a loja novamente.
Mantenha o foco nos bons pagadores
Use a criatividade para criar criar ofertas customizadas e incrementar sua liquidação pós-Natal.
Contudo, não importa qual a sua oferta, procure direcioná-la para aqueles clientes que mais rentabilizam o seu crediário.
E quem são eles?
São aqueles clientes com melhor histórico de compra e bons antecedentes relacionados ao pagamento.
Você sabe tanto quanto eu que a maioria dos consumidores brasileiros já começa o ano endividada .
Portanto, não é uma boa estratégia atirar para todos os lados na hora de divulgar uma promoção.
Capriche nos descontos da promoção pós-Natal mas tome cuidado para não ter ofertas “tentadoras demais”.
O que eu quero dizer com isso?
Que você deve evitar atrair pessoas que não controlam bem seus impulsos de consumo e acabam gerando inadimplência.
Do contrário, você deve aproveitar para reforçar o relacionamento com seus clientes mais fiéis e estimular os bons pagadores a retornarem à loja.
Aqui na Meu Crediário, nós sugerimos aos lojistas direcionarem suas melhores ofertas para clientes com baixo perfil de risco e que já tenham um limite pré-aprovado.
Dessa forma, ao atrelar a promoção pós-Natal às vendas no crediário, você conseguirá gerar não apenas movimento, mas público qualificado e melhores vendas para o seu negócio.
É ou não é uma boa ideia?
Boa festas e um ano novo de muitas vendas para todos!