menores de 18 anos

Vender no crediário para menores de 18 anos é uma boa ideia?

Se você tem uma loja e trabalha com produtos voltados para o público jovem, com certeza já deve ter passado pela “saia justa” de ter que aprovar uma venda no crediário para menores de 18 anos.

O que fazer nessa hora?

Legalmente, você pode abrir crediário para um menor de idade desde que ele tenha 16 anos completos e a assistência dos pais ou responsáveis no momento da assinatura do contrato.

Mas, mesmo que o jovem apresente todos os documentos necessários para a liberação de crédito (até mesmo um comprovante de rendimentos), você deve ter em mente que ele não é totalmente responsável pelos seus atos.

Você precisa estar ciente de que está tratando com um indivíduo considerado “relativamente incapaz” perante a lei.

O que isso quer dizer?

O que diz o código civil

No nosso código civil, as pessoas classificam-se em absolutamente incapazes, relativamente incapazes e absolutamente capazes.

Um indivíduo absolutamente incapaz ainda não tem o desenvolvimento mental completo. Seus direitos e deveres são exercidos por terceiros indicados por lei (pais) ou mesmo pela justiça (tutor ou curador).

O principal fator que define a capacidade de uma pessoa é a idade, salvo em casos de incapacidade mental decorrentes de alguma condição clínica.

De acordo com a lei brasileira, antes dos 16 anos a pessoa é  incapaz de exercer qualquer ato civil, incluindo contratos, testamentos, obrigações, entre outros.

Antes da maioridade, entre os 16 e os 18 anos, o indivíduo é relativamente incapaz . Esta condição se refere a pessoas que ainda não tem o desenvolvimento mental completo, portanto devem ser assistidas em seus atos da vida civil.

Ou seja: suas decisões ocorreram sob fiscalização por responsáveis legais, que devem assinar junto qualquer documento ou contrato.

Se uma pessoa nessa faixa etária quiser abrir uma conta-corrente ou assinar contrato com uma faculdade, por exemplo, poderá fazê-lo desde que o responsável assine conjuntamente.

O mesmo cuidado você deve ter ao abrir crediário para menores de 18 anos!

Veja a seguir:

Como vender no crediário para menores

Como expliquei acima, não se pode firmar um compromisso civil com pessoas menores de 16 anos. Mas é possível abrir crediário para jovens acima dessa idade e que ainda não atingiram a maioridade civil, desde que se tome algumas precauções.

Afinal, ao fazer uma compra no crediário, o cliente está assumindo um compromisso financeiro com a loja e ele (ou seu responsável legal) deverá arcar com as consequências decorrentes de uma possível inadimplência.

Por isso, sempre que for abrir um crediário para menores de idade você deve exigir que a assinatura do contrato conte com a presença do responsável.

Ou então, em casos raros, o cliente pode apresentar um documento de emancipação , uma autorização judicial na qual os pais declaram que a pessoa pode responder pelos seus atos antes de atingir a maioridade legal.

Contudo, mesmo que seja legalmente possível, vender no crediário para menores de 18 anos não é uma prática recomendada para o lojista.

Por que você deve evitar esse tipo de venda?

A resposta é simples:

Por que os órgãos de proteção ao crédito não permitem negativar menores de idade!

Nesse caso, o registro deve ser feito em nome dos pais ou responsáveis legais.

A negativação só é permitida em se tratando de um menor emancipado, o que é uma condição pouco comum.

E tem mais:

Mesmo que o cliente atrase o pagamento de uma parcela após completar 18 anos, ele não poderá ser passar pela negativação se a venda foi de antes desta data!

Com dúvidas sobre como negativar seus clientes? Confira nesse vídeo algumas dicas que vão te ajudar!

Faça um contrato de venda para terceiros

Para os lojistas usuários do sistema Meu Crediário, orientamos que a venda para menores de idade não tenha bloqueio imediato. O sistema apenas orienta o crediarista, apresentando a mensagem “cliente menor de idade”.

Nestes casos, a análise de crédito sempre vai classificar este cliente como perfil “F”, ou seja, uma exceção que está sujeita à política de crédito da loja.

Portanto, o ideal é que o menor compre no cadastro do pai ou responsável utilizando um documento para autorizar a venda para terceiros no crediário.

Na hora de emitir o carnê, você deve solicitar a presença do responsável para que assine o documento tornando-o válido para cobrança.

Dessa forma, sua loja estará se resguardando judicialmente e garantindo que um maior de idade seja responsável pela dívida no caso de inadimplência.

Ainda tem dúvidas sobre como vender no crediário para menores de 18 anos? Entre em contato conosco pelos comentários. Ficaremos felizes em responder às suas perguntas!

Conheça o sistema Meu Crediário e veja como podemos ajudar sua loja de varejo a vender mais.

Respostas de 2

    1. Olá Natanael, tudo certo? 😊

      Nós somos especialistas em análise de crédito, isto é, conseguimos te entregar as melhores condições para vendas a prazo, como qual o valor e parcelamento ideal para cada cliente.

      Além disso, temos as ferramentas que vão te ajudar a gerir seu crediário, do momento de venda até quando for preciso cobrar e analisar resultados.

      Caso você queira saber mais, pode preencher o formulário do final desta página:

      https://www.meucrediario.com.br/fale-com-um-consultor-geral/?utm_source=blog&utm_medium=organic&utm_campaign=post_blog_conversao

      Que em breve a nossa equipe comercial vai entrar em contato com você.

      Boa semana e ótimas vendas! 💚

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos completos sobre gestão de crediário, análise de crédito e mais.

Form Submission
Ao enviar meus dados, eu concordo em receber comunicações conforme a política de privacidade.

Siga o Meu Crediário nas redes sociais

Você vai se interessar também

como fidelizar clientes

Como fidelizar clientes na minha loja?

Fidelizar clientes é um dos grandes desafios e, ao mesmo tempo, uma das maiores oportunidades para donos de lojas que desejam prosperar a longo prazo.