Qual a diferença entre SPC e Serasa

Você sabe a diferença entre SPC e Serasa? Sabe o que é SCPC? Muitos lojistas acreditam que todas as siglas se referem a uma coisa só, mas na verdade são três instituições diferentes.

Todas elas estão ligadas às atividades de monitoramento de crédito e têm os dados de negativados do país, mas funcionam de maneira independente. 

A confusão é justificável.

Até alguns anos atrás, todas as FCDLs e CDLs brasileiras se concentravam no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

No entanto, os bancos de dados foram separados, dando origem ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Isso quer dizer que hoje você pode estar negativado em uma das empresas e estar limpo em outra.

Junto com o SCPC e o SPC , a Serasa Experian também registra informações pessoais (nome, CPF, endereço e outros dados) daqueles que têm dívidas atrasadas e cheques protestados ou roubados, por exemplo.

As três têm algumas diferenças, mas na prática funcionam com o mesmo objetivo. Esse objetivo é dar às lojas e aos bancos as informações necessárias para garantir a segurança em transações como vendas a prazo, financiamentos ou empréstimos.

Como funciona?

Se o seu cliente deixou de pagar uma dívida, você pode mandar essa informação para o SPC Brasil  ou para a  Serasa.

Dessa forma, qualquer outra empresa que contrate os serviços dessas instituições e consulte o nome desse cliente verá a informação sobre a inadimplência.

No entanto, se a dívida não for quitada, a pessoa fica com o “nome sujo” por até cinco anos, contando da data da compra – depois disso as empresas são obrigadas a tirar a informação do cadastro.

Assista esse vídeo e veja as dicas exclusivas da equipe do Meu Crediário e entenda qual a diferença entre SPC e Serasa no nosso canal do Youtube!

Qual a diferença entre SPC e Serasa?

Veja abaixo o que e SCPC e qual a principal diferença entre SPC e Serasa:

A principal diferença entre SPC e Serasa é que a primeira recebe a maior parte das informações sobre consumidores que devem no comércio, enquanto a segunda tem mais acesso para consultas sobre dívidas em instituições bancárias.

Ainda assim, a informação de quem está negativado em uma delas costuma ir também para o banco de dados da outra empresa.

Preparamos a seguir um breve histórico sobre cada uma das três empresas:

  • Serasa  – nasce 1968 em uma parceria entre a Federação Brasileira das Associações de Bancos (FEBRABAN) e a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (ASSOBESP) e atualmente pertence à empresa irlandesa Experian. Quando alguém deixa de pagar uma dívida, a empresa é avisada e a pessoa recebe uma carta informando-a sobre a negativação, tendo então um prazo de 10 dias para resolver a situação. Qualquer pessoa pode consultar o seu CPF de graça nas agências da Serasa Experian .
  • SPC – O SPC Brasil, com contato direto no CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas – da cidade, e, assim como a Serasa, vende aos lojistas a relação de pessoas físicas e jurídicas que estão negativadas.
  • SCPC – o Serviço Central de Proteção ao Crédito  faz parte da administração do Boa Vista Serviços.
Saiba qual o segredo que redes de lojas de varejo usam para diminuir a inadimplência sem aumentar os gastos com cobrança. Acesse abaixo nosso e-book grátis!

Como saber qual base de dados consultar?

Como dissemos, é possível que algumas informações constem na base de dados de uma empresa e não constem na de outra. No entanto, são poucos casos em que isso acontece, já que as três promovem um grande intercâmbio de informações.

Também pode acontecer das datas de inscrição da dívida serem diferentes na Serasa e no SPC ou SCPC, mas isso pode (e deve) ser corrigido, já que um mesmo débito não pode ter sido contraído em datas diferentes.

A data de inscrição deve sempre corresponder à data de vencimento do pagamento.

Normalmente, uma cidade ou região possui uma dessas empresas como principal banco de dados. É importante conversar com outros lojistas, CDL local e Associação Comercial para saber qual o melhor órgão de proteção ao crédito que você deve utilizar.

Dependendo do valor da venda, recomendo que você consulte todos os órgãos de proteção ao crédito.

O sistema Meu Crediário consulta de maneira inteligente e rápida esses órgãos de proteção ao crédito.

É uma ótima saída se você tiver dúvidas sobre como descobrir se seu cliente está negativado. Quer implantar o Meu Crediário? Clique Aqui!

Veja o que podemos fazer por suas vendas!

Respostas de 8

  1. Eu consultei os três e há diferença : no SERASA indica dívidas com empresas que não fiz compras . Os outros dois dizem que não tenho dívida . O que faço ?

    1. Olá Ana Paula, tudo certo? 😊

      Primeiramente, a negativação constar apenas em um birô de crédito (nesse caso o Serasa) é o normal. Por padrão, as lojas negativam cada cliente em apenas um desses órgãos e, assim, caso você veja através dos outros, seu nome vai “estar limpo”.

      Sobre você considerar sua negativação como indevida, indicamos que você busque entender junto a empresa que a fez exatamente sobre o que se trata. Assim, você vai conseguir tomar a melhor medida para normalizar a situação do seu CPF e reverter essa negativação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos completos sobre gestão de crediário, análise de crédito e mais.

Form Submission
Ao enviar meus dados, eu concordo em receber comunicações conforme a política de privacidade.

Siga o Meu Crediário nas redes sociais

Você vai se interessar também

como fidelizar clientes

Como fidelizar clientes na minha loja?

Fidelizar clientes é um dos grandes desafios e, ao mesmo tempo, uma das maiores oportunidades para donos de lojas que desejam prosperar a longo prazo.