A crise econômica no país tem afetado o desempenho do comércio varejista, fazendo muitas empresas pararem para rever seus investimentos e estratégias de mercado.
Como consequência, os lojistas e os grandes centros comerciais já sentem o forte impacto do freio puxado pelos clientes e a decorrente queda das vendas.
O que fazer? Quais medidas tomar a fim de driblar um cenário que é tão incerto? Como atrair clientes para a loja? Como facilitar a compra e o pagamento?
Eis que o crediário próprio tem sido usado como uma forma criativa para os lojistas não perderem uma única venda e ainda manter o cliente fiel.
Ainda que o país passe por uma turbulência econômica, esse método de pagamento pode contribuir para que o seu negócio cresça e se consolide.
Veja abaixo 4 motivos para você usar o crediário próprio e crescer diante da dificuldade!
Consumidor quer evitar comprar com cartão de crédito
Os juros dos cartões de crédito assustaram boa parte dos consumidores que utilizavam esse recurso para fazer compras.
Devido à alta desses juros, eles estão fugindo deste tipo de endividamento, o que tem prejudicado as vendas no comércio.
Já que o consumidor tem evitado esse meio de pagamento, a alternativa mais cabível é oferecer a ele o crediário próprio e todas as vantagens atreladas a ele.
Uma dessas vantagens diz respeito justamente o valor dos juros. Como ele é definido pela própria loja, fica bem abaixo do que o consumidor está costumado a encontrar ao usar cartão de crédito ou o cheque especial.
Com problemas para definir os juros ideias para a sua operação? Entenda como fazer isso nesse vídeo!
Sua loja tem acesso ao histórico de compras do cliente
Para abrir um crediário próprio, você precisará reunir dados essenciais do cliente, reuni-los em um cadastro e realizar uma análise de crédito.
Assim, você terá acesso ao histórico de compras dos clientes. Isso inclui os produtos que eles costumam adquirir, em quais lojas estão inadimplentes, em quais locais costumam comprar. Isto é, Informações valiosas para que você possa definir que condições de pagamento oferecer ao consumidor (o processo é mais seguro se utilizar Credit Score).
O marketing também se beneficia desse cadastro, pois a loja pode personalizar os serviços para cada tipo e grupo de clientes atendendo às suas necessidades de maneira única e assertiva.
O cliente sai satisfeito
A facilidade de parcelar as compras é o ponto-chave para manter o cliente sempre fiel ao seu negócio.
Por isso é que o crediário próprio pode driblar a crise no comércio, pois é justamente essa vantagem de poder comprar mesmo sem dispor do valor integralmente no momento, que fará com que a necessidade do consumidor e o desejo pela compra sejam supridos satisfatoriamente.
Menor Inadimplência
Como a inadimplência é um dos maiores inibidores de vendas, o uso do crediário próprio em sua loja pode diminuir esse risco já que o relacionamento com o cliente fica mais estreito, pessoal.
Para a cobrança, você pode adotar soluções criativas, como: lembrar o cliente do pagamento via mensagem de texto para o celular ou e-mail, parabenizá-lo por ter pago o boleto e até conceder um desconto simbólico, caso ele o antecipe.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto?
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Um abraço e boas vendas!