cheque pré-datado

Crediário ou cheque pré-datado: o que é melhor para sua loja?

Hoje em dia, mesmo com a forte presença dos cartões no varejo, a opção de trabalhar com crediário ou cheque pré-datado ainda se mostra atrativa para muitos lojistas.

Afinal, uma boa parte dos consumidores prefere reservar o cartão para outras despesas. Ou então, não costuma utilizar esse recurso por receio de “se perder nas contas” e pagar juros em excesso.

Na comparação com o cartão, o pagamento via crediário ou cheque pré-datado apresenta uma série de vantagens que podem ajudá-lo ampliar o público da sua loja.

O principal atrativo, tanto do pré-datado quanto do carnê, é a possibilidade de fazer longos parcelamentos com juros bem inferiores ao mercado de cartões ou até mesmo sem juros.

Outra vantagem desses meios com relação ao cartão é a flexibilidade para a cobrança da primeira parcela. Dependendo do acordo com a loja, o cliente pode combinar uma carência de um ou dois meses para começar a pagar.

Mas é claro que há diferenças entre essas duas formas de pagamento. Neste artigo, falarei mais sobre elas e apresentarei alguns questionamentos para que você possa avaliar que modalidade oferece mais segurança para suas vendas a prazo: crediário ou cheque pré-datado?

Como funciona o cheque pré-datado

Se o seu cliente tem acesso a uma conta bancária, você pode aceitar o pagamento a prazo por meio de uma série de cheques com datas posteriores à efetivação da venda.

No momento da compra, depois de acertar as condições de parcelamento com a loja, o cliente deve deixar todas as folhas já preenchidas e datadas. Essas informações devem ser de acordo com o vencimento de cada prestação.

Mas atenção: apesar dos cheques serem entregues à loja todos de uma vez, eles devem ser depositados somente nas datas combinadas, escritas em cada folha.

Se houver dinheiro na conta, o banco não vai impedi-lo de descontar um cheque antes da data marcada. Mas é seu dever respeitar o acordo feito com o cliente!

Até porque, se o cheque for descontado antes do prazo, a sua loja pode ser acionada judicialmente. Desde 2009, a justiça considera dano moral o depósito de um cheque pré-datado antes da data combinada, principalmente se isso contribuiu para deixar o cliente com o “nome sujo” no comércio.

De acordo com um levantamento realizado em 2017 pelo SPC Brasil, cerca de 8% dos brasileiros ainda usam o cheque pré-datado. Entre seus usuários, o pré-datado é utilizado em média nove vezes por ano, e os produtos mais adquiridos são alimentos em supermercados (34%), materiais de construção (20%) e móveis (18%).

Dicas para vender com cheque pré-datado

Garantia de recebimento

O recebimento de um cheque pré-datado deve ser cercado de cuidados especiais quanto à identificação exata de quem o emite, de modo a evitar golpes e falsificações.

Custo financeiro

O cliente que usa o pré-datado está se dispondo a pagar um pouco mais, na forma de juros, pela possibilidade de adquirir um bem ou serviço a prazo. Nesse caso, sua loja pode precificar os produtos já embutindo esses juros (com desconto para quem compra à vista) ou então adicionar a taxa de juros quando a negociação evoluir para a compra com pré-datado.

Controle

Para o lojista que trabalha com cheque pré-datado, a grande preocupação é se organizar para conseguir apresentar todos os cheques ao banco nas datas corretas. Além disso, há ainda a preocupação com a inadimplência e os temidos cheques sem fundos.

Assista esse vídeo sobre o método mais confiável de vender no crediário e veja outras dicas exclusivas da equipe do Meu Crediário lá no nosso canal do Youtube:

Como funciona o crediário no Brasil

O tradicional “carnezinho” é uma modalidade de pagamento tradicional e até hoje muito popular no comércio brasileiro. Consiste em conceder crédito para o cliente adquirir produtos na loja mediante pagamento parcelado, utilizando para isso recursos próprios ou de terceiros.

De acordo com a pesquisa do SPC Brasil, 26% dos brasileiros têm o costume de fazer compras no crediário, em especial mulheres (31%) e moradores de cidades do interior (29%). Em média, cada entrevistado possui de uma a duas compras atualmente realizadas no crediário.

