Natal

10 dicas para ganhar mais vendendo no crediário neste Natal

A chegada de dezembro e o aumento no fluxo de clientes circulando no comércio criam o ambiente perfeito para impulsionar o crediário no embalo das vendas de Natal.

É preciso aproveitar o fato de que o consumidor já usou usou parte do 13º para pagar suas dívidas e agora está nas ruas em busca de presentes.

Existe melhor hora para sua loja oferecer a opção de comprar no crediário ?

Até mesmo quem está pensando em implantar esta modalidade de pagamento na loja deveria aproveitar está época para começar a vender no crediário.

Não há problema algum em apresentar o crediário para seus clientes no período das vendas de Natal.

Basta contar desde o início com um sistema de gestão automatizado.

Dessa forma, você terá critérios bem definidos para identificar maus pagadores e selecionar apenas bons clientes para vender no carnê.

Neste artigo vou falar sobre alguns cuidados que você deve tomar para que as vendas no crediário neste Natal não se transformem em dívidas para cobrar no próximo ano.

Confira a seguir!

10 dicas para ganhar mais com o crediário no Natal

1. Faça uma boa análise de crédito

Primeiramente, seja qual for a época do ano, esta é a regra mais importante a ser seguida se você deseja obter sucesso vendendo no crediário próprio.

Todas as vezes que for fazer uma venda no carnê, analise bem as condições financeiras do cliente. Além disso, verifique se ele realmente tem capacidade de pagar a dívida que será assumida.

No mercado varejista, uma boa análise precisa ser feita no momento da compra .

Por isso é fundamental que a aprovação do crédito não demore muito , especialmente nos momentos em que você está com a loja cheia.  

2. Tenha um bom cadastro de clientes

Em segundo lugar, sempre que for abrir crediário para um novo cliente, crie uma ficha completa com seus dados no cadastro da loja.

Entre as informações indispensáveis para fazer uma análise segura estão nome completo, idade, renda, telefone e endereço.

Mantenha esses dados sempre atualizados, de preferência usando um software especializado , pois eles também serão úteis caso você precise entrar em contato mais tarde para fazer alguma ação de cobrança.

3. Faça promoções exclusivas no carnê

Para incentivar o uso do crediário ofereça promoções exclusivas apenas para quem comprar no carnê da loja .

Esse tipo de oferta pode fazer com que o cliente pense duas vezes antes de usar o cartão de crédito, por exemplo.

Além disso, para aquecer o movimento no início do ano, que tal oferecer um desconto especial para quem voltar a comprar no crediário nas semanas seguintes ao Natal?

Na dúvida se vale a pena fazer uma promoção no seu crediário? Confira esse vídeo!

4. Saiba quando não vender no crediário

Tão importante quanto identificar um bom pagador é saber para quem não se deve vender a prazo em hipótese alguma.

Ao receber o resultado da análise de crédito, se você verificar que o cliente tem um perfil de alto risco, deve evitar a todo custo fazer a venda no crediário.

Nesse caso, você deve sempre justificar ao cliente o motivo da negativa

Não abra exceções! Isto é, prefira manter a mercadoria para oferecer a outro cliente com mais disponibilidade de pagamento.

5. Trabalhe com uma entrada no ato da compra

Quando você não tem muita segurança se deve ou não vender para determinado cliente, é aconselhável pedir um valor de entrada para minimizar possíveis perdas com a inadimplência.

Sem o apoio da tecnologia, ao vender para clientes novos recomendo pedir pelo menos 50% do valor na hora da compra.

Mas caso você tenha um bom sistema de análise de crédito , é possível vender sem entrada até para um cliente que nunca tenha comprado na sua loja.

6. Consulte os órgãos de proteção ao crédito

Além disso, nunca deixe de consultar o cadastro de inadimplentes de órgãos como SPC Brasil, Serasa ou SCPC quando for aprovar uma venda no crediário.

O valor de uma consulta nestes serviços é relativamente baixo em comparação ao benefício que eles oferecem ao seu negócio.

Com a facilidade de acessar estas informações, não vale a pena correr riscos nem mesmo com clientes mais antigos .

Hoje em dia já é possível fazer a consulta automaticamente , sem precisar sair do seu sistema de gestão de crediário.

7. Tome muito cuidado ao aceitar cheques

Mesmo vendendo no crediário, você até pode abrir a possibilidade do cliente pagar suas compras com cheque .

Mas previna-se: dê preferência ao cheque pessoal do cliente, evitando receber cheques de terceiros ou cheques de outras praças.

Outra prática que deve ser evitada é o uso do cheque pré-datado .

Afinal, o crediário oferece muito mais vantagens tanto para o cliente quanto para o lojista!

8. Verifique com atenção a identidade do cliente

Uma das principais recomendações para evitar ser vítima de golpes no crediário é solicitar a todo os clientes que apresentem um documento de identificação com foto .

Com o documento em mãos, você poderá comparar as assinaturas e certificar-se se aquela pessoa que está prestes a assumir um financiamento com a sua loja é realmente quem diz ser.

9. Tenha regras bem claras e visíveis na loja

Toda venda no crediário é uma transação de confiança entre sua loja e o consumidor: você divide a compra em prestações mediante o compromisso de pagamento mensal em uma data estipulada.

Por isso mesmo, as regras do seu crediário devem estar bem explicadas em um lugar bem visível no ponto de venda.

Em um cartaz bem impresso, informe em detalhes como funciona a liberação de crédito na sua loja.

10. Busque ajuda na tecnologia

Estude as ferramentas disponíveis no mercado que possam auxiliar você a planejar e administrar seu crediário próprio.

Hoje em dia há aplicativos feitos especialmente para lojas que vendem no carnê, capazes de otimizar o cadastro do cliente, a análise de crédito e até mesmo a cobrança de devedores.

Você só precisa escolher o sistema de crediário mais adequado para o seu perfil de negócio.

Bem… chegamos ao fim da nossa lista!

Espero que as dicas que compartilhei ajudem você a tirar o máximo de proveito do crediário próprio no período das vendas de Natal.

Não esqueça:

O crediário deve ser oferecido com responsabilidade para não prejudicar o fluxo de caixa do seu negócio.

Trate de se planejar bem e utilizar as ferramentas corretas para ter uma operação segura e lucrativa!

Um grande abraço, boas festas e boas vendas!

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