Muito utilizado principalmente em lojas de roupas, calçados e ótica, trata-se de uma das formas mais democráticas de acesso ao crédito. Inclusive, uma das principais diferenças do carnê em relação ao cheque é o fato de que não é necessário ter conta bancária para abrir um crediário.

Esse fato apenas já mostra toda a importância do crediário para a economia brasileira. Com ele, torna-se possível viabilizar o consumo de diversos produtos por pessoas que não teriam como comprá-los de outra maneira.

E mais: os varejistas conseguem gerar novas oportunidades de venda e ampliar consideravelmente o público de suas lojas. Tudo porque o crediário permite vender a prazo para uma grande parcela da população que hoje se encontra “desbancarizada”.

Crediário próprio, financiado ou garantido

Você pode optar por trabalhar com crediário próprio, financiado ou garantido por terceiros.

Não importa a forma de financiamento escolhida , o que realmente vai fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso é a política de crédito da sua loja. Ou seja: os critérios utilizados para definir as condições de financiamento de acordo com a capacidade de pagamento dos clientes.

Nesse caso, recomendo fortemente contar com um sistema especializado em gestão de crediário. Uma ferramenta capaz de fazer a análise de crédito de forma automatizada , combinando informações dos serviços de proteção ao crédito com dados cadastrais e estatísticos para garantir o menor risco para cada venda feita no carnê.

Para finalizar, gostaria de destacar uma outra diferença na comparação com o cheque pré-datado. Algo que, na minha opinião, é um dos trunfos do crediário: a capacidade de gerar retenção e fidelização do cliente !

O simples fato da pessoa ter que retornar à loja todos os meses para pagar o carnê dá ao lojista a chance de estreitar o relacionamento com ela e gerar vendas adicionais.

Dicas para vender no crediário

Garantia de recebimento

Para evitar a inadimplência, é preciso contar com informações de órgãos especializados em segurança de crédito e ter uma política de concessão bem estruturada para avaliar os riscos de cada venda.

Custo financeiro

Se você pretende utilizar recursos próprios para o crediário, tenha consciência que os custos serão maiores de acordo com o prazo de financiamento escolhido.

Controle

Até pouco tempo atrás, para ter o controle adequado dos pagamentos no crediário era preciso ter uma estrutura específica na loja, tanto para a concessão do crédito como para cobrança e recebimento. Isso pode sobrecarregar os custos fixos do negócio. Atualmente, com o auxílio de ferramentas como o Meu Crediário, é possível automatizar boa parte dessas funções e baratear consideravelmente os custos de administrar um crediário.

Mas afinal, devo trabalhar com crediário ou cheque pré-datado?

Diante de tudo que apresentei neste artigo, acredito que você já tenha uma boa noção do que pode ser mais vantajoso para a sua loja. Afinal, ninguém melhor do que você para conhecer seu público e saber que tipo de pagamento ele está procurando.

Ambas são formas tradicionais e consagradas de pagamento entre os consumidores brasileiros. Contudo, apenas uma delas parece não ter parado no tempo.

O modelo de recebimento via pré-datado não mudou muito nas últimas décadas. É um tal de grampear e separar folhas de cheque, na tentativa de deixar tudo organizado e não se atrapalhar nas datas! Isso quando o lojista não se incomoda com golpes, cheques sem fundos e falsidade ideológica…

Em compensação, o crediário deu um salto qualitativo. Aquilo que começou com a caderneta de fiado e os tradicionais arquivos de fichinhas hoje pode ser todo controlado em um ambiente virtual e com informações que antes eram inacessíveis para lojistas de menor porte.

Utilizando recursos estatísticos e algoritmos de inteligência artificial, a qualidade da análise de crédito evoluiu enormemente e hoje é possível ajustar de maneira automática o número máximo de parcelas e o limite de valor de acordo com cada perfil de cliente.

Um sistema como o Meu Crediário possibilita ao lojista ter acesso não apenas a uma análise mais segura, mas também otimiza outras etapas essenciais para o bom funcionamento do crediário, como o cadastro de clientes e a cobrança.  

Portanto, se você não quer ficar parado no tempo, conheça o nosso sistema e invista na profissionalização definitiva do seu crediário!

Conheça o sistema Meu Crediário e veja como podemos ajudar sua loja de varejo a vender mais.

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